NBA | O Fracasso dos LA Lakers

- Advertisement -

A temporada regular da NBA, estando muito próxima do fim, encontra-se neste momento numa fase decisiva. No entanto, na Conferência Oeste já estão praticamente decididas as equipas que alcançarão a fase final. Warriors, Nuggets, Thunder, Rockets, Trail Blazers, Spurs, Jazz e Clippers. Só resta fazer as contas finais e saber em que posições ficam colocadas.

Desta forma, é quase certo que os Lakers, liderados por LeBron James, não alcançam os playoffs, ficando muito aquém daquilo que era esperado da famosa franquia de Los Angeles, que esta temporada contratou o melhor jogador da liga na última década (ou mais até). As principais razões para esta época fracassada baseiam-se, a meu ver, em três fatores: as lesões que ocorreram durante a temporada, que incluem jogadores fundamentais como LeBron James e Lonzo Ball, a incompetência de Luke Walton e, por último, a incompetência de Magic Johnson e Rob Pelinka.

Vou começar por falar da lesão que mais afetou os Lakers, a lesão de LeBron James, o melhor e mais influente jogador do plantel. Relembro que, antes da sua lesão, a equipa ocupava o quarto lugar e competia num ritmo bastante aceitável. Depois da sua lesão, a equipa perde ritmo, critério no passe, espírito ganhador e um jogador capaz de decidir jogos seja pela sua capacidade de enfrentar qualquer defensor e marcar ou pela sua capacidade de assistir, e assim perde 11 dos 17 jogos seguintes e, por isso, desce na tabela classificativa.

Outra lesão que afetou e ainda afeta o estilo de jogo dos Lakers é a lesão de Lonzo Ball. Para muitos críticos, comentadores desportivos e adeptos do desporto, Lonzo não tem qualidade suficiente e não merece um lugar no plantel. Para mim, Lonzo Ball, apesar de não ser um jogador estatisticamente muito bom, é um criador de jogo de qualidade e um excelente defensor, o que neste momento faz muita falta à equipa.

Em segundo lugar, o que eu penso ter sido um fator determinante para o insucesso dos Lakers nesta temporada é a incapacidade de Luke Walton. Assisti a muitos jogos (quase todos) e notei uma enorme falta de critério na troca dos jogadores, na gestão da equipa e, além disso, culpo Luke Walton, principalmente pela falta de qualidade de jogo e de movimentação que a equipa demonstrou em variados encontros. Os Lakers já tiveram treinadores de grande qualidade que ficaram para a história, como Pat Riley ou Phil Jackson, mas não me parece que Luke seja um deles.

Walton também tem culpas no momento da equipa
Fonte: NBA

Por último, considero que Magic Johnson e Rob Pelinka têm uma grande parte da responsabilidade nos maus resultados desportivos desta época. Na minha modesta opinião, a contratação de jogadores foi terrível.

Depois de ver LeBron James a chegar a Los Angeles para vestir a Jersey dos Lakers, tinham de o rodear com bons atiradores, por exemplo, seria melhor opção se tivessem mantido Julius Randle e Brook Lopez, que, ao longo desta temporada, revelaram ser atiradores bastante razoáveis e, para além disso, têm bastante margem de progressão. Depois, a contratação de Michael Beasley, Lance Stephenson e agora recentemente Muscala e Bullock são, no mínimo, desnecessárias.

Da mesma forma, Rondo acrescenta muita qualidade de passe, visão de jogo e experiência, mas é mais um playmaker, para além de LeBron e Lonzo Ball. (Concluindo, a equipa não tem um único atirador de confiança para além de LeBron James, que é um atirador bastante razoável.) Como se isto não bastasse, Magic e Pelinka provocaram uma enorme instabilidade nos elementos mais jovens do plantel, (Kuzma, Ingram e Lonzo) quando deixaram que houvesse fuga de informação acerca da troca de Anthony Davis que nem chegou a acontecer.

Por todas estas razões, sinto que na próxima temporada os Lakers vão contratar outro treinador e principalmente contratar jogadores de qualidade, isto se quiserem chegar aos playoffs e quiserem lutar pelo título.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: NBA

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brentford em serviços mínimos consegue apuramento para os oitavos de final da Taça de Inglaterra e vai enfrentar técnico português

O Brentford foi ao terreno do Macclesfield vencer por uma bola a zero durante esta segunda-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça de Inglaterra.

Edu Aguirre e a época de estreia de Álvaro Carreras pelo Real Madrid: «Isto é claramente o começo, mas vai conseguir ainda ser muito...

Edu Aguirre falou em exclusivo com o Bola na Rede, um dia antes do Benfica x Real Madrid. O comentador elogiou Álvaro Carreras.

Edu Aguirre sobre José Mourinho: «Devolveu o Real Madrid ao lugar que levava muitos anos sem estar. Isso não se esquece»

Edu Aguirre esteve à conversa com o Bola na Rede e José Mourinho foi elogiado por parte do famoso comentador espanhol.

Aposta para o futuro: Gabriel Silva renova com o Sporting até 2030

Gabriel Silva renovou o seu contrato com o Sporting até 2030. A oficialização foi revelada durante esta segunda-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Penafiel vence o Lusitânia de Lourosa por 2-0 no jogo de encerramento da 22ª jornada da Segunda Liga

O Penafiel venceu o Lusitânia de Lourosa por 2-0. Penafidelenses deixam o último lugar da Segunda Liga.

Álvaro Arbeloa não vê José Mourinho a surpreendê-lo: «Se eles apresentassem a equipa da Youth League, a intensidade seria máxima»

Álvaro Arbeloa marcou presença esta na sala de imprensa para antever o Benfica x Real Madrid. Técnico rejeitou surpresas.

Álvaro Arbeloa rejeita vingança: «O nosso objetivo não é apenas eliminar o Benfica, mas ganhar a Champions League»

Álvaro Arbeloa marcou presença esta na sala de imprensa para antever o Benfica x Real Madrid. Técnico rejeitou vingança.