Quem é Andoni Zubizarreta? O homem que contratou Neymar e pode mudar o futebol do FC Porto

    FC Porto Cabeçalho

    Andoni Zubizarreta foi anunciado por André Villas-Boas, durante a noite de segunda-feira em entrevista à RTP, como o novo diretor desportivo do FC Porto, caso vença as eleições presidenciais marcadas para o dia 27 de abril. O espanhol passará a ser assim o homem forte do futebol e quem irá controlar o projeto futebolístico da instituição azul e branca, ocupando um cargo que se encontra praticamente ao abandono, atualmente.

    Contudo, quem é Andoni Zubizarreta? O basco é um dos nomes mais conceituadas no mundo da direção desportiva. O seu trabalho mais reconhecido foi no Barcelona, onde liderou o futebol entre 2011 e 2015 (inicialmente como diretor para o futebol e em seguida como diretor desportivo), tendo realizado contratações como Neymar Júnior, Ter Stegen, Jordi Alba ou Luis Suárez. Em suma, é o autor dos últimos grandes plantéis do conjunto de Camp Nou.

    Em janeiro de 2015 acabou demitido por Josep María Bartomeu, após um mau resultado diante da Real Sociedad, numa época em que a turma da Catalunha acabaria por vencer a La Liga e a Champions League. A última “orelhuda” que o Barcelona conquistou é, em parte, consequência do trabalho de Andoni Zubizarreta.

    Em seguida, rumou ao Marselha e cruzou-se com André Villas-Boas. Esteve no sul de França entre 2016 e 2020. Os dois elementos, conseguiram transformar a equipa gaulesa na principal rival do PSG, que lidera com total conforto o futebol do país. Não conseguindo brilhar como fez em Barcelona, Andoni Zubizarreta fez um trabalho aceitável, numa instituição conhecida por ser altamente instável e na qual os dirigentes e técnicos não aguentam muito tempo (veja-se o caso do hoje candidato às eleições do FC Porto). É com ele que chegam ao Vélodrome nomes como Dimitri Payet (regresso), Kostas Mitroglou, Kevin Strootman ou Duje Caleta-Car. Há que reter que não é tarefa simples ser diretor desportivo de uma equipa como o Marselha. Os adeptos querem sempre mais e mais, quando o clube não tem condições para tal.

    O grande defeito de Andoni Zubizarreta é o elevado gasto que provoca nas instituições. O espanhol compra caro. No Barcelona, conseguiu fechar todas as balanças de transferências no vermelho, investindo bastante capital em atletas que não resultaram, como Alex Song (19 milhões de euros), Thomas Vermaelen (19 milhões de euros) ou o ex-Benfica Douglas (quatro milhões de euros). Isto sem explorar a questão de Neymar Júnior, um negócio cujas alíneas são desconhecidas. O montante apontado é o de 88 milhões de euros, mas não é de descartar que o astro brasileiro tenha sido contratado por um valor superior.

    O seu histórico ao nível financeiro no Marselha é igualmente negativo. Andoni Zubizarreta consegue acertar na maioria das suas contratações, mas o valor das mesmas é elevado e isso fará mossa num clube como o FC Porto, que não vive o seu melhor momento. Caso André Villas-Boas vença as eleições, é previsível um “pequeno terramoto” no plantel dos dragões e o antigo guarda-redes terá uma grande palavra a dizer. Não se pode é esquecer que está num clube sob a mira da UEFA.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Borussia Dortmund decidido em manter Jadon Sancho

    O Borussia Dortmund continua com o mesmo plano: manter...

    Barcelona não pretende entrar em loucuras por João Cancelo e João Félix

    João Cancelo e João Félix estão emprestados atualmente ao...

    Leicester City sagra-se campeão do Championship

    O Leicester City sagrou-se vencedor do Championship 2023/24, depois...