Tribuna VIP: Quem me dera ser inglês, mas só ao fim de semana

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Não se trata de gostar mais do frio do que do calor. Ou de preferir a chuva ao sol. Muito menos de conduzir à direita. E, por favor, nem me falem de fish and chips…

Trata-se de gostar de futebol. Cada vez mais. E de ter menos paciência para intrigas. Cada vez menos. Sou um fã do futebol. Daquele bem jogado onde o que realmente interessa é o que se joga dentro das quatro linhas.

Gostava de viver num país onde toda a gente discutisse o onze inicial, a tática, a mentalidade da equipa, as escolhas dos treinadores. Em vez disso, vivo numa realidade em que muitos nem sabem o onze inicial, mas conhecem o árbitro, criticam o árbitro, conhecem o passado do árbitro, sabem onde mora o árbitro. Vocês percebem…

Os jogadores podem errar, falhar um golo isolados, entregar o ouro ao adversário. Mas ai do árbitro que não marque um penálti a favor da minha equipa! Disso, sim, vou-me lembrar durante anos e anos. E é disso, sim, que se vai falar durante semanas e semanas.

Será que os árbitros ingleses são tão melhores que os portugueses? Erram assim tão pouco? Não, não erram. Mas a mentalidade não é a de que o árbitro é que tem culpa de um mau resultado. Em Inglaterra não existe esta cultura da desculpabilização.

Como acham que reage um jogador que faz um mau jogo e depois vê treinadores e dirigentes criticarem um árbitro? “Ah, se calhar nem estive assim tão mal”, pensará.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Precisamos de medidas mais duras, para que o futebol seja, lá está, menos duro. Em 2018, Rafael Benitez, na altura treinador do Newcastle, disse em relação a um árbitro antes de um jogo: “Tenho muita confiança nele. Tem muita experiência apesar de expulsar muitos jogadores da nossa equipa”. Foi multado em quase 70 mil euros (!) por condicionar a equipa de arbitragem. A base é esta. Não é o árbitro que interessa, mas sim o jogador.

Engane-se quem pensar que em Inglaterra todas as equipas jogam para ganhar. Essa é uma ideia errada. Mas não jogar para ganhar não quer dizer não jogar. É perfeitamente normal que o West Bromwich chegue a Anfield e alinhe num 6-4-0. E isso é mais do aceitável. O que não consigo aceitar é que se tente não jogar para sair de algum estádio com um mísero ponto. Se alguém quiser conquistar um 0-0 tem de trabalhar para isso. Tem de defender bem, ter de ter união, espírito de sacrifício. Não deve, e sobretudo não pode, não jogar. Demorar 45 segundos para bater um pontapé de baliza. Cair no relvado e pedir assistência médica desde os primeiros segundos do jogo.

Em Portugal, isso é intitulado experiência. Enganar o árbitro ou perder tempo é visto como matreirice. Em Inglaterra és tão criticado que nem te apetece sair de casa no dia seguinte.

Portanto, deixem-me viver em Portugal e aproveitar tudo o que de tão bom temos aqui. Mas, por favor, a cada fim de semana enviem-me para Inglaterra. Deem-me residência em Brighton, se for preciso. Mas deixem-me apreciar o futebol no seu estado mais puro.

P.S.: Foi com enorme orgulho que aceitei o convite para escrever no Bola na Rede. É um projeto que tenho acompanhado ao longo dos últimos anos, e fico muito feliz por ver o seu crescimento ano após ano. Só desejo que assim continue. Um órgão de comunicação para quem gosta realmente de futebol e que evita as tais polémicas desnecessárias e gratuitas. Um pouco à semelhança do futebol inglês, não é?

Artigo de opinião de Ricardo Rampazzo, narrador da ELEVEN


TIP BET.PT – APOSTA AQUI

De forma muito curiosa o favorito é o Manchester City FC com uma odd de 2.10. O Liverpool FC tem uma odd de 2.60, o Manchester United FC tem 7.50 e o Tottenham Hotspur de José Mourinho conta com 15.00. Em quem apostas?

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.