📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O ‘Alien’ veste de rosa

- Advertisement -

No final da primeira etapa de montanha, Elisa Longo Borghini descreveu da melhor forma o que tinha acabado de acontecer: “o ‘Alien’ atacou e agora começa a corrida para os humanos”.

O ‘Alien’ é Annemiek van Vleuten, que, aos 36 anos de idade, acaba de conquistar a prova rainha do ciclismo feminino, o Giro Rosa. A holandesesa conquista esta prova pelo segundo ano consecutivo e novamente com um domínio avassalador.

A líder da Mitchelton-Scott desferiu um ataque brutal ao quinto dia na chegada a Lago Cancano, deixando as adversárias pregadas à estrada e triunfando na entrada do Giro nas montanhas com quase três minutos de vantagem sobre as mais diretas perseguidoras, criando logo ali a base para um triunfo à Geral sem contestação.

Faria a dobradinha no dia seguinte, ao voltar a dizimar a concorrência no acidentado contrarrelógio de Chiuro e Teglio. A partir daí, não só se limitou a gerir a vantagem como ajudou a colega, Amanda Spratt, a subir na classificação para a acompanhar no pódio final, tal como já havia ocorrido em 2018. O preço a pagar por esse esforço adicional foi uma quebra total nos últimos metros de chegada a Chiusaforte que fez desperdiçar a oportunidade de chegar à terceira vitória de etapa desta edição do Giro Rosa.

As outras grandes estrelas deste Giro também vieram dos Países Baixos. Para a CCC-Liv, a campeoníssima Marianne Vos continua a voar em 2019 como não víamos há alguns anos. Conquistou quatro etapas, subindo agora para 25 o seu recorde total na prova (mais dez que Luperini, a segunda nessa estatística).

Continua o domínio dos Países Baixos no Giro
Fonte: Giro Rosa Iccrea/Bola na Rede

Já a atual campeã do mundo Anna van der Breggen teve uma entrada discreta na prova, talvez fruto da preparação não ter sido 100% focada na estrada, mas fez um Giro em crescendo. Depois do segundo lugar no contrarrelógio individual assumiu-se como a única capaz de ainda dar alguma luta a van Vleuten, acabando mesmo por conseguir derrotar a camisola rosa na segunda chegada em alto, para juntar um triunfo de etapa ao segundo lugar da Geral.

Quem também merece uma referência é a jovem francesa da Sunweb, Juliette Labous. Terminando no 11º lugar da geral e vencendo com larga margem na Juventude, deu excelentes indicações para o futuro. A prestação no contrarrelógio foi superior ao esperado, mas foi a sua solidez na montanha que mais cativou e deixou antever coisas boas para os próximos tempos.

 

Foto de Capa: Giro Rosa Iccrea

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.