Regresso a Casa: As minhas coisas favoritas

- Advertisement -

O Regresso a Casa é uma rubrica na qual os antigos redatores voltam a um lugar que bem conhecem e recordam os seus tempos antigos escrevendo sobre assuntos atuais.

Nunca vi o “Música no Coração”. Dizem que é giro, mas nunca fui grande fã de musicais. Mas a verdade é que quando tive a ideia para este texto, no regresso a esta casa, lembrei-me do quanto gosto dela e principalmente o quanto gosto de futebol.

E aí um refrão surgiu na cabeça, cantarolado a meias pela Julie Andrews e pela mãe do Barney de How I Met Your Mother, que me deu a conhecer a música. Se para Julie Andrews as coisas preferidas eram “bigodes de gato” ou “chaleiras de cobre”, para mim não havia dúvida: as minhas coisas favoritas são “bola”. Mas mais do que isso.

Fui rever a magnífica letra de “My Favourite Things” e franzi o sobrolho com as coisas preferidas de Julie Andrews: chaleiras? Pacotes de papel? Quem é que tem coisas destas como predileção? Não só pelo desinteresse dos objetos, como pela especificidade. Até que desacelerei e constatei algo: eu sou igual à Julie Andrews.

Porque as minhas coisas favoritas não são apenas “bola”. Como disse, são muito mais do que isso. As minhas coisas favoritas são, na verdade, a espuma da bola. E em tempos de pandemia, curiosamente, é disso que tenho sentido mais falta. Não da bola a entrar ou da finta magnífica. Também, mas essas ficam imortalizadas na Internet ou nas 6438 repetições de jogos antigos com que nos presentearam (e por isso agradeço).

Não, as minhas coisas favoritas, como as da Julie Andrews, são as mais pequenas, específicas e desinteressantes. Tenho saudades de passar horas a flutuar nos jogos amigáveis do PES 2020 a recriar as partidas reais da próxima semana; tenho saudades de ler os comentários das publicações de final do jogo nas redes sociais de um clube grande quando perde; tenho saudades dos programas de debate ocos, em que não se fala de fu… estou a brincar, disso não tenho saudades, que não voltem.

E principalmente esta semana tive saudades de duas outras coisas bastante específicas e pequenas, mas que para mim eram gigantes: dei por mim a perguntar ao meu irmão quando sairia a caderneta de cromos do Europeu. Não vai sair, André. Este ano não. Fazia a coleção desde 2004 e espero continuar a fazê-la no próximo ano. Mas não este ano, em conjunto com alguns amigos.

E com os amigos também não voltarei tão cedo ao campo do clube da terra, aquele do qual aprendi a gostar durante este ano, para deixar de ser apenas simpatia. E de que aprendi a gostar também por causa deles. Os domingos não são a mesma coisa sem os abraços desenfreados na bancada, com uma bifana na mão feita pelo Zé.

Esta semana voltei lá. Sentei-me no relvado e fiquei a observar o campo, com o sol e o vento a bater na cara. “Isto ainda é muita grande, pá”, disse a um amigo. Porque as coisas mais pequenas são normalmente as maiores em paixão. São estes os meus “bigodes de gato” e “chaleiras de cobre”. Coisas pequenas, mas importantes. E que quando a normalidade voltar, quem de direito não subestime as coisas pelo tamanho. As mais pequenas vão precisar de apoio. O nosso terão: são as nossas coisas preferidas.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.

GP Madrid | Lando Norris conquista pole na estreia de Madrid

Lando Norris (1) voltou a marcar presença no primeiro lugar da partida ao conquistar a pole position para a corrida de domingo em Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

No caminho para o Dragão há um galo para ultrapassar | Benfica x Gil Vicente

O Benfica terá de vencer o Gil Vicente para continuar a dois pontos dos azuis e brancos, que já fizeram a sua parte nesta jornada.

Real Madrid de José Mourinho volta à melhor forma e bate Rayo Vallecano no campeonato: eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid de José Mourinho voltou às vitórias no plano local. Na receção ao Rayo Vallecano, triunfo incontestável.

Lyon de Paulo Fonseca empata contra o Paris FC e falha assalto ao pódio: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lyon de Paulo Fonseca empatou em casa do Paris FC. Empate mantém ambos os clubes invictos e colados na classificação.