O Euro como um trampolim: Jaka Bijol e Dennis Man merecem o salto

    O entusiasmo em torno desta edição do Euro 2024 era notório e efetivamente tem correspondido às expectativas. Fora das quatro linhas, a competição tem sido eletrizante. Adeptos fervorosos que têm apoiado de forma incondicional as suas seleções, criando uma atmosfera única e empolgante.

    A energia e a euforia de milhares de apoiantes que vão fazendo do torneio um evento incomparável em relação às restantes competições a nível de seleções no panorama mais recente. A emoção e a incerteza têm pautado a enorme maioria dos confrontos disputados até ao momento, verificando-se uma aproximação do ponto de vista qualitativo entre as nações tradicionalmente mais fortes e as equipas de menor calibre. 

    As competições de maior prestígio funcionam muitas vezes como uma montra para jogadores menos conhecidos que atuam em ligas secundárias ou em emblemas de dimensão mais reduzida, estando o mesmo a ser um próspero exemplo disso. A Eslovénia tem demonstrado ser uma agradável surpresa e apesar dos holofotes estarem direcionados para as estrelas, Jan Oblak e Benjamin Sesko, as prestações de Jaka Bijol não devem ser ignoradas.

    A Roménia, que apenas numa ocasião garantiu a passagem para a fase a eliminar de um Euro, pode estar muito próxima de repetir esse feito. Numa equipa que tem como principal figura o central do Tottenham, Dragusin, o nome de Dennis Man também vai chamando à atenção. Esta dupla tem-se exibido de forma fantástica, justificando inquestionavelmente o salto para outros patamares competitivos. 

    Jaka Bijol

    Jaka Bijol tem 25 anos e atua como defesa-central na Udinese. O esloveno joga preferencialmente numa linha defensiva composta por quatro jogadores, contudo as suas características também lhe permitem desempenhar o papel de central do meio num sistema com cinco defensores. É um especialista nos duelos defensivos. No ar é imponente algo que ficou bem patente neste Euro, no embate com a Sérvia, onde teve pela frente avançados extremamente físicos como Vlahovic e Mitrovic.

    Compensa a sua falta de velocidade com uma tremenda capacidade de leitura de jogo, permitindo-lhe estar quase sempre bem posicionado e antecipar a maioria das jogadas. Em adição, é extremamente agressivo e competente no desarme. No processo ofensivo, demonstra igualmente uma qualidade excecional.

    O seu passado como médio mais recuado é notório no momento de construção. Quebra linhas com relativa facilidade e ao nível do passe longo também assume destaque. Tem perfil de líder e após este Euro não é de estranhar que se transfira para um clube de maior importância, sendo na minha opinião o Inter de Inzaghi, uma bela opção para Bijol.

    Dennis Man

    Dennis Man tem 25 anos e atua como médio-direito no Parma. Os Gialloblù conquistaram a Serie B e a influência do romeno foi por demais evidente, contribuindo com 11 golos e seis assistências. Neste Euro 2024 vai se notabilizando como um dos principais elementos da sua seleção no momento ofensivo, registando até então duas assistências.

    É um jogador a quem lhe é conferida alguma liberdade de movimentos, jogando bem aberto no corredor direito ou atuando em zonas mais centrais. Apresenta um controlo de bola excecional e uma capacidade de drible igualmente brilhante.

    Nos duelos ofensivos é extremamente desconcertante, o que é justificado pela sua boa velocidade e imprevisibilidade. Diferencia-se dos demais em espaços curtos, não só pela sua habilidade, como também pela agilidade que possui. É um criativo, destacando-se no último passe. No capítulo da finalização demonstra qualidade, especialmente dentro de área. O facto de ser canhoto e de possuir elevados índices técnicos relembram Riyad Mahrez.

    Apesar do Parma ter ascendido ao escalão principal do futebol italiano, o romeno pode aspirar a voos maiores. O Borussia Dortmund já demonstrou interesse no jogador ou mesmo o Crystal Palace na ótica de substituir Michael Olise, podem ser opções viáveis para Dennis Man. 

    O que esperar depois do Euro?

    Independentemente do desfecho final do Euro 2024 para ambas as seleções, Jaka Bijol e Dennis Man já demonstraram toda a sua qualidade.

    A dupla que atua no futebol italiano merece o salto para emblemas mais consagrados.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares