5 possíveis jogadores revelação da Primeira Liga 25/26

Num cenário onde o verde intenso dos relvados se confunde com o fulgor das aspirações, nesta nova época da Primeira Liga, como sempre, cada passe desenha um traço de esperança e cada receção anuncia novas possibilidades. 

Assim sendo, nesta galeria dinâmica de talento jovem, reúnem-se cinco promessas, todas com, no máximo, 21 anos, e cada uma de um clube diferente, prontas a emergir como protagonistas inesperados da temporada 2025/26 da Primeira Liga. 

Este grupo de jogadores foi cuidadosamente selecionado por reunir atributos técnico-táticos distintos, que lhes poderão conferir um impacto imediato nas respetivas equipas. Entre recuperações de posse, explosões de drible, remates certeiros e segurança entre os postes, cada um deles oferece aos treinadores várias soluções estratégicas, seja na construção de jogo, na transição ofensiva ou no momento defensivo.  

Eis, então, as análises de cinco potenciais revelações da Primeira Liga. 

5.

André Gomes Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

André Gomes (Alverca, 20 anos) – O guardião de 20 anos, emprestado pelo Benfica ao Alverca, recém-promovido à Primeira Liga, traz perfil de guarda-redes moderno, com jogo de pés confiante que inicia a construção das jogadas desde trás.  

Reflexos apurados e agilidade em saídas baixas conferem-lhe segurança em remates à queima, enquanto a leitura de cruzamentos e posicionamento antecipado nas bolas paradas fazem dele menos vulnerável em lances de área. Apesar de ser destro, desenvolveu o pé esquerdo para passes curtos e saídas de linha, o que facilita a circulação sob pressão adversária.  

Em termos táticos, encaixa em blocos baixos, tal como se prevê que a equipa ribatejana atue, onde pode servir de “trinco extra” ao rodar bola entre centrais, e mostra capacidade para impulsionar contra-ataques com lançamentos longos quando necessário. Se mantiver regularidade e calma sob pressão, poderá ser a grande sensação na baliza de um clube que procura solidez defensiva, o que pode ser, claro está, muito importante na luta pela manutenção na Primeira Liga.  

4.

Oumar Camara (Vitória SC, 18 anos) – Com apenas 18 anos e proveniente da formação do Paris SG, o extremo do Vitória SC destaca-se pela agilidade e drible curto, capaz de romper defesas em situações de um para um. O seu motor é notável: combina velocidade de execução com alterações bruscas de ritmo, o que obriga defesas laterais a sofrer em marcações corpo a corpo.  

Taticamente, adapta-se a ambos os flancos, mas rende mais pelo lado direito, onde pode enquadrar o corpo para o remate ou servir cruzamentos atrasados para quem, eventualmente, aparecer no coração da área. A capacidade de “arrastar” o adversário e libertar o apoiante do meio-campo para remates faz dele um desequilibrador nato em transições rápidas. 

Assim, a boa técnica de passe no último terço e a visão de jogo permitem-lhe assistir colegas em situações de superioridade, tornando-o muito completo para o projeto atacante de Luís Pinto na Primeira Liga. 

3.

Mario Dorgeles (SC Braga, 21 anos) – O médio-centro de 20 anos do SC Braga traz na bagagem a formação Right to Dream e características próprias de “falso extremo” quando utilizado no flanco. Predomina pelo raio de ação: é capaz de percorrer várias zonas do terreno, multissolução na construção e na rutura, graças ao passe vertical e à capacidade de receber entre linhas.  

No miolo, posiciona-se entre o lateral e trinco adversário, oferecendo uma linha de passe limpa e estabilizando transições defensivas com recuperação rápida de bola. Quando atua mais pelo corredor esquerdo, explora o drible em apoios curtos e combinações com os médios interiores, podendo arrastar marcações e criar espaços centrais para colegas.  

Deste modo, a inteligência posicional e leitura antecipada do jogo fazem dele opção válida para o esquema de Carlos Vicens, sobretudo num bloco médio a pressionar alto. 

2.

Franjo Ivanovic Benfica
Fonte: SL Benfica

Franjo Ivanovic (Benfica, 21 anos) – No Benfica, o croata de 21 anos apresenta-se como avançado centro com perfil puro de referência de área. Fortíssimo no choque físico e veloz nas desmarcações em profundidade, Ivanovic explora o espaço entre centrais e tem faro goleador apurado — apontou 20 golos pelo Union Saint-Gilloise na última época.  

