📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Diogo Santos

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Chegou tarde. Até aos 26 anos, teve de ir espreitando oportunidades para se puder afirmar. Foi ganhando bagagem e finalmente encontrou um lugar. Em Arouca, cumpriu, finalmente, mais de 30 jogos numa época. Seguiu-se um regressou a casa (Oliveirense) bem conseguido, que lhe valeu um ingresso para a Roménia, onde atuou durante duas temporadas, mas onde nunca conseguiu ser verdadeiramente feliz.

Voltou a Portugal. Famalicão, na época passada, acolheu-o. Fez 40 jogos, e pegou de estaca, funcionando como um dos garantes da ambição famalicense, que esteve perto do sonho subida (acabou no 6º lugar, a apenas 2 pontos da subida).

Esta época,  está a assumir importância semelhante no Santa Clara. Já leva 34 jogos ao serviço dos açorianos e está a conseguir, aos 32 anos, estabilizar o nível competitivo. E que nível!

A careca reluzente, que marca o topo de um poço de força com 1,90 metros de profunidade, faz com que se distinga dos outros penteados. Uma imagem que reflete o que se passa no relvado, porque Diogo Santos não inventa, e joga simples.

Ou melhor, faz parecer simples o que é, de facto, complicado, sobretudo na posição (médio defensivo) e contexto competitivo (na 2ª Liga, o centro do terreno está sobrepovoado em 90% dos encontros) em que se encontra – sair a jogar com qualidade.

 

 Fonte: CD Santa Clara
Diogo Santos impõe-se nas alturas
Fonte: CD Santa Clara

Diogo Santos não se esgota, portanto, no “6” destrutivo que corta linhas de passe e evita que o jogo circule no primeiro terço. Para além de fazer isso, com autoridade, o vila-franquense encontra linhas de passe, tanto pelo chão como pelo ar (exímio no jogo aéreo), e permite que se dê azo à criação.

Foi ele, aliás, um dos principais alicerces do início de temporada fantástico do Santa Clara, marcado por seis vitórias (uma delas em Coimbra, diante da Académica, onde Diogo Santos foi o homem do jogo) e um empate em sete jogos, nos quais apenas sofreu 3 golos.

O sentido posicional, a forma como iniciava o processo de construção e a capacidade física foram cruciais para este registo fantástico. Daniel Ramos (fortíssimo a trabalhar os “6”) conseguiu mesmo tirar o melhor dele, tanto no Fama como no Santa Clara e ele tem tido inteligência suficiente para, mesmo sem o agora treinador do Marítimo, continuar a exibir o seu verdadeiro futebol.

Diogo Santos pode muito bem ocupar o miolo do terreno de uma equipa de Primeira Liga. Daniel Ramos não descurará continuar a trabalhar com ele…

Foto de capa: dfacores.com

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Leite aborda futuro, comenta interesse de clubes e diz: «Tenho o sonho de jogar nas melhores ligas»

Diogo Leite está em final de contrato com o Union Berlin. Defesa-central de 26 anos comenta tema futuro.

Diogo Leite: «Tenho o objetivo de me estrear pela Seleção Nacional e de estar no Mundial»

Diogo Leite quer ir ao Mundial. Defesa-central do Union Berlin falou também sobre o seu percurso na Bundesliga e o futuro.

FC Porto: Gabriel Verón volta ao Olival e está a trabalhar à parte

Gabriel Verón já se apresentou no Olival e está a treinar à parte no FC Porto. Dragões querem encontrar novo clube para o extremo.

Zaidu mais tempo longe do FC Porto: Nigéria qualifica-se para a próxima fase da CAN

A Nigéria está qualificada para os oitavos de final da CAN 2025. Zaidu ficará, deste modo, mais tempo longe do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus faz história no Al Nassr: «É sempre bom bater recordes, mas isso não nos vence o título da liga»

O Al Nassr tornou-se na primeira equipa de sempre a ganhar os 10 primeiros jogos da Liga Saudita. Jorge Jesus reagiu.

Barcelona não quer Nico Otamendi: eis as últimas novidades

O Barcelona não quer contratar Nico Otamendi. Defesa-central do Benfica foi associado ao clube catalão nos últimos dias.

Atenção, Sporting: Fotis Ioannidis tem interessado em Itália

A Lazio está interessada em Fotis Ioannidis, avançado do Sporting. Emblema italiano pensa no próximo mercado de verão.