📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – José Sá

- Advertisement -

olheiro bnr

Todos sabemos que a evolução num futebolista nunca é uma constante absoluta, sendo que alguns jogadores têm uma progressão tranquila, enquanto outros parecem explodir de um momento para o outro, muitas vezes aproveitando a importância e o mediatismo de uma determinada competição.

Como exemplo emblemático do segundo caso temos José Sá, jovem guarda-redes que ainda procura o seu espaço na equipa principal do Marítimo, mas que rapidamente se impôs como uma das principais figuras do Campeonato da Europa de sub-21, onde tem brilhado na baliza da selecção nacional portuguesa.

Passou pelas camadas jovens do Benfica

José Pedro Malheiro Sá nasceu a 17 de Janeiro de 1993 em Braga e iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Palmeiras, tendo passado posteriormente para o Merelinense, isto antes de assinar pelo Benfica, em 2010/11, numa altura em que era júnior.

A passagem pelos encarnados, todavia, foi fugaz, uma vez que José Sá abandonou a Luz logo no Verão de 2011 e rumou ao Marítimo, clube que representa até hoje e onde ainda não conseguiu impor-se inteiramente na equipa principal, pela qual soma “apenas” 15 jogos. Já ao serviço da equipa B, os números são outros, com o keeper a acumular 74 partidas na Segunda Liga.

Evolução é notória

Aos 22 anos, José Sá está a provar que tem qualidade mais do que suficiente para se impor como titular da baliza do Marítimo em 2015/16, apresentando uma enorme segurança entre os postes, fruto do seu excelente posicionamento e de uma elasticidade que lhe permite ir buscar muitas bolas que pareciam aparentemente impossíveis.

Muito felino a sair-se aos pés dos adversários e igualmente eficaz nas saídas aos cruzamentos, o internacional sub-21 português também cresceu imenso no capítulo da confiança, sendo agora um keeper que inspira tranquilidade ao sector defensivo que está à sua frente.

É certo que, nesta fase, José Sá ainda poderá melhorar em alguns aspectos do seu jogo, nomeadamente o jogo de pés, que é algo fundamental no futebol moderno, mas este excelente desempenho no Europeu de sub-21, onde ainda não sofreu qualquer golo, terá de ser o passaporte para um patamar competitivo bem mais aliciante que a Segunda Liga, onde tem actuado preferencialmente.

Foto de capa: portugaldesportivo.net

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.