Taticamente, sabe dar jogo de costas para a baliza, aliviando pressão à linha defensiva e servindo colegas em apoio de pivô, mas é na execução final que se revela mais letal: o remate é potente e colocado, adaptável a situações de pé esquerdo e direito. A sua estatura e capacidade de jogo aéreo acrescem versatilidade a vários sistemas táticos, quer num 4-3-3 com avançado fixo quer em 4-4-2 em losango.  

Já demonstrou a sua veia goleadora logo no primeiro encontro a titular, frente ao Nice, em jogo da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, num golo que me fez lembrar Lima, antigo avançado dos encarnados, pela forma como fugiu ao defesa contrário e como foi inteligente a desviar a bola para fora do alcance do guarda-redes. Falando em Lima, poderá, tal como na altura do brasileiro, formar uma dupla muito interessante com Vanglis Pavlidis, num 4-4-2, ou, então, lutar por um lugar no 4-2-3-1.  

Se mantiver a frieza frente ao guardião, pode rapidamente assumir-se como opção constante no onze de Bruno Lage. De qualquer das formas, o Benfica estará muito bem servido no que a avançados diz respeito nesta edição da Primeira Liga.  

1.

FC Porto
Fonte: FC Porto

Victor Froholdt (FC Porto, 19 anos) – O médio dinamarquês, de 19 anos, chegou à Primeira Liga e ao FC Porto com a reputação de “box-to-box” capaz de cobrir todo o corredor central. Tecnicamente apurado no passe longo e curto, Froholdt destaca-se pela precisão na primeira receção e pela velocidade na progressão com bola, fatores que permitem ao Porto inverter rapidamente o jogo e explorar espaços entre linhas adversárias.  

Taticamente, é um apoio constante ao central, fechando linhas de passe e antecipando desarmes graças à leitura de jogo apurada. Os regressos defensivos são sistemáticos — foi responsável por uma média notável de interceções e desarmes na última temporada no FC Copenhaga — e conferem estabilidade à equipa em transições invertidas. A sua resistência física, assegura, também, intensidade até ao apito final, tornando-o aposta credível para liderar o miolo portista em jogos de alta rotação. 

Embora não seja um médio goleador, já mostrou que, ainda assim, contempla essa veia, como o demonstrou no jogo de apresentação aos sócios, frente ao Atlético de Madrid, onde apontou o único golo da partida, sendo que já tinha marcado, também num encontro de cariz particular, frente ao Famalicão, pelo que demonstra ser um médio altamente completo, pronto para fazer estragos na Liga Portuguesa.  

Em suma, cada um destes jovens reúne potencial e características específicas que os distinguem nos diversos plantéis de que fazem parte. A forma como se adaptarão aos treinos, à exigência tática e ao ritmo intenso da Primeira Liga ditará quem, ao cabo da temporada, terá surgido como a verdadeira revelação do futebol português em 2025/26. 

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Nápoles pode avançar por Florentino Luís nas próximas semanas

O Nápoles continua interessado em Florentino Luís. Benfica quer receber cerca de 30 milhões de euros, mas é possível valores inferiores.

Luuk de Jong revela ter rejeitado abordagens de clubes antes de rumar ao FC Porto

Luuk de Jong é o mais recente reforço do FC Porto. Avançado neerlandês revela ter recusado abordagens da MLS.

Luuk de Jong e os primeiros tempos no FC Porto: «Pura alegria, mas 3 dias depois estava ao lado do caixão»

Luuk de Jong é o mais recente reforço do FC Porto. Primeiros tempos foram misto de emoções para o avançado de 34 anos.

Já é conhecida a lesão de Neemias Queta: Poste continua com a Seleção Nacional

Neemias Queta continua integrado com a Seleção Nacional. Federação Portuguesa de Basquetebol esclarece lesão do poste luso.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City empresta defesa brasileiro ao Girona até final da época

Vitor Reis foi emprestado pelo Manchester City ao Girona até ao final da temporada. A cedência não contempla opção de compra.

FC Porto volta a treinar no Olival e Francisco Moura continua de fora

O FC Porto realizou este sábado mais um treino no Olival. Francisco Moura continua a recuperar de lesão e fez trabalho de ginásio.

Al Nassr de Jorge Jesus prepara oferta de 30 milhões de euros ao Bayern Munique

O Al Nassr prepara oferta de 30 milhões de euros ao Bayern Munique por Kingsley Coman. Sauditas insistem no negócio.