📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Eusébio Cup: o eterno golo do Benfica

- Advertisement -

Quando em 1992 se erigiu uma estátua à entrada da Luz, simulando o pontapé mais perfeito da história do Benfica, o gesto tornou-se importantíssimo na simbologia e um passo vital rumo ao total agradecimento à maior figura da nossa história. Enquanto símbolo, a Pantera voa quase tão alto como a águia, à custa das asas duma memória popular que se mantém forte como aquele Benfica dos ’60. O passo dado em 2008, com o projecto Eusébio Cup, foi de igual importância na valorização da lenda.

Se os clássicos europeus foi uma das marcas daquela equipa, fazia todo o sentido relembrar essas tardes-noite que tardaram (e tardam, oficialmente…) em repetir-se. Inter, Milão, Tottenham, Arsenal, Real Madrid, Ajax?  A final injustamente marcada para San Siro? O carrinho de Pivatelli em Coluna, naquela tarde de Wembley? A vantagem corajosamente defendida em White Hart Lane?  Os… 5-3? A passagem de testemunho entre Eusébio e Cruyff? Sim! Que se ponham as velhas gerações a marinar no oceano da memória e que se ponham os mais novos a marinar no da imaginação, como o fizeram estes jogos! É imperativo que haja um momento desta importância em cada Agosto, que a cada pré-época, já elas recheadas de sonhos, se sobreponham outros sonhos e se agradeça aos heróis da nossa história.

Grande iniciativa do Benfica pós-tragédia. Convite á Chapecoense, que infelizmente não se deslocou a Lisboa por impedimento da… Confederação Brasileira de Futebol
Fonte: SL Benfica

Quando, em 2014, Eusébio se despede e parte rumo ao Olimpo, num dia em que até o céu chorou, a importância e carga emocional da ocasião aumentou exponencialmente. O Rei foi demasiado cedo, seria sempre demasiado cedo. Tornou-se imperial manter e fortalecer a tradição, torná-la perpétua no calendário e discernir os «os valores mais altos que se levantam», como o Sr. Mário Wilson exaltou em certa gala. E se nesse ano ainda o relembrámos com a prestigiante presença do Ajax, fica a sensação dum certo… desleixo a partir daí. Em 2015, depois daquela pré-época atribulada pelas Américas, a homenagem é festejada em Monterrey sob pretexto de 10 (!) jogos de Eusébio com a camisola local. Conveniência? Se fica difícil argumentar contra essa ideia, como defender a ocupação do Algarve dois anos depois? Impossível. Se a ideia Monterrey tiver realmente sido com boas intenções, porque não continuar o projecto e deslocar a taça para Maputo, Tomar ou Toronto? De destacar a edição com a presença do Torino e o convite á Chapecoense, infelizmente recusado por motivos ainda dúbios, atitudes que engradecem o nome da instituição e o de Eusébio e que se coadunam com os valores fundadores.

Apanhando a boleia da ideia de Tiago Pinto que, ainda este mês, afirmava que «ou se faz com dignidade ou não se faz», a Eusébio Cup é algo que tem de ser encarado como total prioridade para o planeamento benfiquista, garantindo com toda a antecedência as condições necessárias à exaltação da memória de Eusébio, ano após ano. A inexistência duma homenagem é uma situação que não pode nem deve repetir-se porque, como exalta o hino original,

E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,

Honrai agora os ases

Que nos honraram o passado!

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

GP Austrália: Vitória histórica para Raúl Fernández que triunfa numa corrida emocionante até à última volta

A corrida do Grande Prémio da Austrália prometeu e cumpriu. Foram 27 voltas de duelos, emoções e surpresas, que culminaram na primeira vitória na classe rainha de Raúl Fernández.

Treinador do Paços de Ferreira após derrota com o Sporting: «Alisson Santos pode chegar à Seleção do Brasil»

Filipe Cândido, treinador do Paços de Ferreira, deixou vários elogios a Alisson Santos. Técnico acredita no potencial do avançado brasileiro.

Antevisão GP Estados Unidos: Super Max Verstappen está de volta

Este início de fim de semana para Max Verstappen é perfeito. Depois da vitória na Sprint, onde os dois McLaren abandonaram, o neerlandês volta a ser o mais rápido nos Estados Unidos

Ruben Amorim recusa responder a Marcus Rashford e fala da situação de 2 jogadores do Manchester United: «Os agentes ouvem os jogadores e estão...

Ruben Amorim recusou responder a Marcus Rashford. O técnico do Manchester United falou também de Senne Lammens, Joshua Zirkzee e Kobbie Mainoo.

PUB

Mais Artigos Populares

Champions League: Marselha tem baixa confirmada para o jogo com o Sporting

Amine Gouiri não vai jogar no Sporting x Marselha. Avançado argelino vai ser operado ao ombro direito e desfalca clube durante três meses.

Vítor Pereira reage ao mau momento do Wolverhampton: «Temos de ganhar o próximo jogo porque é muito importante para nós»

O Wolverhampton de Vítor Pereira voltou a perder na Premier League. O técnico português já falou sobre o mau momento da equipa.

Inter Miami despede-se da fase regular da MLS com goleada: Lionel Messi voltou a dar show

O Inter Miami venceu esta madrugada o Nashville por 5-2 na MLS. Lionel Messi destacou-se com três golos na partida.