Ligados à Volta #10: António Carvalho vence na Srª da Graça

A última etapa em linha não era para brincadeiras. A chegada mítica à Srª da Graça já é um ex-líbris da Volta a Portugal e a dureza é uma característica bem patente nas chegadas ao alto do Monte Farinha.

Cerca de 133,5 quilómetros entre Fafe e o alto da Srª da Graça em Mondim de Basto. Uma etapa com várias contagens de montanha, com uma subida de quarta categoria, 1200 metros a 7,6% e uma segunda categoria com 13,5 quilómetros a 3,4%, a prepararem os ciclistas para o que estava para vir. Nas três últimas subidas, os corredores teriam três primeiras categorias: Alto da Barra (13,3 quilómetros a 5,8%), a subida no Barreiro (9,9 quilómetros a 6,5%) e a Senhora da Graça (8,3 quilómetros a 7,2%).

Etapa duríssima com espetáculo garantido. Nos últimos dois anos, foi Raúl Alárcon (W52-FC Porto) quem venceu na chegada ao alto. O último português a ter ganho aqui foi Filipe Cardoso em 2015. Este ano foi o ciclista da equipa portista, António Carvalho, quem foi o mais forte na subida final.

Ligação entre Fafe- Srª da Graça                        
Fonte: Volta a Portugal

Era uma etapa que já se esperava que fosse complicada com a Efapel a ter que assumir o controlo do pelotão praticamente todo o dia. As táticas começaram a ser implementadas desde cedo, com a W52-FC Porto a inserir na fuga do dia alguns dos seus homens, no caso, António Carvalho e Ricardo Mestre. A fuga era numerosa, com onze ciclistas, com muitas equipas representadas.

Entretanto nesta etapa houve a desistência de um dos principais candidatos à vitória na Volta a Portugal. De Mateos, líder da Aviludo-Louletano estava apenas a 34 segundos da liderança, no quarto lugar, mas teve que abandonar devido a uma indisposição.

Também houve uma queda relevante que fez abandonar quatro ciclistas: Julen Amezqueta (Caja-Rural), Lukas Ruegg (Swiss Race Academy), Diego Lopez (Equipo Euskadi) e Unai Cuadrado (Equipo Euskadi), este último era o líder da camisola branca da juventude.

Luís Gomes, que ia na frente, aproveitava para garantir a sua camisola da montanha, amealhando pontos para a mesma.

Lá atrás, a cada subida que era ultrapassada, o grupo ia ficando reduzido. Edgar Pinto (W52-FC Porto) estava irrequieto e atacou por várias vezes, mas sempre com resposta de Henrique Casimiro (Efapel) e dos homens da Boavista.

Foi um ‘rompe pernas’ para os ciclistas a passagem pela subida do Barreiro, onde encontraram várias zonas de empedrado, o que dificultava o controlo da bicicleta. Com o aproximar da subida final, a Efapel estava reduzida a dois elementos, visto que apenas restava o camisola amarela com a companhia de Casimiro.

Lá na frente seguiam António Carvalho e Luís Fernandes (Aviludo-Louletano), que isolaram-se do restante grupo fugitivo e procuravam atingir o sucesso na etapa. Os favoritos aproximavam-se e o ciclista do Porto decidiu seguir a solo.

Existiram poucas mexidas no grupo principal durante a subida, visto que as forças já estavam a ser controladas para a fase final. Jóni Brandão decidiu atacar no último quilómetro, sempre com João Rodrigues na sua roda. Lá na frente, António Carvalho ia olhando para trás para perceber a distância que tinha dos perseguidores. Parecia que estava mesmo a ser apanhado, quando foi buscar forças à “reserva” e deu um impulso suficiente na sua bicicleta, permitindo-lhe ser o primeiro, na chegada à Srª da Graça.

