📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 Possíveis Surpresas da Primeira Liga em 2025/26

- Advertisement -

Com a terceira jornada (praticamente concluída), as equipas da Primeira Liga já deram indícios daquilo que poderão alcançar nesta temporada. O mercado ainda não fechou, o que poderá ainda mexer em alguns plantéis, mas as ideias de jogo de cada treinador já começam a ganhar forma nos relvados.

Sabendo que “prognósticos, só no fim do jogo”, arriscamo-nos aqui a dar alguns tiros no escuro (ou na penumbra, pelo menos). Tendo em conta os diferentes objetivos de cada emblema, listamos neste artigo cinco clubes que parecem ter condições para os cumprir ou até suplantar, causando surpresa no nosso campeonato.

5.

Alverca – Com um plantel recheado de jogadores muito jovens, a equipa ribatejana apresenta um projeto ambicioso e com olhos no futuro. Com mais de 30 reforços, muito graças ao investimento liderado pelo brasileiro Vinícius Jr, o Alverca pretende assegurar desde logo a manutenção na Primeira Liga, 21 anos depois da última participação.

No reverso da medalha, duas derrotas nos primeiros dois encontros mostram a dificuldade que integrar tantas novidades pode constituir. A juventude também não traz só vantagens e a defesa do Alverca tem cometido erros reveladores de alguma falta de maturidade. Com todos os ingredientes para surpreender de forma positiva, tudo dependerá do tempo que a equipa técnica demorar para transformar um grupo de jogadores promissores numa equipa competitiva.

4.

FC Porto Jogadores
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

FC PortoA conquista do campeonato por parte de um clube grande nunca será uma grande surpresa. Trocar de treinador, melhorar significativamente o estilo de jogo, investir no mercado de forma certeira e com isso voltar aos títulos já pode, no entanto, ser considerado surpreendente.

Com a amostra de três encontros de que dispomos no momento, André Villas-Boas parece ter conseguido isso mesmo. Uma equipa que parecia amorfa e despida de ambições reais tornou-se num verdadeiro candidato ao título num espaço temporal bastante reduzido. Por desvendar está ainda a forma como os dragões se apresentarão nos jogos grandes da Liga, cujo desfecho será seguramente decisivo para as contas do campeonato. 

3.

Jogadores do Arouca
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Arouca – Contratações fora da caixa e uma vontade clara de assumir cada jogo são características que tornam os lobos candidatos a uma posição elevada na tabela. Vasco Seabra continua a ser o homem do leme, dando primazia à identificação e atração de talentos, como, por exemplo, Lee Hyun-ju, contratado neste verão ao Bayern Munique II.

O desaire contundente frente ao Sporting mostra que a forma de jogar frente aos grandes ainda tem de ser adaptada. A estratégia ousada e pressão alta deram muito espaço entre linhas aos leões, resultando numa derrota expressiva que não espelha a qualidade da equipa arouquense. Ainda assim, a ambição e o cariz extremamente ofensivo dos homens de amarelo poderão resultar numa subida em relação ao 12.º lugar na Primeira Liga da temporada transata.

2.

Famalicão – Com um 11 base que dá uma ideia clara de continuidade, o Famalicão tem ideais de jogo já bem absorvidos pelo plantel. “Olhar para o futuro sem descurar o rendimento imediato” é o mote que o clube tem seguido desde a chegada à Primeira Liga. Para isso, está implementada em Famalicão uma política de contratações que visa o intercâmbio entre os plantéis principal e de sub-23, com foco no desenvolvimento de talento.

Com sete pontos amealhados nos três primeiros encontros e zero golos sofridos, a turma de Hugo Oliveira mostra ter uma base sólida para construir o resto da temporada. Um fator decisivo será a permanência ou saída de Gustavo Sá do plantel famalicense: o médio internacional sub-21 é uma das peças-chave e uma eventual saída será um golpe difícil de colmatar.

1.

Moreirense – Há uma lista significativa de mudanças que aconteceram em 2025 no clube dos cónegos: aquisição da parte maioritária da SAD pelo grupo americano Black Knight Football Club (dono do Bournemouth), apresentação do projeto para o novo estádio e academia e transmissão dos jogos no Comendador Joaquim de Almeida Freitas em sinal aberto. Antes da equipa entrar em campo, os adeptos já tinham vários motivos para estarem entusiasmados.

Começando a época, os desempenhos da equipa na Liga vieram alimentar ainda mais os ânimos. Nove pontos conquistados nos três primeiros encontros, com cinco golos apontados e apenas um sofrido, levantam as ambições do emblema minhoto. Vasco Botelho da Costa, novo treinador dos cónegos, tem conseguido encaixar os reforços no 4-3-3, que se mantém de 24/25, e conta com a grande forma de Guilherme Schettine, que já leva quatro golos na sua conta.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Sócios do Braga rejeitam proposta de mudança da sede para Cidade Desportiva mas aprovam as contas do clube

Este sábado, na Assembleia Geral do Braga, os sócios do clube votaram a favor do orçamento e das contas, mas rejeitaram a alteração estatutária.

Quinas de Ouro 2025: Conhece os todos os vencedores da gala deste sábado

Na manhã deste sábado, a Federação Portuguesa de Futebol entregou, na Cidade do Futebol, os prémios das Quinas de Ouro.

La Liga: David Carmo salva Real Oviedo da derrota em jogo de 6 golos

O Girona empatou 3-3 com o Real Oviedo na jornada 10 da La Liga. David Carmo, ex-jogador do FC Porto, foi herói no jogo.

Benfica atinge recorde histórico: Mais de 41 mil pessoas já votaram

Já foi superado o recorde das eleições do Benfica de 2020, com mais de 41321 sócios a exercerem o seu direito ao voto.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira após ter votado: «Mostrei disponibilidade para terminar o que me comecei»

Luís Filipe Vieira falou no dia de eleições do Benfica. Ex-presidente é um dos seis candidatos à presidência das águias.

Ex-empresário de Luis Suárez revela sonho do avançado colombiano

Juanlu Gómez confessou que o sonho de Luis Suárez sempre foi jogar na Premier League. O avançado colombiano chegou ao Sporting no início desta temporada.

Benni McCarthy aponta jogador para o Manchester United: «Seria perfeito»

Benni McCarthy, antigo técnico-adjunto do Manchester United, aconselha Red Devils a avançarem por Carlos Baleba.