Uma análise mais profunda aos 5 artilheiros da Primeira Liga

2.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pizzi (14 golos)- Não é segredo nenhum que Pizzi é o cérebro do Benfica. Todo o futebol encarnado passa pelo brigantino, o que lhe coloca um peso adicional nos ombros: quando as coisas correm menos bem, cai o Carmo e a Trindade em cima dele. Uma tremenda injustiça. Apesar dos altos e baixos de forma, Pizzi é um grande jogador e um símbolo do Benfica, clube que defende com raça, crer e ambição desde a época 2014/2015.

Indiscutivelmente fulcral para os encarnados, é, possivelmente, o jogador mais influente da equipa. Isto não é uma opinião, e aqui vão os dados que suportam tudo isto.

Pizzi leva já 14 golos neste campeonato, aos quais junta oito assistências. O Benfica tem 52 golos marcados, o que significa que o transmontano participa em 42% dos golos da equipa. Se isto não é levar a equipa às costas, não sei o que será. Se olharmos para um plano mais aberto, incluindo todas as competições, Pizzi é o melhor marcador da equipa, com 26 golos em 41 jogos. 26 golos do médio-direito do Benfica. O que justifica tamanha veia goleadora? Simples. Com a chegada de Bruno Lage ao comando, Pizzi passou a pisar terrenos mais avançados (não descurando a construção de jogo). Luís Miguel é não só cérebro da equipa, como também o pé que fuzila as redes adversárias. Se já parece cansativo só de escrever, imaginem a executar.

Embora seja (oficialmente) médio-direito, Pizzi é quase um vagabundo que vagueia pelo campo todo. O jogador ajuda André Almeida a defender o seu corredor e a construir a meio-campo, e combina com Rafa, Taarabt e Vinícius quando aparece em zona de finalização. Isto só é possível graças à sua visão de jogo. Relembremos o jogo no Bessa desta época e do passe de primeira para Vinícius (spoiler alert: é um daqueles passes que só acontece no FIFA). Aquele pé direito… Inexplicável. Por muito que não se goste dele,  Pizzi, nos dias bons, é um hino ao futebol.

P.S.: À luz dos mais recentes eventos que assombraram o clube da Luz, deixo aqui uma mensagem de apoio ao atual maestro do Benfica, a quem o clube e os adeptos devem muito.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Relatório e Contas 2024/25 aprovado por larga maioria

O Relatório e Contas 2024/25 do Sporting foi aprovado por larga maioria. Percentagem a favor foi de 93,5% na Assembleia Geral.

Lukebakio olha para FC Porto x Benfica: «Queríamos a vitória»

Dodi Lukebakio destacou «espírito de equipa» no FC Porto x Benfica. Extremo belga queria ter conquistado os três pontos no Dragão.

Trubin reage ao FC Porto x Benfica: «Um resultado destes nunca deixa ninguém satisfeito»

Trubin reagiu ao empate entre o FC Porto e o Benfica. Guarda-redes ucraniano deixou mensagem nas redes sociais.

Pedro Gonçalves dá entrevista após renovar: «O Sporting deu-me tudo. Tento retribuir ao máximo»

Pedro Gonçalves deu uma entrevista aos meios de comunicação do Sporting, após renovar até 2030. Jogador mostrou estar feliz.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.