📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Regresso a Casa: O futebol voltou a casa

- Advertisement -

Regressar a casa tem muito que se lhe diga. Não é apenas voltar a um local onde já se viveu. Voltar a casa é voltar a uma série de memórias, voltar a viver emoções fortes: boas e más. Ser trespassado com mágoas antigas e ser alegrado por velhas alegrias. Recordar como ali se foi feliz, e como ali se atingiu o fundo. Percorrer os cantos à casa e reconhecê-la ao centímetro.

Voltar a visitar a casa onde escrevi é relembrar as amarguras de rescaldos de derrotas, de táticas mal conseguidas, de jogadores que foram “erros de casting” ou de treinadores que ficaram demasiado tempo; mas é também relembrar as conquistas de troféus, os elogios nas goleadas, os jogos com “nota artística” e os jogadores que faziam a escrita fluir com alegria.

Este meu regresso a casa coincidiu com a semana em que o futebol também regressou aos estádios portugueses. E, com ele, também as alegrias e tristezas o acompanharam.

Voltou o nervoso miudinho do pré-jogo. Voltaram as apostas do onze inicial. As discussões entre amigos – aquelas que já não existiam há dois meses – porque o Weigl deve jogar, ou o Seferovic fazer dupla com o Vinícius. Já não sentiam falta de “picar” o vosso amigo do Sporting CP, Boavista FC ou FC Porto, ou ser “picados” por eles? Ficar “com azia” por eles discordarem quanto ao penálti por assinalar, ou por acharem que o Messi é melhor que o nosso Cristiano Ronaldo?

Por agora, os cachecóis terão de ser erguidos em casa
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Só não voltaram as bifanas e as roulottes, ou o hino nas bancadas, os abraços a desconhecidos que gritam pelo mesmo glorioso do que tu. Mas estamos lá perto. Lentamente, aproximamo-nos do regresso ao normal, onde poderemos vivenciar o futebol na sua totalidade.

Por agora, resta-nos aproveitar o que temos. E que bom é ter tudo isto de volta. Que bom é poder voltar a ter futebol!

O quão bom não é sentir a frustração de uma bola ao poste, de perseguir o resultado até à última, de gritar com aquele jogador que “se esqueceu da bola atrás” ou que “não joga nada” e devia dedicar-se a outra profissão?

O quão incrível não é saltar com aquela finta, ficar deslumbrado com a jogada fantástica, aplaudir o esforço do nosso colega de manto sagrado ou festejar o golo enquanto beijamos a águia das nossas camisolas?

Quer o regresso do futebol nos traga conquistas ou fracassos, podemos todos concordar que sempre iríamos preferir que ele tivesse voltado mais cedo – ou que nunca tivesse ido embora. Mas aí está a magia do regresso a casa: a saudade. A saudade de ver 22 jogadores atrás de uma bola e do gozo que isso nos traz, da energia que a vitória nos fornece, e da angústia que a derrota nos coloca. Porque o futebol não seria futebol se não colocasse milhões de pessoas à espera de ver as suas rotinas emocionais alteradas.

No fundo, quer para o bem, quer para o mal, todos nós só queríamos que o futebol voltasse a casa.

Vamos aproveitar o que resta do campeonato. Sem pedras. Sem graffitis. Sem danos. Porque o futebol só é bonito quando se vive apenas o futebol.

Ah, e claro, que no final ganhe o SL Benfica.

Uma vez mais: Saudações Benfiquistas!

Artigo revisto por Joana Mendes

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Galatasaray quer replicar negócio por Victor Osimhen e ir à Serie A buscar mais um avançado de peso

O Galatasaray quer continuar a reforçar o plantel. Ademola Lookman está em vias de saída da Atalanta e pode rumar à Turquia.

Arsenal pondera avançar para a contratação de irmão de titular do clube

O Arsenal está a acompanhar a situação de Quinten Timber. Médio é irmão de Jurien Timber, defesa direito dos gunners.

Robert Lewandowski aborda futuro: «Não sei onde estarei ou o que quererei fazer daqui a alguns meses. Não estou com pressa»

Robert Lewandowski não tem pressa quanto ao seu futuro. Avançado polaco está em final de contrato no Barcelona.

Neemias Queta aborda evolução nos Boston Celtics: «Sinto-me mais confortável em campo»

Neemias Queta falou sobre o crescimento nos Boston Celtics. Poste português abordou ainda a relação com Jayson Tatum.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal x Arménia e a luta pelo Mundial 2026: Eis os onzes prováveis do jogo decisivo

Portugal vai enfrentar esta tarde a Arménia com objetivo de confirmar a ida ao Mundial 2026. Fica com os onzes prováveis.

Abel Ferreira aborda corrida pelo Brasileirão após derrota: «É jogo a jogo, faltam 15 pontos»

O Palmeiras perdeu esta madrugada com o Santos por 1-0 no Brasileirão. Abel Ferreira abordou a partida e a corrida pelo título.

Benfica quer avançar com Benfica District: eis os principais planos

O Benfica quer acelerar com o Benfica District. Águias pretendem iniciar processo de licenciamento ainda este mês.