Todos os anos adeptos, dirigentes, analistas e todos aqueles que apreciam futebol criam as suas expectativas para a época que se aproxima, mas muitas vezes essas expectativas acabam por sair furadas, acabado em desilusões.
A Primeira Liga Portuguesa 2025/26 já está na 4.ª jornada, mas ainda vamos a tempo de analisar aquelas que podem vir mesmo a ser as cinco maiores desilusões desta época.
5.

Alverca – O recém-chegado à Primeira Liga reforçou-se de forma “agressiva” neste mercado de transferências, tendo apenas mantido um jogador da época anterior, num claro investimento com objetivo de que os ribatejanos tivessem uma liga tranquila.
A verdade é que o Alverca ainda não ganhou, tendo apenas um ponto em três jogos. A equipa que conta com jogadores como Chiquinho e Gonçalo Esteves pode, caso nada mude, a ser uma desilusão, principalmente para os adeptos.
4.

Franjo Ivanovic – O jogador croata chegou ao Benfica a troco de mais de 22 milhões de euros. Ivanovic marcou um golo diante o Nice, mas tem deixado a desejar nas suas exibições, com cada vez mais críticas aparecer em relação ao número 9 das águias.
Com a chegada de Sudakov, Lage poderá mesmo vir a mudar o sistema, algo que poderá dificultar a vida ao croata.
3.

Santa Clara – O clube que esteve muito perto de uma qualificação histórica para a Liga Conferência, acabou por cair diante os irlandeses do Shamrock Rovers.
O clube açoriano ainda só soube perder nesta edição da Liga e parece ser cada vez mais provável que o 5.° classificado da época anterior lute pela manutenção nesta época… algo que simboliza bastante um dos maiores problemas em Portugal, a falta de estabilização de clubes medianos na liga portuguesa.
2.

Dirigentes e treinadores – Estamos apenas na 4.ª jornada e já começa haver polémica e “lutas” entre treinadores e dirigentes. Antes do clássico Sporting vs FC Porto o treinador do FC Porto lançou farpas a arbitragem e ao clube de Alvalade.
Temo que isto possa ser uma amostra do que podemos esperar esta época que aparenta voltar a ser cheia de problemas e polémicas, o que pode significar um passo atrás no futebol português.
1.

Vitória SC – O clube de Guimarães tem, nos últimos anos, tentado ocupar o lugar de 5.º clube em Portugal. A verdade é que nos últimos cinco anos apenas conseguiu ocupar essa posição uma vez, na época 2023/24.
Esta época o clube, liderado agora por Luís Pinto, soma apenas uma vitória diante do Estoril somando agora quatro pontos em quatro jogos. Se assim continuar, o Vitória – que aspira ficar em lugares europeus – pode vir mesmo a tornar-se a maior desilusão do futebol português nesta época.