João Rodrigues nos metros finais ultrapassou Jóni, conseguindo recuperar aquele segundo de vantagem que Jóni tinha sobre ele. O camisola amarela acabou em terceiro, a dois segundos de Carvalho.

Gustavo Veloso terminou a etapa em nono lugar, a 24 segundos do vencedor e a 22 segundos de Brandão. Tornando-se uma tarefa complicada para o espanhol, a vitória nesta edição da Volta.

Na geral individual, Jóni continua líder, mas tem o mesmo tempo de João Rodrigues, sendo o desempate feito pelos centésimos de segundo do prólogo que abriu a Volta, em Viseu. Gustavo Veloso segue na terceira posição a 40 segundos da liderança.

Sendo assim, a decisão será feita no dia de amanhã, no contrarrelógio final, que ligará Vila Nova de Gaia à cidade do Porto.

Jóni Brandão vai partir para o contrarrelógio final de amarelo                        
Fonte: Efapel

No ano passado, o contrarrelógio final em Fafe foi ganho por Vicente De Mateos, em segundo lugar ficou João Rodrigues, com 21 segundos de perda. Jóni Brandão ficou no quarto lugar a 36 segundos de Vicente, com uma perda de 15 segundos para João Rodrigues.

Nas restantes classificações da Volta a Portugal, Daniel Mestre e Luís Gomes apenas precisam de terminar a prova para garantirem as suas respetivas conquistas, a camisola dos pontos e a camisola da montanha, respetivamente. Emanuel Duarte (LA Alumínios- LA Sport) reconquistou a liderança da camisola da juventude e a Rádio Popular Boavista continua na liderança da classificação por equipas.

Top 10 da etapa 9:

1º lugar- António Carvalho (W52-FC Porto) 3h:49m:12s

2º lugar- João Rodrigues (W52-FC Porto) +0:01s

3º lugar- Jóni Brandão (Efapel) +0:02s

4º lugar- João Benta (Rádio Popular Boavista) +0:07s

5º lugar- Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) m.t

6º lugar- David Rodrigues (Rádio Popular Boavista) m.t

7º lugar- Edgar Pinto (W52-FC Porto) +0:09s

8º lugar- Danilo Celano (Amore & Vita) +0:23s

9º lugar- Gustavo Veloso (W52-FC Porto) +0:24s

10º lugar- Cristhian Montoya (Medellin) +0:48s

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Borges eliminado na 1ª ronda do Masters 1000 de Cincinnati

Nuno Borges caiu na primeira ronda do Masters 1000 de Cincinnati. Tenista português perdeu com Arthur Rinderknech.

Tottenham pode chegar aos 100 milhões de euros para contratar internacional português

O Tottenham quer fechar a contratação de Rafael Leão. Spurs podem chegar aos três dígitos pelo avançado do AC Milan.

João Pereira quer Casa Pia a bater-se de igual para igual: «O Sporting é favorito, mas isso não invalida que queiramos ser protagonistas do...

João Pereira fez a antevisão do Casa Pia x Sporting. Edição 2025/26 da Primeira Liga tem apito inicial em Rio Maior.

PSG define preço de Vitinha e aponta para valores milionários após interesse do Real Madrid

O Real Madrid está interessado em contratar Vitinha. PSG já definiu preço exigido pelo médio internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Exclusivo BnR confirmado: Mackenzie Cherry e Ashley Barron reforçam Sporting

O Sporting oficializou as contratações de Mackenzie Cherry e Ashley Barron. Defesas norte-americanas reforçam equipa de Micael Sequeira.

Gorby ou GorBis? Braga vence na Roménia e adianta-se na eliminatória da Europa League contra o Cluj

O Braga venceu o Cluj por 2-1 na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Gorby bisou na partida.

Chelsea intensifica negociações para contratar jogador que Ruben Amorim colocou a treinar à parte no Manchester United

O Chelsea quer fechar a contratação de Alejandro Garnacho. Negociações junto do Manchester United intensificaram-se.