📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ligados à Volta #7: Fuga resulta e dá vitória a Héctor Sáez

- Advertisement -

Começámos esta etapa 6 a quebrar a história desta Volta. O local de partida deste dia, Torre de Moncorvo, já não recebia o pelotão nacional num início de uma etapa desde 1931. Ora nesse ano estava em andamento a segunda edição (!) da Volta a Portugal em bicicleta e curiosamente quando partiu desta localidade também terminou em Bragança, tal como aconteceu hoje. E para a história fica também a vitória de Héctor Sáez e a segunda da Euskadi Basque Country/Murias.

Fonte: Volta a Portugal
Nesta etapa, o pelotão tinha de contar com alguma dificuldade inicial visto que nos primeiros 54 km da corrida tinham de passar por três dificuldades montanhosas (três contagens de terceira categoria). O resto do percurso até ao final em Bragança avizinhava-se, teoricamente, mais fácil. Talvez um dia para os sprinters brilharem e calmo para os homens da geral.

O dia começou com chuva e também com um minuto de silêncio em memória a Bjorg Lambrecht, que faleceu após uma queda na Volta à Polónia. O Bola na Rede também se junta a esta homenagem ao ciclista belga da Lotto Soudal feita pela caravana da Volta a Portugal.

Estávamos na segunda subida do dia (Freixo de Espanha à Cinta) e o pelotão enquanto subia acabou por se partir em vários grupos. No primeiro grupo estavam todos os ciclistas do top dez e com especial atenção para uma mancha “azul e branca” – todos os corredores da W52-FC Porto estavam neste grupo avançado, expeto Samuel Caldeira.

Mas a 97 km do final o pelotão voltou a reagrupar-se depois de um belo trabalho da Efapel. Tínhamos uma nova situação de corrida e, agora, na frente da corrida havia 11 corredores com cerca de quatro minutos de vantagem sobre o pelotão liderado pela equipa do camisola amarela, W52-FC Porto.

Dar nota de que Luís Gomes é o novo camisola da montanha desta Volta a Portugal. O ciclista da Rádio Popular/Boavista conseguiu chegar ao primeiro lugar desta qualificação depois de amealhar os pontos necessários nesta etapa para. E também de quatro abandonos: Domingos Gonçalves e David Lopez (Caja Rural – Seguros RGA), Bruno Amaral e José Cruz (Bai Sicasal – Petro de Luanda).

Luís Gomes subiu ao pódio para envergar a camisola da Montanha
Fonte: Volta a Portugal

A chuva começou a ser protagonista também nesta corrida. Uma má notícia para a segurança dos ciclistas, mas uma boa notícia para os 11 corredores que iam na frente.

O pelotão andava calmamente lá atrás sem grandes preocupações, pois não valeria a pena arriscar a integridade física para aumentar o ritmo para apanhar os 11 ciclistas. E porque também o melhor classificado estava a mais de 14 minutos e, portanto, o pelotão podia deixar a fuga dar certo.

Com 40 km para o final desta etapa 6 e o grupo da frente tinham cerca de sete minutos de vantagem. A fuga começava a ter uma grande possibilidade de conseguir vingar. Faltava apenas saber quem seria o vencedor.

Ao quilómetro oito para o final o canadiano Benjamin Perry tentou a sua sorte após saltar do grupo que estava na frente da corrida, mas os outros dez ciclistas não queriam de todo também perder também a oportunidade de ganhar a etapa e lutava para isso.

Os últimos quilómetros a serem muito confusos com muitos ataques dos vários corredores. Pena também o único português Rafael Lourenço (UD Oliveirense/Inoutbuild) com possibilidade de ganhar a etapa que acabou por cair a três quilómetros do fim.

Entrávamos no último quilómetro e estavam na frente Benjadim Perry (Israel Cycling Team) e Héctor Sáez (Euskadi Basque Country/Murias). O canadiano abordou mal a última curva para a reta final e acabou por dar muito espaço ao espanhol que foi fatal. Héctor Sáez, ciclista da Euskadi Basque Country/Murias, acabou ganhar e por dar de forma tranquila a segunda vitória à sua equipa.

O momento em que Héctor Sáez cruza a linha de meta como vencedor da etapa
Fonte: Volta a Portugal

Destacar uma queda também no início do pelotão no mesmo sítio onde caiu Rafael Lourenço ao km 3. Caíram muitos ciclistas da W52-FC Porto e com especial destaque para Daniel Mestre, camisola verde dos pontos, e Gustavo Veloso, camisola amarela.

Apesar da queda, os corredores estavam protegidos pelos últimos três quilómetros e ficaram com o mesmo registo do pelotão. Ainda assim, o líder da Volta a Portugal cortou a meta com muitas queixas. Esperemos que não tenha sido nada que impossibilite Gustavo Veloso de continuar em prova.

TOP 10 DA ETAPA 6:

Héctor Sáez (Euskadi Basque Country/Murias) 4h:55m:14s

Benjamin Perry (Israel Cycling Team) +0:07s

Txomin Juaristi (Equipo Euskadi) +0:10s

Julen Moreno (Caja Rural – Seguros RGA) +0:11s

Filipe Cardoso (Vito-Feirense-PNB) +0:33s

Cyrille Thièry (Swiss Racing Academy) +0:33s

Gonçalo Leaça (L.A Aluminios/L.A. Sport) +0:33s

Micael Isidoro (BAI Sicasal Petro Luanda) +0:33s

Alvaro Trueba (Sporting/Tavira) +0:36s

10º David Livramento (Sporting/Tavira) +0:48s

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

Mehdi Taremi na corrida ao prémio de melhor jogador asiático

Mehdi Taremi está entre os nomeados ao prémio de melhor jogador asiático. O atleta compete com Takefusa Kubo (Real Sociedad) e Lee Kang-In (PSG).

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde segundo jogo consecutivo na Champions League de Basquetebol

O Benfica perde o seu segundo jogo na Champions League de Basquetebol frente ao Spartak Subotica. A vitória escapou as águias por 16 pontos.

Pedro Gonçalves prepara-se para mudar de posição no próximo jogo do Sporting

Pedro Gonçalves deverá ser titular na partida entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mas não vai jogar como extremo.

Rui Costa foi acusado de ser calão, incompetente e traidor por Luís Filipe Vieira: «Por que é que me teve lá tantos anos?»

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.