Que jogos devo rever nesta Quarentena? Sporting CP 0-1 SL Benfica de 2016

- Advertisement -

A época em questão é das mais memoráveis para os adeptos e sócios do SL Benfica. Foi e é um dos mais fantásticos exemplos de como é correto fazer a analogia entre uma época desportiva e uma maratona e veio colocar na moda a expressão “Não é como começa, é como acaba”. E a verdade é que começou de forma desastrosa para os encarnados, mas acabou em glória, com uma das duas melhores prestações europeias da passada década (queda nos “quartos” do Hotel Munique) e com o tricampeonato que escapava desde a época 76/77.

5 de Março de 2016. Esta foi uma das datas mais importantes da história desportiva da Segunda Circular. Depois das derrotas pela margem mínima na Supertaça e na Taça de Portugal frente ao Sporting CP e da pesada derrota por 3-0 na Luz no Dérbi Eterno da primeira volta, disputava-se em Alvalade um “jogo do título” como há poucos, a contar para a 25.ª jornada (a jornada pela qual está suspensa a Liga 2019/2020).

Os leões lideravam com um ponto de vantagem, mas vinham de um nulo em Guimarães. Ainda assim, somavam apenas uma derrota nas 24 anteriores jornadas (na Madeira, frente ao União local). Por seu turno, as águias já haviam por quatro ocasiões conhecido o amargo sabor da derrota. A confiança leonina era grande, apesar de alguns empates comprometedores. No entanto, a crença benfiquista era ainda maior. E a sorte encarnada, essa então foi maior que o Burj Khalifa.

A vitória, bem sabemos, caiu para o lado vermelho e branco da Segunda Circular, mas a exibição verde e branca foi uma barbaridade. Todavia, o futebol vive de eficácia e quem marca mais é sempre um justo – ainda que nem sempre ajustado – vencedor. A verdade é que na temporada 15/16, pese embora as dificuldades apresentadas, não faltava no plantel encarnado gente de eficácia: Jonas, Mitroglou e Jiménez eram os avançados, mas havia ainda Gaitán, Pizzi e Gonçalo Guedes.

Jonas foi o melhor marcador da Liga, mas foi de Mitroglou o golo mais importante da época
Fonte: SL Benfica

Para a decisiva batalha de Alvalade, Rui Vitória apontou à baliza de Patrício as lanças Jonas e Kostas Mitroglou. E foi esta última a que feriu o leão. Aos 20 minutos, o avançado grego fez o único golo do encontro. Até final, as águias seguraram a vantagem com muito suor e dedicação e com muita, mas mesmo muita, sorte. Aqui entra o segundo momento revelador da importância de 20 minutos para o SL Benfica nesta partida.

Anos antes, as águias de Jesus haviam perdido o título na casa do outro grande rival, o FC Porto. Nesse infame clássico disputado no Estádio do Dragão a 11 de maio de 2013, Kelvin “roubou” o campeonato ao SL Benfica com um golo aos 92 minutos. Na partida em Alvalade, Bryan Ruíz esteve perto de fazer o mesmo… 20 minutos mais cedo. Aos 72′, o costa-riquenho fez o mais difícil e atirou por cima da baliza de Ederson a meros centímetros da linha de golo.

Dessa vez não aconteceu. Dessa vez foi diferente. O SL Benfica venceu a Batalha de Alvalade de forma épica e venceu a guerra, sagrando-se tricampeão nove jornadas mais tarde. O jogo jogado não merece ser revisto por um(a) benfiquista, mas por tudo o resto, este dérbi TEM que ser revisto por qualquer apaixonado(a) do futebol. Porque naquele 5 de março, foram tantos os fantasmas do passado que confluíram em Alvalade que houve um qualquer fenómeno paranormal que se deu e que deu… em tricampeão.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.