📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Top 5: Os meus ciclistas favoritos

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades 5. Caleb Ewan

Fonte: CyclingNews
Fonte: CyclingNews

De todos os cinco nomes, este será aquele que, provavelmente, os menos atentos ao ciclismo pouco ou nada conhecerão. O mais recente prodígio dos sprints, com apenas 22 anos, já apresenta um palmarés interessante para um ciclista da sua idade – até acumulou algumas vitórias quando era júnior e sub-23 – e muitas mais vitórias virão. Em termos de Grandes Voltas, conquistou a sua primeira e única, até ao momento, grande vitória em etapa na Vuelta de 2015, sendo que no Giro deste ano também esteve perto de alcançar o primeiro lugar.

Ainda quando o australiano era um ciclista pouco conhecido, como alguns bem sabem, eu já acompanhava o seu percurso e algumas provas suas. Havia ali algo que “dizia” que, um dia, aquele iria ser um dos melhores sprinters do mundo. Felizmente, não me enganei e, apesar de ainda não o considerar da elite dos sprinters, está logo no patamar abaixo e pronto, a qualquer momento, para “subir um nível”, o tal que o deixará mais ao alcance dos veteranos e experientes corredores mais rápidos.

Este ano, por exemplo, venceu a Cyclassics Hamburg, uma prova de 1 dia com prestígio e reconhecimento, tendo batido, ao sprint, nomes como Degenkolb, Nizzolo, Kristoff ou Greipel. No início do ano, apresentou-se em grande forma, tendo começado a temporada a vencer 2 etapas no Santos Tour Down Under e feito, igualmente, uma boa prova no Tirreno Adriático (sendo que, numa das etapas, ficou em segundo, atrás de outra grande jovem promessa dos sprints, neste caso, o colombiano Fernando Gaviria, também com 22 anos).

É preciso considerar que o ciclista da Orica não é um puro sprinter, como, por exemplo, Marcel Kittel ou Mark Cavendish (curiosamente, em termos físicos, é similar ao britânico). É um ciclista que consegue sprintar ainda em rampas pouco inclinadas ou estar bem em média montanha.

Apesar de ser um ciclista explosivo nos metros finais, apresenta uma boa capacidade aerodinâmica. Estas (e outras) são caraterísticas que irão ser mais potenciadas ao longo do tempo e, apesar de complicado, poderemos ter aqui uma versão aproximada de um Peter Sagan, daqui a uns largos anos, quem sabe…

Para mim, será sempre aquele ciclista de quem eu falava que um dia iria ser grande, mas que ainda poucos conheciam, e hoje é considerado um futuro “rei dos sprints”. É verdade que já devo ter falhado mais do que acertado em termos de “previsões” assim. Mas não é menos verdade que, se é para acertar, que seja em grande! É exatamente isso que Caleb Ewan, um ciclista bastante humilde, tem conseguido: ser grande e intrometer-se entre os maiores!

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «As equipas adversárias têm adotado uma postura muito conservadora contra nós»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto frente ao Estrela da Amadora. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

João Nuno responde ao Bola na Rede: «O FC Porto pressionou muito forte, podíamos ter variado mais o jogo e não o fizemos»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto frente ao Estrela da Amadora. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim insatisfeito com o empate do Manchester United após roteiro épico: «Perdemos os dois pontos na primeira parte. Devíamos ter marcado pelo menos...

Ruben Amorim analisou o empate sofrido pelo Manchester United diante do Bournemouth. Técnico apontou aspetos a melhorar pelos red devils.

Bruno Fernandes desiludido com atitude do Manchester United no verão: «Senti um bocadinho ‘se fores, não é assim tão mau para nós’. Magoa-me um...

Bruno Fernandes recordou a proposta do Al Hilal que recebeu no verão. Médio confessou que só não saiu do Manchester United por culpa de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes chateado depois do empate do Manchester United: eis as imagens do médio após mais um tropeço do clube

Bruno Fernandes saiu de campo visivelmente irritado após o empate do Manchester United. Red devils perderam mais dois pontos.

Benfica recusa proposta do River Plate por Gianluca Prestianni… mas continua aberto às negociações

O Benfica rejeitou a oferta do River Plate por Gianluca Prestianni. Águias não ficaram agradados com valores, mas continuam abertos a negociações.

Boston Celtics somam nova derrota em exibição mais apagada de Neemias Queta

Neemias Queta jogou na derrota dos Boston Celtics. O poste português somou um jogo menos preponderante diante dos Detroit Pistons.