Guilherme Magalhães: A principal causa da onda de lesões no futebol atual

Guilherme Magalhães é preparador-físico no Madureira e escreve para o Bola na Rede sobre a onda de lesões cada vez mais frequente no mundo do futebol nacional e internacional.

Esta recente onda de lesões deve-se ao elevado número de jogos a que os jogadores são sujeitos. O trabalho complementar de ginásio, a recuperação, a nutrição e a vertente psicológica são ferramentas muito importantes para que o jogador consiga suportar as cargas elevadas a que está sujeito. As questões genéticas ou a idade também são fatores fundamentais para que se consiga sustentar tamanhas demandas de trabalho. Observemos o caso do St. Juste, do Sporting, que, nos últimos 12 jogos, apenas jogou três e em cinco não foi convocado devido a lesão. Neste caso, como se trata de algo tão recorrente, alguma questão genética pode estar a prejudicar a performance desportiva. Não acredito que o caráter do jogador, assim como a qualidade dos departamentos médico e performance do Sporting, devam ser colocados em causa.

A tecnologia, a base científica, a partilha entre profissionais da área e a constante procura de novas ideias têm sido uma preciosa ajuda para que os preparadores físicos e os departamentos de performance consigam controlar as cargas e serem mais exímios na avaliação dos jogadores, tendo uma visão personalizada e avaliando cada atleta como um caso único, e não de forma geral.

É como se os preparadores físicos estivessem a puxar a corda para um lado e a quantidade de jogos a puxar para o lado oposto. Ainda temos um longo caminho a percorrer para que seja possível colocar os jogadores a suportar fisicamente tantos jogos. Acredito mais que o nível do jogo possa baixar, devido ao cansaço dos jogadores.

Felizmente, até agora, nunca tive mais do que um jogador ao mesmo tempo no departamento médico com lesões musculares. Durante o meu percurso, sempre tentei ser o mais exigente possível comigo próprio, tal como com os que trabalhavam comigo. O mérito não é só do preparador físico, da mesma forma que, quando existem várias lesões, a culpa não é exclusiva dele, mas exigir o máximo dos meus colegas de trabalho é fulcral para nos mantermos sempre num nível o mais alto possível.

Thierry Correia - Lesão
Fonte: Valencia CF

Para se ter sucesso nestas circunstâncias, o comprometimento do jogador com a causa é muito importante. Ser jogador profissional não é trabalhar apenas aquela hora ou jogar os 90 minutos. Tal como referi, o trabalho complementar, o que não é visto, é o mais importante num profissional. Se não houver este trabalho, juntamente com a ajuda de profissionais de elite, que regulam as cargas e fazem descansar jogadores, as lesões podem começar a aparecer e, por vezes, pode começar a haver desconfiança nas capacidades do grupo de trabalho, especialmente, da equipa técnica. Psicologicamente, o jogador pode alterar os seus comportamentos, fazendo surgir divergências entre colegas, por um ou outro poder estar um pouco mais sensível. Tudo somado, pode levar à existência de mais problemas para o treinador principal.

Como conclusão, considero que esta onda de lesões de atletas como Di Maria, Bah, Daniel Bragança, entre muitos outros, deve-se ao facto do número de jogos ter aumentado, fazendo com que os jogadores não tenham tempo para a recuperação total. Como muitos deles, são importantes para as respetivas equipas, entende-se que o treinador principal os queira colocar mais vezes e mais tempo, levando-os ao limite. São decisões difíceis de tomar: ou temos os melhores em campo, aqueles que podem decidir jogos, ou não temos e, consequentemente, existe menor qualidade de jogo.

Em suma, o fundamental para o trabalho dos preparadores físicos e dos fisiologistas passa pela necessidade de criar um canal direto de contacto com o treinador principal, para que se possam ajustar, de forma significativa, as cargas de cada jogador no treino, de modo a permitir uma melhor utilização em contexto competitivo.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Olympiacos disposto a avançar com 10 milhões de euros por defesa do FC Porto

O Olympiacos está na disposição de chegar aos 10 milhões de euros para contratar Zé Pedro. Defesa representa o FC Porto.

Fenerbahçe oferece 12 milhões ao Braga por médio e vê proposta negada

O Fenerbahçe procura fechar a contratação de Rodrigo Zalazar. Turcos viram proposta de 12 milhões de euros rejeitada pelo uruguaio do Braga.

Luís Freire ambicioso na 1ª conferência como selecionador dos sub-21: «Queremos estar no Europeu e ser campeões da Europa»

Luís Freire falou aos jornalistas após a sua primeira convocatória como selecionador de Sub-21 de Portugal. A equipa das quinas vai defrontar o Azerbaijão e a Escócia.

Benfica tem rival da Premier League pela contratação de Mohamed Amoura

O Benfica tem concorrência da Premier League para a contratação de Mohamed Amoura. O Wolverhampton está na corrida pelo jogador que deve continuar pelo clube alemão.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o valor total da indemnização que José Mourinho receberá do Fenerbahçe

José Mourinho vai receber cerca de 15 milhões de euros após a saída do Fenerbahçe. Valor é maior do que o noticiado anteriormente. José Mourinho deixa o Fenerbahçe após uma temporada e uns pozinhos.

Benfica ainda vai reforçar mais 2 posições até ao final do mercado

O Benfica continua a querer reforçar o plantel. Depois de Georgiy Sudakov, águias procuram mais dois jogadores no mercado, um extremo para cada lado do campo.

Fábio Silva oficializado como novo ponta de lança do Borussia Dortmund

Fábio Silva já foi confirmado como reforço do Borussia Dortmund. Avançado internacional português chega à Alemanha proveniente do Wolverhampton após empréstimo ao Las Palmas.