Os 5 dérbis entre Benfica e Sporting com mais golos

- Advertisement -

É já amanhã que o jogo mais importante do ano acontece. O dérbi de sábado que opõe o Benfica e o Sporting pode muito bem, depois do fim dos 90 minutos, ver uma destas equipas ficar na história como campeão da Primeira Liga na época 2024/25.

Para depender apenas de si, o Benfica terá obrigatoriamente de ganhar. Em caso de vitória por mais de dois golos, as águias erguem o troféu de campeão em plano Estádio da Luz que promete estar esgotado. Já o Sporting joga com dois resultados, mas uma vitória garante algo inédito para os leões, comemorar um campeonato em casa do eterno rival.

Por tudo isto, este jogo promete ter duas equipas que vão procurar atacar e marcar. Esta é a melhor altura para recordar os cinco jogos entre os clubes da segunda circular com mais golos.

5.

Sporting 5–3 Benfica – O jogo mais recente desta lista, teve lugar na época 2007/2008 a contar para a Taça de Portugal. As águias até começaram a ganhar, com dois golos marcados por Rui Costa e Nuno Gomes a levarem o clube encarnado para o intervalo em vantagem por 2-0.

No entanto, os leões que, na altura eram comandados por Paulo Bento, conseguiram dar a volta. O clube de Alvalade só marcou o primeiro aos 68 minutos por Yannick Djaló. Bastaram oito minutos para que, por um golo de Liedson, o jogo voltasse a estar empatado.

O que se seguiu depois foi uma completa demolição do Sporting que em apenas 17 minutos marcou três golos, com Djaló a conseguir o bis. Cristián Rodriguez ainda conseguiu reduzir para os encarnados que já eram comandados por Fernando Chalana, após o despedimento de Fernando Santos.

4.

Benfica 5–4 Sporting – Num jogo a contar para o campeonato nacional de 1943/44, o Benfica recebeu o Sporting no Campo Grande, antigo estádio das águias antes da construção do Estádio da Luz.

Num dérbi que contou com cinco golos depois do minuto 70, o Benfica esteve sempre em vantagem. Joaquim Teixeira, que acabaria por marcar um poker, iniciou a contagem com um golo aos 24 minutos. Julinho marcou o outro golo dos encarnados.

Já para os leões, marcaram Albano e ainda dois dos maiores marcadores em dérbis de Lisboa, Mourão e Peyroteo.

3.

Benfica 7 Sporting 2
Fonte: A Bola

Benfica 7–2 Sporting – Também a contar para o campeonato nacional, este jogo foi até hoje a maior goleada do Benfica perante o Sporting. O mesmo foi disputado na época 1945/46 e viu dois hattrick, um de Mário Rui e outro de Arsénio, com Rogério Pipi a faturar o restante golo das águias.

Peyroteo e Albano reduziram para os leões, num jogo em que todos os golos aconteceram na segunda parte. Apesar desta vitória o Benfica não se tornou campeão nacional, essa honra foi para Os Belenenses.

2.

Benfica 5–4 Sporting – O dérbi a contar para a Taça de Portugal, é o único desta lista onde um troféu esteve em jogo. O confronto decorreu na época 1951/52 e viu Rogério Pipi a fazer um hattrick.

O jogo foi para o intervalo empatado a uma bola, depois de dois penáltis convertidos por Pipi e por Albano. Na segunda parte dos restantes sete golos foram marcados, três ocorrerem entre o minuto 49 e o minuto 55.

José Águas e Corona também marcaram para o Benfica, enquanto um bis de Rola e um único golo de João Martins fizeram os restantes tentos dos leões.

1.

Sporting 3-6 Benfica – O jogo com nove golos mais recente desta lista, viu o Sporting a começar em vantagem, com um golo aos oito minutos marcado por Jorge Cadete. A contar para o campeonato de 1993/94 o confronto teve quatros golos nos primeiros 45 minutos, um de Luís Figo e um hattrick de João Vieira Pinto.

A equipa comandada por Toni acabaria por se tornar campeã nessa época, enquanto os leões de Carlos Queiroz se teriam de contentar com um terceiro lugar.

O dérbi ainda um bis de Isaías e um golo de Hélder Cristóvão que selaram a goleada do Benfica em pleno Alvalade. Para o Sporting, marcou ainda Balakov.

Miguel Rodrigues
Miguel Rodrigues
Miguel Rodrigues é licenciado em Comunicação e Jornalismo. Gosta de todos os desportos, mas é no futebol onde se sente em casa.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica continua preparação para o embate com o Alverca antes de regressar ao Estádio da Luz

O Benfica regressa ao Estádio da Luz às 20h15 desta sexta-feira, depois de uma sessão de treinos de preparação para o encontro com o Alverca.

FC Porto empresta Eustáquio ao LAFC com opção de compra: eis os detalhes

O Los Angeles FC oficializou esta sexta-feira a contratação de Stephen Eustáquio. Médio deixa FC Porto por empréstimo com opção de compra.

Eis a reação de André Villas-Boas à nomeação de Luís Godinho para o FC Porto x Sporting

Luís Godinho vai arbitrar o FC Porto x Sporting na próxima segunda-feira. Presidente André Villas-Boas reagiu à nomeação.

Besiktas anuncia mais dois reforços para a defesa

Esta-sexta-feira, o Besiktas anunciou a contratação de Emmanuel Agbadou por 20 milhões de euros, proveniente do Wolverhampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepê olha para o plantel do FC Porto: «São dois miúdos que têm um potencial enorme para chegar a um nível de topo mundial»

Pepê falou sobre vários temas na mais recente entrevista. Extremo brasileiro deixou elogios a William Gomes e Rodrigo Mora.

12 a favor, 6 contra: Proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA é chumbado mais uma vez

Durante a Assembleia Geral Extraordiária da Liga Portugal, voltou a não existir consenso sobre a distribuição das verbas para os clubes da Segunda Liga.

Lazio acerta transferência de Diogo Leite e admite levar caso de Alessio Romagnoli para tribunal

A Lazio confirmou o acordo com Diogo Leite e ameaçou levar a tribunal o caso de Alessio Romagnoli e a transferência falhada para o Al Sadd.