📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E agora, Ljubomir?

- Advertisement -

Ljubomir Fejsa estará próximo de regressar aos relvados após ter sido substituido ao intervalo no encontro disputado em Guimarães a contar para a Taça de Portugal, no passado dia 15 de Janeiro. Faz já um mês desde que o sérvio ficou afastado devido a (mais) uma limitação física, que o impediu de dar o seu contributo nesta nova vida do Sport Lisboa e Benfica com Bruno Lage à frente da equipa.

Falando por mim, posso dizer que sou um admirador confesso de Fejsa. Desde que Nemanja Matic saiu para Inglaterra que ele tem sido dono e senhor da posição (salvo quando está lesionado, o que até acontece com alguma regularidade), portanto é quase impossível não haver algum tipo de empatia com o número 5. Juntando o facto de já cá estar há umas boas temporadas com a satisfação notória que vemos em Fejsa por representar o SL Benfica, facilmente o poderemos considerar um jogador actualmente influente no balneário.

Como referi, Fejsa é um jogador muito propenso a lesões. Desde que chegou que assim o vem mostrando, fazendo com que muitas vezes os próprios adeptos “rezassem” antes de jogos importantes para que o médio-defensivo não tivesse alguma indisponibilidade física no jogo anterior ou durante a semana de antevisão. De facto, trata-se mesmo de um jogador de “cristal” que pode quebrar a qualquer momento e que, por isso, inspira a alguns cuidados na sua utilização. Ora, mais uma vez Fejsa lesionou-se e já fez um mês sem que Bruno Lage pudesse contar com os seus serviços. Isto levou a que o actual treinador do SL Benfica lançasse Samaris (que até estava na porta de partida) e, mais recentemente, o jovem Florentino Luís.

Poderá ser cada vez mais difícil para Fejsa voltar a ser uma opção regular no 11 inicial de Bruno Lage
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Mas e quando recuperar? Olhando para o papel dos médios no modelo de Bruno Lage, será que podemos afirmar que Fejsa se conseguirá fixar e continuar a ter a influência que tinha anteriormente? Uma coisa é certa: na leitura defensiva, na questão do posicionamento e na identificação das zonas de pressão no momento de transição defensiva não existe melhor no SL Benfica do que o sérvio. No momento defensivo nem Samaris, nem Florentino, superam o camisola 5. Aliás, entre o português e o grego é claramente o primeiro que mais se aproxima de Fejsa no que toca à qualidade no momento defensivo. E quase de certeza que até atingirá o seu nível, mas nesta altura ainda não.

O ponto fulcral que quero abordar é que o papel dos médios no modelo de Lage vai muito para lá da situação defensiva. Neste claro duplo-pivô trazido pelo treinador setubalense é certo que um médio é mais dado ao equilíbrio e o outro à construção, no entanto, ambos têm de ser bastante competentes com bola. Aqui, parece-me que Fejsa é, dos três jogadores já referidos que podem ocupar a vaga de médio posicional e de equilibrio, aquele que mais fica a perder na capacidade de passe de risco e entre linhas, no momento de retirar a equipa das zonas de pressão e quando se inicia o processo de transição ofensiva após a recuperação.

Tal como aconteceu com Samaris, também Fejsa poderá aperfeiçoar o seu rendimento quando inserido num colectivo forte e de qualidade. Ainda assim, encontro-me meio céptico acerca da forma como se poderá enquadrar neste momento da equipa. O SL Benfica precisa de qualidade na sua primeira fase de construção e viu-se uma diferença abismal de qualidade nessa fase do jogo quando Florentino e Gabriel actuaram juntos na Turquia. Para mim, o jovem português está mais do que preparado para render Fejsa e fixar-se neste meio-campo a dois. Resta saber se Lage pensará o mesmo.

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: João Simões vai ser dispensado da Seleção devido a lesão

João Simões lesionou-se num treino e será dispensado da Seleção Sub-21 de Portugal. Equipa joga contra a Chéquia no dia 18.

Cristiano Bacci regressa à Primeira Liga e é o novo treinador do Tondela

O Tondela confirmou a contratação de Cristiano Bacci. Técnico italiano sucede a Ivo Vieira e já orientou treino desta quinta-feira.

Ederson explica saída do Manchester City: «Isso fez-me perceber que precisava de uma mudança»

Ederson explicou a decisão que o levou a deixar o Manchester City de Pep Guardiola para rumar ao Fenerbahçe.

Hat-trick no Gil Vicente: Pablo eleva-se como o Jogador do Mês

Pablo venceu os prémios de Avançado do Mês, Jovem do Mês e agora Jogador do Mês. Destacou-se pelo Gil Vicente.

PUB

Mais Artigos Populares

Chermiti não esconde sonho: «O meu objetivo é chegar à Seleção Nacional A»

Youssef Chermiti fez a antevisão ao Chéquia x Portugal (Sub-21), jogo da fase de qualificação para o Euro 2027. Eis o que disse.

Reforço do FC Porto assume: «Fiquei surpreendido pela cláusula de 60 milhões de euros»

Dominik Prpic mostrou-se surpreendido em relação à cláusula de rescisão que o FC Porto colocou no seu contrato: 60 milhões de euros.

Cristina Martín-Prieto e as novas possibilidades do ataque do Benfica

Depois de dois jogos como suplente, Cristina Martín-Prieto voltou a ser titular no ataque do Benfica na Champions League Feminina. É a partir da número 7 que as encarnadas mais poderão crescer.