Segue o festival do Euro 2024 | Portugal x Turquia

    Euro 2024, Grupo F, 2ª jornada: sábado, 17h00, 22 de junho de 2024.

    A ANTEVISÃO: NÃO QUEREMOS SABER DE CALCULADORAS

    Este sábado já é dia de fazer contas para a Seleção Nacional… das boas! De cabeça e sem recurso a calculadora ou a calculismos. Portugal e Turquia enfrentam-se esta tarde na segunda jornada do grupo F deste Euro 2024 e depois da vitória na jornada inaugural ficaram em posição privilegiada nesta ronda.

    No caso da Seleção Nacional, a matemática é simples: a vitória sobre os turcos vale a qualificação para os oitavos de final e se a Geórgia não vencer a Chéquia no outro jogo também significará a vitória no grupo F. Para a Turquia, é válido o mesmo argumento, mas esta terá de vencer Portugal e esperar que a Chéquia não vença a Geórgia.

    Claro que a qualificação e a vitória no grupo (esta a fazer com que Portugal apanhe nos “oitavos” um dos terceiros classificados dos grupos A, B ou C, ao invés de lhe poder tocar o primeiro do grupo D, que inclui França e Países Baixos) são o objetivo primordial, mas há um bónus que não pode ser menosprezado: o vencedor deste jogo poderá dar-se ao luxo de cumprir calendário na terceira e última jornada da fase de grupos e fazer descansar os titulares e mais utilizados, por forma a estarem mais fresquinhos para o início da fase das eliminatórias. É preciso motivação adicional para o jogo deste sábado? Cremos que não…

    Assim, a chave estará nestes três aspetos simples: mudar o sistema – corrigir os erros da primeira jornada e, possivelmente, regressar ao 4-3-3 -, triunfar perante a líder Turquia e, acima de tudo, marchar rumo aos oitavos-de-final. Mas o simples não rima com fácil e Portugal, para além da ambição, irá precisar de muita atenção. Contra a Chéquia, defensivamente, a seleção lusa não teve grandes problemas – único lance de perigo resultou no golo de Lukas Provod -, contudo, os turcos apresentam armas bem diferentes.

    Roberto Martínez
    Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

    Nas bancadas, desde logo, a seleção turca irá jogar praticamente em casa e, dentro de campo (o mais importante), conta com muito talento individual.  Para além de Orkun Kokçu – cara bem conhecida dos portugueses -, Hakan Çalhanoglu e Arda Guler prometem ser uma grande dor de cabeça. O médio do Inter promete discernimento e frieza com bola, Kokçu promete definição e Guler promete irreverência e fantasia (fez um golaço contra a Geórgia).

    Mas talento também não é algo que Roberto Martínez se possa queixar. Aliás, bem pelo contrário. Como tal, depois de uma exibição aquém do esperado na primeira jornada, o espanhol deverá efetuar mexidas no onze, como assumiu em conferência de imprensa de antevisão. O sistema com três centrais – Nuno Mendes a falso central – não resultou totalmente e o regresso de  João Palhinha poderá criar um impacto positivo contra a Turquia. Ofensivamente, Bernardo Silva esteve algo desaparecido contra a Chéquia e a entrada de João Félix pode ser benéfica.

    Tudo somado, o talento existe dos dois lados, ainda que, Portugal – historicamente e atualmente – tenha responsabilidade acrescida de vencer e convencer. Em adição, a seleção nacional venceu sempre os turcos em Europeus (três triunfos em três jogos) e o histórico geral é muito favorável: em nove jogos, foram sete vitórias e apenas duas derrotas. Pede-se nova dose de inspiração lusa e, sublinhe-se, CR7 nunca marcou contra a seleção turca. Resta saber se ele e a seleção, no seu todo, está preparada para aguentar a pressão e não tremer perante o fervor turco.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Nos últimos nove jogos realizados numa fase de grupos do Europeu, Portugal só perdeu um.
    2. Portugal procura a segunda vitória em dois jogos na fase de grupos do Europeu, o que já conseguiu por duas vezes: 2000 e 2008.
    3. Portugal soma duas vitórias consecutivas.
    4. A Turquia venceu na primeira jornada, algo que nunca tinha acontecido num Europeu.
    5. A Turquia venceu a Geórgia na primeira jornada do Euro 2024, a única vitória dos turcos nos seis últimos jogos.
    6. A última vitória da Turquia frente a Portugal foi em 2012: 1-3 no Estádio da Luz, num jogo de preparação.
    7. O último jogo entre as duas equipas foi em março de 2022, na fase de qualificação para o Mundial: no Estádio do Dragão, Portugal ganhou por 3-1.
    8. O último jogo entre as duas equipas no Campeonato da Europa foi em 2008, com triunfo português por 2-0.
    9. Em Campeonatos da Europa, as duas equipas já se defrontaram por três vezes, sempre com vitória de Portugal.
    10. Com quatro golos em dois jogos, Eusébio é o melhor marcador dos duelos entre Turquia e Portugal.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Ardar Guler – O médio-ofensivo do Real Madrid é um verdadeiro prodígio. Vem buscar jogo, associa, assume a batuta, dribla e sabe rematar em jeito, como se viu no grande golo que fez frente à Geórgia, sem qualquer hipótese para o guarda-redes. Nas entrelinhas, poderá ser uma dor de cabeça para os jogadores lusos que, por isso, terão de estar muito atentos às suas permutas posicionais e constantes movimentações.

    Vitinha – O médio do PSG foi eleito o melhor em campo frente à Chéquia e a exibição não foi para menos. Completo, desinibido e muito confortável em praticamente todos os papéis que desempenha, o jogador formado no FC Porto já pode ser considerado um dos melhores médios do Mundo. A sua qualidade é, claramente, uma mais-valia para a Seleção Nacional, pelo que, com ele em campo, Portugal estará sempre mais perto de vencer.

    XI´s PROVÁVEIS

    Turquia: Mert Gunok; Mert Muldur; Samet Akaydin; Abdulkerim Bardakci; Ferdi Kadioglu; Hakan Çalhanoglu; Kaan Ayhan; Arda Guler; Orkun Kokçu; Kenan Yildiz; Baris Yilmaz.

    Treinador: Vincenzo Montella

    «No nosso país dizem que não jogamos ofensivamente porque não temos um avançado, mas fiquei contente por um técnico de valor como Roberto Martínez ter falado do nosso jogo ofensivo. Precisamos de ser melhores defensivamente contra Portugal. Precisamos de não deixar espaço para o adversário. Quando o fizermos, jogaremos o jogo que queremos».

    Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot; Pepe; Rúben Dias; Nuno Mendes; João Palhinha; Vitinha; Bruno Fernandes; João Félix; Rafael Leão; Cristiano Ronaldo.

    Treinador: Roberto Martínez

    «O estádio terá um bom ambiente, a Turquia tem muito apoio nas bancadas. Tem o jogo interior muito forte e precisamos de parar isso, de estar compactos e ter uma ideia clara de como pará-los, ainda que tenhamos de ser nós mesmos. O jogo contra a Geórgia mostrou uma Turquia que pode defender, mas que sabe atacar. O último golo deles mostra personalidade e atitude da parte deles».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Turquia 1-2 Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Raul Saraiva
    Raul Saraiva
    Jovem entusiasta e curioso, o Raúl tem 18 anos e está prestes a ingressar na Universidade. O seu objetivo é fazer jornalismo, de preferência desportivo, até porque a sua paixão pelo desporto é infindável e inigualável. Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora ver, falar e escrever sobre futebol, nunca fugindo às táticas envolvidas no mesmo. O desporto-rei é, assim, a sua grande paixão e o seu refúgio para escapulir nos momentos em que a sua grave doença se faz sentir. Ainda assim, também se interessa bastante por NBA, futsal, hóquei em patins, andebol, voleibol e ténis. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.