
Sporting, Benfica e FC Porto estão prestes a iniciar mais uma Primeira Liga Portuguesa, que se espera sempre muito equilibrado.
Dentro de duas semanas arranca mais um Campeonato Nacional, prova que todos sonham vencer, mas que está apenas ao alcance de Benfica, FC Porto e Sporting, sendo que o Boavista e o Belenenses também já sabem no passado o que é ser o rei do futebol em Portugal num determinado ano. Mais recentemente, tem sido o Braga a única equipa a intrometer-se nessa eterna luta a três, mas falta-lhe ainda qualquer coisa para conseguir cortar a meta do campeonato em primeiro lugar.
Por norma, quem vence a Liga na temporada anterior é sempre o principal candidato a conquistar a prova principal do futebol português na época seguinte. O Sporting parte como favorito, mas FC Porto e Benfica já deram mostras nesta pré época que vão dar muita luta ao atual campeão nacional. Os leões vão receber o Rio Ave na primeira jornada, enquanto dragões e águias defrontam Gil Vicente e Famalicão, respetivamente. Nas últimas sete épocas houve sempre um campeão diferente, com o Benfica a ser a última formação a conquistar vários campeonatos consecutivos.

Começar bem a Liga, sem perder muitos pontos pelo menos nos primeiros 10 jogos, é meio caminho andado para um final feliz, mas nem sempre isso acontece. No entanto, um bom início de campeonato é sempre um boost para qualquer equipa, e quem consegue estar na liderança com muitos pontos de avanço sobre a concorrência, normalmente já não perde esse posto até ao fim. A Liga é uma prova de regularidade e levanta a taça de campeão nacional aquele que escorregar menos ao longo da temporada. Recordemos então os melhores arranques dos três grandes no campeonato ao longo dos últimos 20 anos.
20 e poucos anos. Pepe é um dos grandes nomes das defesas.
5.
Benfica (2009/2010) – O empate com o Marítimo na primeira jornada gerou alguma apreensão por parte dos adeptos encarnados, que já estavam a antever mais uma época de seca no campeonato.
Jorge Jesus foi o homem escolhido para devolver os títulos ao Benfica, e se muitos torceram o nariz em relação à escolha do técnico português, rapidamente meteram a viola no saco. Após esse empate na Madeira, a equipa encarnada realizou sete jogos com tantas outras vitórias, e algumas goleadas pelo meio com um futebol ofensivo como há muito não se via, na altura apelidado de rolo compressor.
A primeira derrota aconteceu na nona jornada da Liga, diante do Braga, equipa que lutou pelo campeonato até ao fim, mas no final foi a águia que foi mais feliz.
4.
Benfica (2016/2017) – A temporada histórica do Benfica, com a conquista do tetra campeonato, em muito se deve ao grande arranque das águias.
Sob a batuta do técnico Rui Vitória, os encarnados venceram oito encontros e consentiram apenas dois empates até à 10.ª jornada, um deles frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, o que não deixa de ser um bom resultado.
O plantel dessa altura estava recheado de grandes talentos, e jogadores como Ederson Moraes, Victor Lindelof, Jonas e Kostas Mitroglou, ajudaram o clube da Luz a vencer o seu quarto título consecutivo da Primeira Liga.
3.
FC Porto (2007/2008) – Jesualdo Ferreira deu o tri ao FC Porto nesta época e começou o campeonato com dois testes muito exigentes, que passou com distinção. Nas duas primeiras jornadas venceu o Braga e o Sporting, e só na nona jornada é que perdeu os primeiros pontos, com um empate diante do Belenenses.
Os primeiros 10 jogos dos dragões foram fundamentais para o desfecho vitorioso na Liga, que contou também com a preciosa ajuda dos seus dois maiores rivais, Sporting e Benfica, que foram bastante irregulares durante toda a temporada.
A superioridade dos azuis brancos foi tal, que terminaram o campeonato com 20 pontos de avanço sobre o segundo classificado.
2.
Sporting (2020/2021) – Foi longa a espera, mas aconteceu. 19 anos depois, o Sporting voltou a ser campeão nacional, em tempos de pandemia da Covid-19.
Rúben Amorim iniciava a sua primeira temporada completa ao serviço dos leões, e na segunda jornada, que na altura foi o primeiro jogo do campeonato devido ao adiamento da partida da jornada inaugural, venceu o Paços de Ferreira por 0-2. Seguiram-se mais nove desafios, com sete triunfos e dois empates, um deles frente ao FC Porto.
A regularidade do Sporting foi uma constante até final e a única derrota que sofreu foi frente ao Benfica, na penúltima jornada da Primeira Liga, e já com o título no bolso.
1.
FC Porto (2010/2011) – Foi uma verdadeira época de sonho do FC Porto, que conquistou quase todas as provas onde participou, entre elas a Liga Europa.
O conjunto orientado na altura pelo atual presidente dos dragões, André Villas-Boas, conseguiu realizar um campeonato irrepreensível, sem qualquer derrota. Nos primeiros 10 jogos consentiu apenas um empate e finalizou essa série com uma goleada histórica frente ao Benfica por 5-0. Os azuis e brancos jogavam um futebol de altíssima qualidade, e contavam com um plantel de luxo, com jogadores como João Moutinho, Hulk e Radamel Falcao.
Foram campeões nacionais sem qualquer contestação, e para isso em muito contribuiu o arranque de campeonato a roçar a perfeição.