Como roubar quatro campeonatos ao Sporting

sporting cp cabeçalho 1

Podes ler a resposta a este artigo nesta publicação.

Esta semana, mais do que oferecer a minha visão sobre um determinado tema, quero lançar algumas questões para debate. Qual seria a reacção do leitor se descobrisse que em Portugal não houve apenas 5 campeões nacionais, mas sim 8? Como reagiria se ficasse a saber que as três equipas “esquecidas” são o Carcavelinhos, o Marítimo e o Olhanense? O que diria se se desse conta de que o Belenenses tem 4 campeonatos nacionais no seu currículo e não apenas um? E que o Sporting e o FC Porto têm, respectivamente, 22 e 30 títulos máximos e não os 18 e 27 que lhes são atribuídos oficialmente? As conclusões ficarão ao critério de cada um, mas julgo haver espaço suficiente para que a contagem actualmente em vigor seja posta em causa.

”E que o Sporting e o FC Porto têm, respectivamente, 22 e 30 títulos máximos e não os 18 e 27 que lhes são atribuídos oficialmente?”

Em primeiro lugar, reconheço que, à primeira vista, trazer este assunto numa altura em que um rival acaba de se sagrar campeão pode parecer uma tentativa desesperada de vasculhar a História com o objectivo de engrossar um palmarés que nos últimos anos teima em não aumentar. Mas, numa altura em que o 33º campeonato do Benfica tem sido tema de destaque, penso que esta discussão vem a propósito. Tudo se prende com o facto de haver 17 campeonatos entre os anos 20 e 30 cuja existência é, hoje em dia, pura e simplesmente esquecida e substituída pela inclusão de 4 ligas experimentais. Não sei quem começou a fazer a contagem de maneira incorrecta, nem se o fez de forma consciente ou não. A verdade é que o Sporting é o emblema que sai mais lesado, foi o clube em que roubaram 4 campeonatos. Em todo o caso, o Benfica e os seus adeptos não terão de se sentir atingidos, uma vez que o seu número de títulos não se altera. Ao contrário, o de todos os outros clubes campeões nacionais – à excepção do Boavista – é puxado para baixo. Vejamos:

– Entre 1921 e 1938 disputou-se o Campeonato de Portugal (CP), em regime de eliminatórias. Esta competição decorria a par dos Campeonatos Regionais (de Lisboa, do Porto, etc.), que serviam de apuramento.

O Sporting conquistou o título por quatro vezes: em 1922/23, 1933/34, 1935/36 e 1937/38. O FC Porto também ganhou quatro campeonatos, o Benfica e o Belenenses três. O Carcavelinhos, o Marítimo e o Olhanense arrecadaram um cada um.

– Nas crónicas da época, os vencedores foram sempre referidos como Campeões Nacionais.

– Em 1934/35, contudo, foi criado um campeonato experimental, no regime de todos contra todos. Era o Campeonato da Liga (CL) e teve e uma curta existência – somente quatro épocas, até 1937/38. O vencedor era denominado Campeão da Liga; o título de Campeão de Portugal continuou a ser atribuído.

– Em 1938/39 decidiu-se o fim do CP e do CL e começou o Campeonato da I Divisão, em regime de todos contra todos e reconhecido oficialmente. Foi também criada a Taça de Portugal. Foi somente aqui que ficaram definidos os moldes que ainda hoje se verificam: o Campeão Nacional passou a decidir-se através do campeonato, servindo a Taça de competição complementar.

– Nos 4 anos em que coincidiu com o CL (ou liga experimental), o CP foi sempre o que fechou a época – era o mais importante e o mais aguardado. O vencedor do CL (disputado entre Janeiro e Abril/Maio) era, como já se disse, o Campeão da Liga, ao passo que o vencedor do CP (entre Maio e Julho) era o Campeão de Portugal. Actualmente ainda há quem lute contra o esquecimento e, contra a corrente, cultive essa memória, como exemplifica este cachecol do Belenenses:

Este recente cachecol do Belenenses assinala o primeiro campeonato conquistado pelo clube. Outros três se seguiriam, mas só o último é contabilizado oficialmente
Cachecol recente que assinala o primeiro campeonato
conquistado pelo Belenenses. Outros três se seguiriam, mas só o último é contabilizado oficialmente

– No entanto, contra toda a lógica, actualmente são as ligas experimentais (CL) que contam como campeonatos oficiais – e não o CP, como sempre ocorreu entre 1921 e 1938. Em 4 temporadas de CL, o Benfica conquistou 3 títulos da liga e o FC Porto 1. São estes 4 anos que geram toda a controvérsia.

De facto, hoje em dia a versão oficial apresenta a competição experimental como a precursora da Primeira Liga, remetendo o CP para a posição de “antepassado” da Taça de Portugal. No entanto, parece-me evidente que, entre 1921 e 1938, o objectivo do CP era, como o nome indica, apurar o Campeão Nacional e não o simples vencedor de uma “taça” sem qualquer propósito. Se o Campeonato de Lisboa estabelecia qual a melhor equipa da capital, o CP fazia essa distinção ao nível do país inteiro. As pessoas queriam saber quem era a melhor equipa nacional e o CP, ano após ano, dava-lhes essa resposta. A competição experimental serviu para constatar se seria ou não viável a criação de um campeonato em regime de todos contra todos a nível nacional. Quatro anos chegaram para perceber que sim, tendo depois surgido a actual liga. Mas a validade dos campeonatos disputados entre 1921 e 1938 é inquestionável. A História não pode ser apagada.

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim aponta possível data de estreia de reforço do Manchester United

Bryan Mbeumo ainda não se estreou pelo Manchester United. Ruben Amorim aponta possível data de estreia do jogador.

Sporting com dois ‘reforços’ confirmados

O Sporting de Nuno Dias integrou nos seus trabalhos dois nomes que não estavam no clube: Bruno Maior e Pedro Santos.

Sporting regressa aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo para preparar Supertaça

O Sporting vai enfrentar o Benfica na Supertaça de Portugal, dia 31 julho no Estádio do Algarve. Leões focados no jogo.

Almería vai perder Luis Suárez para o Sporting e pensa em nome de peso para o substituir

O Almería vai ver Luis Suárez ser confirmado em breve como reforço do Sporting. Umar Sadiq é o nome desejado para o substituir.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek já está em Portugal para reforçar FC Porto

Jan Bednarek vai deixar o Southampton e reforçar o FC Porto. Defesa-central já está em Portugal para completar mudança.

FC Porto regressa aos treinos com um jogador de fora

O FC Porto regressou aos treinos durante esta segunda-feira. Francisco Moura continua fora das contas de Francesco Farioli.

Fejsa e Eliseu comentam nova época do Benfica: «Este ano vai haver de certeza mais títulos»

Eliseu e Fejsa são antigos jogadores do Benfica e falaram sobre o momento do clube encarnado. Eis o que disseram.