Um dos grandes premiados da gala do Sporting (com direito a piada), Morten Hjulmand é uma das figuras da Primeira Liga e, possivelmente, o atleta dinamarquês mais influente a atuar em Portugal. Num momento em que a liderança de um dos principais clubes do país está nas mãos de um representante da Dinamarca, fomos descobrir outros atletas dinamarqueses que brilharam nos nossos campeonatos no século XXI. A lista é curta, mas tem dois nomes bem conhecidos e algumas surpresas:
Alexander Bah
Membro do plantel principal do Benfica há quatro temporadas, o defesa-direito Alexander Bah é o outro internacional dinamarquês a atuar na I Liga na atualidade. Chamado a representar a sua seleção em 20 ocasiões, Bah ainda não completou nenhum jogo pelo Benfica na presente temporada, mas já realizou mais de 100 partidas oficiais pelo clube desde que foi contratado.
Antes de chegar a Portugal, jogou por dois clubes de meio de tabela do seu país-natal (Koge e Sonderjyske), destacando-se mais tarde pelas suas atuações ao serviço do Slavia Praha.
Conrad Harder
Visto, a certo ponto, como o sucessor natural de Viktor Gyokeres no Sporting, Conrad Harder acabou por deixar Alvalade na mesma janela de transferências em que o seu mentor assinou pelo Arsenal. O ponta de lança dinamarquês, de apenas 20 anos, nunca chegou a assumir a titularidade em Portugal, mas convenceu os adeptos com as suas exibições.
Contratado pelo Leipzig por 24 milhões, Harder ainda só conseguiu marcar um golo desde a sua chegada à Alemanha.
Segundo as principais casas de apostas, o Leipzig de Harder é o 4.º clube favorito para o campeonato alemão. Em Portugal, você pode utilizar o código promocional Betclic para apostar na Bundesliga e noutras Big 5.
Sebastian Svard
Para encontrar a grande surpresa da lista, é preciso recuar até à primeira década do século XXI. Mesmo que muitos não o saibam, ou sejam demasiado novos para lembrar, o defesa direito dinamarquês Sebastian Svard chegou a ser uma jovem promessa de gabarito internacional. Contratado pelos gigantes do Arsenal ao FC Kobenhavn quando tinha apenas 18 anos, Svard nunca esteve à altura do seu potencial e jogou menos de 10 vezes pelo clube londrino. Pelo meio, esteve emprestado a vários clubes, incluindo o Vitória SC de 2005/06, onde partilhou balneário com outros nomes esquecidos do futebol português, de Marek Saganowski a Selim Benachour (o Vitória acabou por ser despromovido nessa época). Curiosamente, a temporada em Guimarães foi uma das melhores da carreira de Svard, que foi recrutado pelo Borussia Mönchengladbach. Por nunca chegar ao nível exigido, fez poucos jogos na Bundesliga antes de se aventurar por campeonatos de menor expressão em Israel, na Islândia, ou na Tailândia.
Jovens jogadores do Mafra
Nas suas épocas mais recentes na II Liga, o Mafra contou com vários jovens dinamarqueses no plantel, fruto de uma parceria com o Midtjylland. A maioria não se destacou, mas existem três casos de sucesso:
- Viktor Bak Jensen: fez 18 jogos pelo Mafra em 2023/24 e atualmente brilha na ala esquerda do Midtjylland;
- Valdemar Byskov: médio ofensivo ex-Mafra que já leva 7 golos pelo Midtjylland nesta temporada;
- Andreas Nibe: um dos jogadores mais influentes do Mafra nas duas últimas épocas de II Liga, atualmente no Sparsborg (Noruega).
Apesar de ainda estar associado ao Midtjylland, o Mafra não tem nenhum atleta dinamarquês no plantel atual.

