📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR: Gonçalo Paciência

- Advertisement -

olheiro bnr

Se tiver de apostar nos pontas-de-lança pelos quais passará o futuro da Selecção A Portuguesa, certamente que colocaria as minhas fichas em dois atacantes do FC Porto, mais concretamente em André Silva (19 anos) – que tem tudo para ser uma das principais figuras da Selecção Nacional de sub-20 no próximo Campeonato do Mundo da categoria – e Gonçalo Paciência (20 anos), internacional sub-21 português, que já começa a dar os primeiros passos na equipa comandada por Julen Lopetegui.

Filho de um dos mais emblemáticos pontas-de-lança da história azul-e-branca, Domingos Paciência, o jovem atacante já teve de superar algumas lesões complicadas e, inclusive, suspeitas de um problema no coração que se temeram que o fizessem retirar precocemente dos relvados. Ainda assim, Gonçalo Paciência sobreviveu a todas as adversidades e continua a sua ascensão no seio do FC Porto e nas selecções jovens Portuguesas, tendo todas as condições para provar que, por terras lusas, também se fabricam “noves” de muita qualidade.

Um verdadeiro filho do dragão

Gonçalo Mendes Paciência nasceu a 1 de Agosto de 1994, em Matosinhos, e apenas conheceu um clube em toda a sua carreira: o FC Porto. Isto, obviamente, se excluirmos a temporada que disputou, em 2009/10, pelo satélite azul-e-branco Padroense.

Quanto à sua estreia nos seniores do FC Porto, essa deu-se em 2013/14, temporada em que o ponta-de-lança foi utilizado em 19 partidas da Segunda Liga, marcando cinco golos pela equipa comandada por Luís Castro e José Guilherme.

Entre a equipa B e A

Depois dessa temporada de introdução no futebol sénior, a actual está a servir para a transição de Gonçalo Paciência de promessa para uma certeza azul-e-branca, sendo que o jovem, além de somar 15 jogos (14 como titular) e nove golos pela equipa B, também já começa a ser chamado por Julen Lopetegui para vários desafios da equipa principal.

Afinal, são já quatro os jogos em que o internacional sub-21 Português foi utilizado pelo técnico Basco, sendo que Gonçalo Paciência foi mesmo titular na partida diante do Sp. Braga (1-1), para a Taça da Liga, e marcou mesmo um golo à Académica (4-1), em duelo a contar para a mesma competição.

Gonçalo Paciência é um dos valores de futuro do FC Porto Fonte: Facebook de Gonçalo Paciência
Gonçalo Paciência é um dos valores de futuro do FC Porto
Fonte: Facebook de Gonçalo Paciência

Diferente de Domingos

Há quem diga que Gonçalo Paciência será ainda melhor do que Domingos Paciência e se é verdade que ainda é cedo para esse tipo de vaticínio, é igualmente inegável que o jovem ponta-de-lança reúne, de facto, qualidades e características que o seu pai não apresentava.

Antes de mais, com 1,84 metros e 80 quilos, Gonçalo Paciência é muito mais forte fisicamente do que era Domingos Paciência, características que lhe permitem ser mais efectivo no choque contra as defesas contrárias e no desgaste das mesmas. Atributos que o deixam muito mais à vontade como “nove” puro do que sucedia com o seu pai, que preferia a escapar a esses confrontos, usando a sua mobilidade e capacidade de jogar na linha do fora-de-jogo.

Tecnicamente evoluído e bom finalizador

Ainda assim, e porque a genética deixa sempre rasto, é inquestionável que Gonçalo Paciência também herdou inúmeras qualidades que o pai apresentava, nomeadamente a evoluída técnica e criatividade com a bola nos pés, assim como a inteligência posicional e a qualidade de passe.

Relativamente veloz, Gonçalo Paciência revela ainda uma boa capacidade finalizadora, ainda que, naturalmente, exista ainda grande margem para melhorar o seu nível de killer instinct, algo que a, suceder, poderá ser fulcral para o concretizar o vaticínio de que pode, de facto, vir a superar a qualidade do seu pai.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thiago Silva justifica saída do Fluminense e responde às críticas: «Algumas coisas foram ditas e tiradas do contexto por algumas mentes maldosas»

Thiago Silva recorreu às redes sociais para falar da saída do Fluminense. Defesa respondeu às críticas e explicou decisão.

Kylian Mbappé iguala recorde de Cristiano Ronaldo e celebra como o português: «O melhor da história do Real Madrid e uma referência para o...

Kylian Mbappé chegou aos 59 golos em 2025, um número que iguala o melhor registo de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Avançado reagiu.

Martín Anselmi é o favorito na lista de 7 candidatos a assumir o Botafogo

Martín Anselmi está na lista do Botafogo para render Davide Ancelotti. Antigo treinador do FC Porto mais próximo de regressar ao trabalho.

Boston Celtics somam 2ª vitória consecutiva na NBA em mais uma exibição de destaque de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors na NBA. Segunda vitória consecutiva da franquia contou com boa exibição de Neemias Queta.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.