A liderança de Carletto

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Em tempos idos tirei os dois primeiros níveis de treinador de futebol, cumpri o sonho de ser treinador do clube da minha terra e se muitas vezes, a esse nível e olhando à distância, o resultado acaba por não ser o mais importante, a verdade é que a bola entrar ou não faz toda a diferença na carreira de um treinador. Mas há muito mais além disso.

COM O TÍTULO JÁ CONQUISTADO, IRÁ O REAL MADRID CF VENCER O DÉRBI FRENTE AO CLUB ATLÉTICO DE MADRID? APOSTA NA BWIN.PT!

Nunca terei sido um treinador brilhante, acredito que também não fui péssimo enquanto andei por esse meio, e mais importante que tudo o resto tenho hoje muitos amigos que fiz durante essa etapa da minha vida. Em dois períodos distintos, deverão ter sido umas 12 épocas, talvez. E se houve algo a que sempre dei importância foi à questão do relacionamento com os jogadores. Eles são, afinal de contas, quem define o presente e o futuro de um treinador. E sempre considerei que um treinador está sempre muito mais perto do sucesso se tiver um plantel que aceite a sua ideia e que queria ir com ele até ao fim. Mesmo que, no plano teórico, não seja superior a alguns adversários.

O que tem acontecido no Santiago Bernabéu este ano fez-me reforçar essa crença. Carlo Ancelloti chegou a Madrid para tentar reorganizar o futebol do Real, no Verão em que o Real se despediu da dupla de centrais formada por Sérgio Ramos e Varane, um dos pilares de várias conquistas das épocas anteriores.

O experiente treinador italiano, que deixou o Everton para voltar a Madrid, recebeu o consagrado Alaba e mais tarde o jovem Camavinga como únicos reforços. Recuperou Ceballos e Isco para quando fossem necessários. Deu a Vinícius a serenidade necessária para se tornar numa referência da equipa, retirou a Rodrygo a responsabilidade de ter de ser sempre decisivo (algo que já tinha prejudicado a afirmação de Vinícius) e esperou pelo crescimento natural de quem tem o talento do jovem número 21. A par de tudo isto, coincidência ou não, Benzema faz a época que vai fazer dele, se o futebol for justo, melhor jogador da época.

O Real Madrid não só foi campeão, também beneficiando de uma época mais atípica dos principais adversários na luta pelo título espanhol, como conseguiu fazê-lo a cinco jornadas do fim da LaLiga 2021/2022. E como se isso não fosse suficiente, Carlo Ancelotti, o homem da Décima, voltou a apurar o Real Madrid para uma final da Champions League.

Com a conquista do campeonato, Carletto passa a ser o único treinador da história do futebol a ser campeão nas cinco principais ligas europeias: Itália (AC Milan), França (PSG), Alemanha (Bayern), Inglaterra (Chelsea) e, agora, Espanha (Real Madrid). É também o primeiro a chegar a cinco finais da prova: três com o AC Milan (2003, 2005 e 2007) e duas com o Real Madrid (2014 e 2022).

Voltando ao tema da relação com os jogadores, no final da fantástica eliminatória das meias-finais da Champions com o City guardei uma frase de Ancelotti quando lhe perguntaram se ia voltar a fumar um charuto, como na fotografia que correu o mundo em que o técnico está, em grande estilo, de charuto na boca ao lado de vários jogadores. Disse o italiano: “Não fumo charutos. Fumei apenas para a fotografia com os meus amigos. Os jogadores são meus amigos”.

Quando muitos treinadores tentam fazer vingar a ideia de que a distância para com os seus jogadores pode ser uma boa receita para o sucesso, Carlo Ancelotti prova exatamente o contrário. Toni Kroos, após esse jogo, confessou que o treinador falou com ele, Modric e Marcelo antes de tomar as decisões das últimas substituições. Elucidativo quanto à forma de liderar do italiano. Diálogo. Confiança. Liderança. Três palavras que podem ajudar a definir Carlo Ancelotti.

Já agora, lembro que o criticado 10.º lugar com o Everton, a três pontos das competições europeias, teria com certeza muitos adeptos nos Toffees: quando escrevo estas linhas, o Everton está abaixa da linha de água na Premier League e corre sérios riscos de descer de divisão.

Veremos o que ainda reserva o futuro a Carletto Ancelloti. O homem tranquilo, que tranquiliza e que, acima de tudo, ganha. Sim, porque a bola entrar ajuda mesmo muito.

 

Artigo da opinião de Pedro Castelo,

jornalista ELEVEN

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há datas para as partidas entre o Benfica e o Real Madrid

Já são conhecidas as datas e as horas dos encontros entre o Benfica e o Real Madrid, relativos ao playoff da Champions League.

Fermín López renova com o Barcelona até 2031

O Barcelona anunciou durante esta sexta-feira a renovação de contrato de Fermín López até ao verão de 2031.

Ainda te recordas de Ruben Kluivert? Defesa pode mudar de clube ainda em janeiro

Ruben Kluivert pode deixar de ser jogador do Lyon no mercado de janeiro. O defesa conta com interessados nos seus serviços.

Barcelona fecha empréstimo de avançado egípcio do Al Ahly

O Barcelona assegurou o empréstimo com opção de compra de Hamza Abdelkarim. O avançado egípcio representava anteriormente o Al Ahly.

PUB

Mais Artigos Populares

Percurso de Robert Lewandowski no Barcelona está a chegar ao fim: «Vamos aproveitar ao máximo»

Robert Lewandowski encontra-se em final de contrato com o Barcelona e não se deve manter no emblema da Catalunha.

Espanyol assegura empréstimo de avançado belga que chegou a ser associado ao FC Porto

Espanyol assegurou o empréstimo de Cyril Ngonge proveniente do Nápoles. O avançado belga chegou a ser associado ao FC Porto.

Juventus pondera incluir João Mário em negociação e já existem conversações

A Juventus está interessado na contratação de Emil Holm, com João Mário a poder rumar ao Bolonha, por empréstimo.