AFC Ajax 2-3 Tottenham Hotspur FC: São Lucas põe fim ao sonho holandês

Absolutamente inacreditável! O Tottenham está na final da Liga dos Campeões, após vencer o Ajax por 3-2 na casa dos holandeses. Os Spurs, que haviam perdido a primeira mão por 1-0, foram para o intervalo a precisar de três golos e Lucas Moura assumiu o papel de herói com um hat-trick.

Como tem vindo a ser habitual, o Ajax entrou desde cedo à procura do golo e, logo aos quatro minutos, Tadić obrigou Lloris a defender para canto. Na sequência do mesmo, de Ligt fugiu à marcação dos jogadores do Tottenham, saltou mais alto que toda a gente e fez o 1-0 na Arena de Amesterdão.

Um minuto depois de os holandeses inaugurarem o marcador, Son podia ter feito o empate, mas a bola passou alguns centímetros ao lado da baliza de Onana. Apesar do aviso, era o Ajax que dominava os vários momentos do jogo e apresentava maior qualidade coletiva.

Aos 31 minutos, após mais uma das muitas recuperações do meio-campo holandês, Tadić trocou as voltas a Trippier e por muito pouco não ampliou a vantagem no encontro. A velocidade e o rigor a executar do conjunto de Erik ten Hag iam fazendo as delícias dos adeptos.

Aproveita e aposta já no vencedor da Liga dos Campeões

No caso dos holandeses, o ditado “quem não marca sofre” não existe e, a dez minutos do intervalo, Ziyech fez o 2-0 em Amesterdão. O marroquino respondeu ao passe de Tadić com um remate de primeira, de encher a vista.

Já na segunda parte, o Tottenham entrou com uma atitude diferente e, sobretudo, com mais fome de bola. Aos 55 minutos, Dele Alli trabalhou bem sobre a defesa holandesa e Lucas Moura aproveitou para reduzir para 2-1, na cara de Onana.

Quatro minutos depois, o brasileiro bisou na partida, após alguma confusão na área do Ajax: Onana deixou escapar a bola das mãos, Lucas contornou quem lhe apareceu pela frente e com o pior pé fez o empate.

À medida que o final do jogo se aproximava, este partia-se cada vez mais e começava a ficar impróprio para cardíacos. As duas equipas não mostravam medo de sair rápido a jogar, o que resultava em alguma despreocupação na hora de defender.

Do lado do Ajax, Ziyech era o homem mais inconformado e em três momentos (63’, 80’ e 90+3’) viu o esférico a não entrar por muito pouco. Já o Tottenham, a três minutos dos 90’, contou com o cabeceamento de Vertonghen à barra da baliza adversária.

Quando tudo se encaminhava para o regresso do Ajax a uma final da Liga dos Campeões 23 anos depois, fez-se silêncio em quase toda a Arena Johan Cruyff: no último suspiro inglês, Lucas descobriu espaço na área, completou o hat-trick e levou os Spurs a uma final da Champions inédita em 136 anos de história.

Os ingleses vão encontrar o velho rival Liverpool na final de Madrid, que se realiza no Wanda Metropolitano a 1 de junho. Esta edição ficará para sempre marcada pela crença de Mauricio Pochettino e dos seus pupilos, mas ninguém se irá esquecer deste Ajax, que mostrou ao mundo que sonhar não custa.

 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

AFC Ajax: Onana, Mazraoui, de Ligt, Blind, Tagliafico; Schöne (Veltman, 60’), de Jong, van de Beek (Magallan, 90’); Ziyech, Tadić, Dolberg (Sinkgraven, 67’).

Tottenham Hotspur FC: Lloris, Trippier (Lamela, 81’), Alderweireld, Vertonghen, Rose (Davies, 82’); Wanyama (Llorente, 46’), Sissoko, Alli, Eriksen; Lucas, Son.

Subscreve!

Artigos Populares

FIFA revela «Trionda» a bola oficial do Mundial 2026

A FIFA revelou a «Trionda», a nova bola oficial do Mundial 2026, produzido pela Adidas. O design presta homenagem aos três países anfitriões da competição, Estados Unidos, Canadá e México .

Barcelona de Luís Frade conquista o 6º Mundial de Clubes de Andebol

Barcelona vence Veszprém no prolongamento (31-30) e volta a erguer o troféu, cinco anos depois da última conquista. Luís Frade marcou três golos na final.

Inacreditável: AS Roma falha três penáltis e perde com o Lille

A Roma desperdiçou três grandes penalidades seguidas nos minutos finais e acabou derrotada pelo Lille em casa, 0-1.

Venceu a Bola de Ouro e vai assumir a seleção do Uzbequistão e estar no Mundial 2026

Fabio Cannavaro chegou a acordo verbal para ser o novo selecionador nacional do Uzbequistão, com contrato a assinar nas próximas horas.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo guarda redes espanhol sai em defesa de Fede Valverde: «Ele é um exemplo»

Santiago Canizares comentou a recente polémica em torno de Fede Valverde, sublinhando a importância do médio uruguaio no Real Madrid.

França divulga convocados para a seleção sem Ousmane Dembélé e com uma novidade

Didier Deschamps chama Jean-Philippe Mateta para defender a seleção principal da França pela primeira vez, numa convocatória onde sente a ausências de vários nomes, com o atual bola de ouro, Ousmane Dembélé.

Jamie Carragher quer ver jogador fora do onze do Liverpool: «Não tem estado ao nível»

Jamie Carragher criticou o desempenho de Florian Wirtz e referiu que o reforço que custou 125 milhões devia sair do onze inicial.