

A nona jornada da Primeira Liga de Futsal chegou ao fim e sem dúvida que o Eléctrico foi a equipa sensação desta semana. O conjunto de Ponte de Sor venceu pela primeira vez na história o Sporting CP. Quem beneficiou desta derrota leonina foi o SL Benfica.
Os encarnados só sabem vencer e distanciam-se na liderança do campeonato português e, também, aproveitaram o empate dos Leões Porto Salvo na casa do Ferreira do Zêzere. O Rio Ave regressou às vitórias e com goleada, SC Braga e Quinta de Lombos dividiram os pontos e o AD Fundão somou a segunda vitória consecutiva.
Numa jornada com uma vitória histórica, goleadas e golos nos últimos segundos ficam aqui cinco jogadores que se destacaram na nona jornada da Primeira Liga de Futsal.
5.


Afonso Jesus (SL Benfica) – Na abertura da jornada, o Benfica derrotou o FC Famalicão, por 4-2. Num jogo, que contou com três expulsões, Afonso Jesus mostrou o porquê de ser uma das peças cruciais de Cassiano Klein. O internacional português com um golo e uma assistência resolveu o encontro. Serviu Higor de Souza no primeiro golo da partida e fez o terceiro golo do Benfica, a faltar dez minutos para o fim. O capitão das águias aproveitou um excelente passe de Lúcio Rocha para acabar com as esperanças famalicenses.
4.
Uesler (AD Fundão) – Num duelo entre as duas equipas do fundo da tabela, o Fundão conquistou a segunda vitória no campeonato diante o ADCR Caxinas. Uesler foi o herói da partida. O Caxinas até marcou primeiro, mas o fixo brasileiro igualou o marcador, através de grande penalidade. A buzina estava prestes a tocar e o empate era o resultado previsto, mas a quatro segundos do fim, aconteceu futsal. Uesler, numa reposição lateral, assistiu Tiago Tavares, que ao segundo poste fez o 2-1.
3.
Dinis Ramos (Rio Ave) – O fixo português bisou na goleada do Rio Ave frente ao Torreense. A equipa da casa entrou com tudo e aos dez minutos já vencia por 2-0. Dinis Ramos foi o autor do segundo golo da partida com um remate rasteiro. Antes do intervalo, o Torreense ainda reduziu. O fixo sentenciou o resultado em 4-1, nos segundos finais. Recuperou a bola e finalizou para uma baliza deserta, uma vez que a equipa visitante jogava com o guarda-redes avançado.
2.
Henrique Vicente (Eléctrico FC) – Na vitória épica frente ao Sporting, por 2-4, Henrique Vicente foi um dos destaques da partida, ao fazer dois golos. O ala português inaugurou o marcador, aos dez minutos de jogo. Numa desatenção defensiva dos leões, Henrique Vicente bateu Bernardo Paçó, que não ficou nada bem na fotografia. Na segunda parte, o Sporting entrou melhor e fez o empate, mas não durou muito. O ala surgiu, novamente, solto na esquerda e cara a cara com Paçó colocou a bola por baixo das pernas do guardião leonino para fazer o 1-2.
1.


Diogo Basílio (Eléctrico FC) – O capitão do Eléctrico foi de longe o melhor jogador da semana. Na primeira parte, foi uma autêntica muralha ao não deixar passar nada e o Sporting bem tentou. É certo que contou com a ajuda dos postes, mas sem Diogo Basílio, o Eléctrico, dificilmente, sairia do Pavilhão João Rocha com os três pontos. Chegou a uma altura em que perdi a conta de quantas defesas de alto nível que Basílio tinha feito. Apesar de ter sofrido dois golos no segundo tempo, a performance de alto nível continuou. Não me recordo de uma exibição tão boa de um guarda-redes como a de Diogo Basílio e quem sabe se não volta a ser uma das escolhas de Jorge Braz.
