Olheiro BnR: Tiago Araújo

Desde a paragem para os jogos de seleções, Jorge Jesus tem chamado vários jovens dos escalões de formação do SL Benfica, para trabalhar com a equipa principal. Tiago Araújo tem sido um deles. O jovem português já teve até oportunidade de se estrear na equipa principal das águias, frente ao USC Paredes, e tem sido convocado com alguma regularidade. Mas, afinal, quem é Tiago Araújo?

Para quem acompanha mais regularmente as equipas de formação da equipa da Luz, Tiago Araújo é já um nome conhecido. Tiago começou a destacar-se nas equipas de juvenis e juniores, onde alinhava sempre como extremo esquerdo e tinha alguma propensão para fazer abanar as redes. Na época passada, o jovem natural de Vila do Conde desceu no terreno e começou a alinhar, muitas vezes, como defesa esquerdo na equipa de sub-23 das águias.

Primeiro com Jorge Maciel e depois com Luís Castro (não é o que estão a pensar), Tiago Araújo começou a mostra qualidade numa equipa que, apesar de não ter atingido objetivos desportivos, era riquíssima em talento.

Esta descida no terreno acabou por surgir mais por uma questão de necessidade posicional do que propriamente por poder potenciar as capacidades do jogador.

Na minha opinião, para tirar melhor proveito de todas as suas qualidades, Tiago Araújo deve jogar sempre a extremo esquerdo. Se é verdade que fez uma época competente a lateral esquerdo, também é verdade que 90% dos seus melhores momentos surgiram em produção ofensiva.

Defensivamente, Tiago é ainda um jogador muito verde. Fisicamente não é um jogador potente, o que o pode prejudicar nos duelos. Posicionalmente tem também alguns defeitos. A sua velocidade e o facto do SL Benfica jogar quase sempre balanceado para o ataque mascarou, muitas vezes, estas debilidades.

Não obstante, é no ataque que o internacional sub-20 português mais brilha. Tiago Araújo é um extremo clássico muito vertical. A sua velocidade é uma das suas grandes armas. Ultrapassa facilmente os defesas. Embalado é um jogador dificílimo de travar.

Esta velocidade e a sua excelente capacidade de drible permitem-lhe adquirir espaço para efetuar aquilo que é outro dos seus fortes: o cruzamento. Do pé esquerdo de Tiago Araújo, a bola parece sair sempre teleguiada. Sempre de cabeça levantada, consegue colocar a esférico em zona de finalização de forma soberba.

Tiago Araújo faz lembrar Gareth Bale, ainda bem nos primeiros passos ao serviço do Tottenham Hotspur FC, mas sem a mesma potência física. Comparações à parte, Tiago Araújo é ainda um jogador em desenvolvimento, mas tem demonstrado uma evolução muito positiva.

Esta tendência mais vertical pode prejudicar o jogador na chegada à equipa A. Jorge Jesus tende a pedir aos seus extremos que realizem movimentos mais interiores. Se é verdade que Tiago o poderia fazer à direita, onde até podia demonstrar mais a sua boa qualidade de remate, não acredito que fosse a posição ideal do jogador.

Numa altura em que se discute muito um eventual esquema de três centrais, a posição de lateral ofensivo à esquerda podia ser uma boa opção para Tiago Araújo. Com mais um elemento no centro da defesa, não necessitaria de ter tantas preocupações do ponto de vista defensivo.

Os movimentos interiores de Everton (expectável que jogasse à sua frente) deixaria muito espaço no flanco para Tiago explorar e aproveitar as suas qualidades. Neste capítulo, até acho que desempenharia melhor a função do que Grimaldo, que deriva muito mais para o meio do que o português.

O que é certo é que Jorge Jesus parece pelo menos estar atento ao desenvolvimento de Tiago Araújo. O jovem continuará a evoluir dividindo-se entre equipa principal e equipa B. Tem muito potencial.

Gonçalo Batista
Gonçalo Batistahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é atualmente aluno da Escola Superior de Comunicação Social, onde persegue o seu sonho de ser jornalista. Descobriu a emoção do desporto quando assistiu, juntamente com o seu pai, ao clássico entre o Glasgow Rangers e o Celtic. A partir desse momento o desporto tornou-se uma parte fundamental da sua vida. Apaixonado pela prática desportiva, segue o futebol em geral e a NBA religiosamente. Tem dois clubes de coração o Benfica, e o Clube Atlético de Queluz clube da terra, no qual é atleta desde os 6 anos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.