Que livros de desporto devo ler nesta quarentena? “101 Cromos da bola”, por Rui Miguel Tovar

“As mais incríveis histórias das maiores figuras do futebol português”. Neste tempo em que estamos indeterminadamente confinados à nossa casa, o Bola na Rede pretende contribuir de forma positiva e enriquecedora ao sugerir boas leituras para preencher o tempo disponível. A minha recomendação desta semana é da autoria do jornalista Rui Miguel Tovar e chama-se “101 Cromos da bola”.

Neste livro publicado em março de 2012, Rui Miguel Tovar escolhe 101 “cromos” que fazem parte do imaginário futebolístico do nosso país e descreve histórias que ficaram para a história, passe o pleonasmo.

E que histórias são estas? Temos a do famoso brinco de Vítor Baptista, perdido em pleno relvado a festejar um golo pelo SL Benfica ao rival Sporting CP, a do primeiro golo de sempre exibido pela SIC (Balakov frente ao SL Benfica, aos 12 segundos de jogo) que não foi visto pela televisão devido à nuvem de fumo dos petardos e a do amarelo a Cantona no jogo (amigável) da festa do 50º aniversário de Eusébio.

Mas temos também a fuga para Marrocos do guarda-redes Carlos Gomes ao intervalo de um Atlético CP-SL Benfica, na bagageira de um Citroën boca de sapo, a curta passagem de Di Stéfano ao comando do Sporting CP, o escorpião que precipitou o fim da carreira de Eurico, o único campeão pelos três grandes, e Félix Mourinho, pai de José Mourinho, que defendeu penalties de Eusébio, Matateu e Yazalde.

“101 Cromos da bola” conta as histórias mais incríveis do futebol português
Fonte: Fnac

Por fim, que dizer de Jaguaré, o primeiro guarda-redes a usar luvas em Portugal, Teófilo Cubillas, avançado peruano que deixou saudades no FC Porto, ou John Toshack, treinador galês que precipitou a saída de Futre do Sporting CP para o FC Porto ao querer empresta-lo à Académica?

Em suma, são cromos atrás de cromos, de Borges Coutinho a Cândido de Oliveira, de Figo a Matateu, passando por Peyroteo, Sabry e Madjer, num total de 101 histórias que prometem entreter e informar todos os que gostam de futebol, independentemente da sua cor clubística.

 

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges perdeu pela primeira vez na Primeira Liga como treinador do Sporting

A vitória do FC Porto frente ao Sporting conduziu também ao fim da sequência invencível de Rui Borges. O técnico perdeu, pela primeira vez, na Primeira Liga como treinador dos leões.

José Mourinho apontado ao comando técnico do West Ham

O nome de José Mourinho está novamente a ser apontado à Premier League. O treinador português está na mira do West Ham.

Georgiy Sudakov fala da relação com Trubin e explica ida para o Benfica: «Clube incrível, com uma história incrível»

Georgiy Sudakov foi oficializado como reforço do Benfica. O médio internacional ucraniano não escondeu a satisfação com a concretização do negócio.

Manchester United de Ruben Amorim joga em duas frentes e volta a atacar antigo alvo para a baliza

O Manchester United está novamente interessado em Emiliano Martínez. O guarda-redes internacional argentino está ao serviço do Aston Villa.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid vence Mallorca pela margem mínima: eis todos os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid continua só com vitórias na La Liga. Na receção ao Mallorca no Santiago Bernabéu, triunfo dos merengues por 2-1.

AS Roma e Nápoles vencem e continuam 100% vitoriosos na Serie A: eis os resultados do dia na prova

A Serie A continua a todo o gás. Este sábado, destaque às vitórias do Nápoles e da AS Roma, ambas por 1-0 num dia de poucos golos.

Francesco Farioli dedica vitória a Jorge Costa e elogia Rodrigo Mora: «Fez muitas corridas para trás que não estão no seu ADN»

O Sporting recebeu esta noite o FC Porto na quarta jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já reagiu ao desfecho do encontro.