Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP. Iniciou a carreira de treinador no Luxemburgo, sendo que a sua primeira experiência sénior foi no Muhlenbach, tendo estado também no US Mondorf-les-Bains. Esteve na Arábia Saudita onde foi coordenador de formação no Al Wehda e treinador no Al Najran e Al-Khaleej. Orientou ainda o Al Jabalain.
Na passada semana, o Benfica assegurou a contratação de Richard Ríos, médio colombiano, com quem me cruzei, como adversário, aquando da minha passagem pelo Botafogo. É um jogador que conheço bem, fruto de o ter defrontado por três vezes, quando atuámos diante do Palmeiras, no Paulistão e na Copa do Brasil.
É fácil falar de Ríos e das suas qualidades e capacidades futebolísticas. Considero-o um jogador de alta cilindrada e que controla o jogo com e sem bola. É um box-to-box que tem muita influência nos duelos físicos a meio-campo e que gosta de chegar à frente. Outra das características que destaco é o remate muito forte que possui.

Esta opção do Benfica foi muito acertada, já que o Richard Ríos está num bom patamar de maturidade tática, após o trabalho sob o comando de Abel Ferreira no Palmeiras, durante três épocas. Pelo que tenho visto, considero que neste momento o Ríos sabe agora melhor o que fazer com e sem bola, pois é muito agressivo na reação à perda da mesma. Considero como sendo um médio completo.
A adaptação ao campeonato português não vai ser um problema, já que trabalhou com Abel Ferreira, que tem treino e modelo exigentes. Traz do Palmeiras a pressão de ter de ganhar sempre e atuar em estádios cheios. Pelo que conheço da observação que fiz de Richard Ríos, acredito que possa não ficar muito tempo no Benfica.
Estou convencido de que vai encaixar muito bem naquela que é a ideia de jogo de Bruno Lage, pois combina a capacidade física com a produção criativa. Não considero Ríos um médio criativo, mas possuiu uma grande capacidade técnica e golo, para além de ter de conseguir neutralizar o jogo do adversário. Richard Ríos pode ainda ser utilizado na posição 8 do meio-campo.