Rui(m) e desenxabido

Começo esta minha intervenção a perguntar “até quando?”. Uma pergunta simples, à qual gostava de ter uma resposta convincente. Sinceramente, há situações que vão ocorrendo dentro do Sport Lisboa e Benfica que me deixam com cada vez menos palavras para descrever o que vou sentindo.

Apesar de eu ter cada vez menos palavras, o mesmo não vai acontecendo com Rui Vitória, que, semana após semana, tem vindo a aumentar o seu leque de frases e considerações tristes, vazias e completamente desajustadas. Eu continuo a pensar em que raio de mundo vive o treinador do SL Benfica e até hoje não consegui chegar a uma conclusão. Mas que é num mundo à parte, numa realidade paralela, disso não tenho a menor dúvida. Por vezes, pergunto-me se acreditará mesmo nas coisas que diz ou se simplesmente as diz para se escudar e convencer a si próprio do pouco jeito que tem para este espectáculo que é o Futebol.

Após o jogo na Madeira contra o CS Marítimo, Rui Vitória surpreendeu (sim, apesar de tudo continua a surpreender!) com um “mostrámos toda a nossa qualidade”. Após um jogo fraquíssimo, em que precisámos de um penalty para marcar e resolver o jogo, o treinador do SL Benfica defende que se mostrou toda a qualidade.

Melhor: a “nossa”. Mas qual “nossa”? A “nossa”, do Glorioso Sport Lisboa e Benfica, não foi de certeza. Estaria a falar em nome da equipa técnica? Em seu nome? Não entendo como Rui Vitória tem a ousadia de dizer que se fez um jogo de qualidade, quando foi mais um jogo mau, sofrido, sem chama. Além destas declarações, Rui Vitória mostrou-se também descontente por não ter tido bola na recta final do encontro. Aqui até entendo a sua parte, pois eu também ficaria descontente se o resultado fosse 0-1 e a minha equipa não tivesse a posse de bola controlada.

O que eu nunca faria era retirar jogadores como Jonas e Zivkovic do encontro. Ou talvez não colocaria um jogador com as características de João Félix somente aos 90 minutos, como que numa tentativa de “queimar tempo”. Não, esta não é a “nossa” qualidade. Esta é a qualidade de um treinador que, quase quatro anos depois, ainda não percebeu em que clube está.

Os adeptos do SL Benfica merecem mais respeito e menos areia enviada para os olhos
Fonte: SL Benfica

Não satisfeito, Rui Vitória decidiu bisar. Na conferência de imprensa de antevisão do encontro frente ao CDC Montalegre relativizou uma vez mais a contestação pela qual tem vindo a passar. Quando confrontado sobre as críticas dos adeptos benfiquistas após o jogo com o CS Marítimo, o treinador do SL Benfica perguntou “quais benfiquistas” é que o teriam criticado, dizendo depois que a equipa havia saído de campo debaixo de aplausos.

Ora, apesar de já mostrar aqui uma gritante falta de noção, eu quero acreditar que com a pergunta “quais benfiquistas?” Rui Vitória estaria somente a pedir que se enumerasse os benfiquistas que o haviam criticado e que não estivesse, de forma sonsa e baixa, a querer dizer que quem o critica é menos benfiquista. Vou acreditar que não é o caso e que aqui Rui Vitória estaria a “viajar na maionese”, perdido no seu universo paralelo.

“Foi um jogo de Taça, em que sabemos que é normal as equipas de escalão inferior se transcenderem. O CDC Montalegre acabou por fazer uma boa exibição e faltou fluidez ao nosso jogo, mas mérito ao adversário.” – Brutal hat-trick de Rui Vitória no espaço de uma semana! Apresentámos uma qualidade futebolística inferior à do oitavo classificado da série A do Campeonato de Portugal, mas a desculpa que o treinador do SL Benfica decidiu dar foi que a equipa transmontana se transcendeu por ser um jogo de Taça e “acabou por fazer uma boa exibição”.

Se não fosse tão triste até dava para rir. Justificar com uma questão de motivação a boa exibição de uma equipa do Campeonato de Portugal, que mostrou ter um modelo de jogo bem mais trabalhado que o do SL Benfica, é simplesmente surreal. Mais uma vez, Rui Vitória perdido na sua realidade paralela.

Termino esta minha intervenção da mesma forma como a comecei: a perguntar “até quando?”. Até quando vamos relativizar a situação que atravessamos? Até quando vamos levar com frases feitas e cheias de lugares comuns? Até quando vamos ter qualquer equipa minimamente competente a bater-se olhos nos olhos connosco, simplesmente porque o nosso treinador desvaloriza… o treino? Até quando vamos assistir ao gozo público e faltas de respeito constantes para com os sócios, adeptos e a própria instituição Sport Lisboa e Benfica?

Até quando?

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Miguel Reisinho está sem clube e tem interessados em Espanha, Itália e Turquia

Miguel Reisinho está sem clube desde a experiência no Boavista. Médio português tem mercado em Espanha, Itália e Turquia.

CEO do Manchester United admite possibilidade de novos reforços: «Há muitas chamadas e reuniões de última hora»

Omar Berrada, CEO do Manchester United, fala sobre possibilidade de haver novos reforços para a equipa de Ruben Amorim.

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.