Tribuna VIP: Uma janela de novas oportunidades e de novos mercados

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

O mercado de transferências já é um ecossistema isolado no futebol. Tem ganho uma enorme dimensão nos últimos anos e em 2023, ganhou um novo jogador: a Liga da Arábia Saudita. Durante o verão, as transferências já são um dos protagonistas da agenda mediática.

De 10 em 10 minutos, é quase impossível não vermos uma confirmação ou um rumor de transferência nas redes sociais e na imprensa. Nesta altura do ano, assim que acordo e tomo o pequeno-almoço, vou logo passar rapidamente pela minha lista do Twitter chamada “Transferências” em que tenho órgãos de comunicação social e vários “fontanários” que me contam as novidades do dia. Às vezes penso: como é que há tantos jogadores e tantas transferências só num dia? Realmente, já é quase uma indústria à parte do futebol.

Este ano, acho que todos estamos surpreendidos pela abordagem fortíssima da Arábia Saudita, até porque foi um país que apostou forte num projeto na Premier League, o Newcastle, e teve os seus frutos muito rapidamente, com a qualificação para a Champions League. A chegada de Cristiano Ronaldo foi só um sinal, já que a Liga Saudita gastou mais de 400 milhões de euros este verão e eles prometem não ficar por aqui. Contudo, acho que ainda todos desconfiamos dos próximos passos desta Liga saudita.

Muitos milhões, muitas notícias, mas a verdade é que eu não consigo deixar de reparar que notícias do mercado nacional quase que aparecem por acaso. Continuamos literalmente na sombra desta indústria. Outro fator interessante é perceber que, grandes clubes como o Manchester City e o Liverpool têm contratado pouco, e outros como o PSG e o Real Madrid estão numa fase de transição. Para estes, a abordagem ao mercado mudou.

Para terminar, o futuro de certos jogadores. Dá pena ver a situação de João Félix, é angustiante o momento de Mbappé e a novela Kane e Bayern já enjoa. Claramente já se viu que o lado financeiro é sempre o mais importante, mas o lado desportivo destes jogadores pode ficar com uma marca irreparável, e a carreira de João Félix nos últimos anos é um bom exemplo. Até 31 de agosto, lá vou eu continuar com a minha rotina, sempre à espera de ser surpreendido com um negócio que nunca ninguém descobriu nem tinha ideia que pudesse acontecer. Esses são os meus preferidos.

Artigo Tribuna VIP da autoria de Pedro Afonso

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

GP San Marino: Marc Márquez leva o match point para o Japão

Acabou por não ser fácil, mas Marc Márquez regressou às vitórias no Mundial de MotoGP, vencendo o Grande Prémio de San Marino.

João Noronha Lopes apresenta projeto para o futebol com Pedro Ferreira e Tomás Amaral

João Noronha Lopes apresentou novos detalhes da sua proposta para o Benfica. Pedro Ferreira e Tomás Amaral confirmados no projeto.

Rui Vitória deixa o comando técnico do Panathinaikos

O Panathinaikos oficializou o despedimento de Rui Vitória. O técnico português foi afastado depois de um mau arranque no campeonato da Grécia.

Ruben Amorim mencionado… na Casa dos Segredos: «Dei um tiro de pressão de ar ao meu compadre e treinador do Manchester United»

Ruben Amorim está sob críticas... e não só. Treinador do Manchester United mencionado na Casa dos Segredos por Bruno Simão, com quem jogou na formação do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto já definiu o sucessor de Nehuén Pérez no imediato

Nehuén Pérez lesionou-se com gravidade e corre sério risco de não voltar a jogar pelo FC Porto esta época. Gabriel Brás vai ser promovido à equipa A.

Fotis Ioannidis reage à estreia pelo Sporting: «Vamos continuar assim»

Fotis Ioannidis já deixou uma mensagem após a estreia pelo Sporting. Avançado somou alguns minutos na vitória diante do Famalicão.

Desde que Ruben Amorim assumiu o Manchester United, nenhum clube ainda na competição fez tão poucos pontos na Premier League

Ruben Amorim atingiu mais uma marca negativa no Manchester United. Técnico tem o pior registo nos clubes da Premier League desde que chegou.