📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Diogo Costa | De um verão cheio de turbulências ao sonho!

- Advertisement -

A época passada ainda não tinha terminado e já surgiam notícias quanto ao futuro de Diogo Costa. O jovem guarda redes formado nos azuis e brancos, onde joga desde a temporada 2009/2010, andava a ser associado pela imprensa desportiva ao FC Paços de Ferreira, que com a subida à Primeira Liga garantida, já tinha iniciado a preparação do plantel com vista à época seguinte.

Contudo, ainda no mês de maio, Iker Casillas sofreu num treino um problema de saúde, que chocou todo o mundo do futebol e obrigou a lenda espanhola a fazer uma pausa indeterminada na carreira. Sendo assim, criou-se uma nova questão na baliza dos dragões que era saber quem ia suceder ao habitual titular das últimas temporadas.

Como é do conhecimento público, o processo arrastou-se até agosto, período em que Diogo Costa se lesionou e obrigou a SAD portista a ir ao mercado por um guardião com provas dadas, tendo a escolha recaído em Marchesín, que até se transferir para Portugal representava o CF América do México.

Porém, antes desse momento, o FC Porto já tinha cancelado o acordo de cavalheiros com os pacenses acerca da cedência de Diogo Costa e posteriormente comunicado ao atleta que iria fazer a pré-época no Olival. Deste modo, o futebolista internacional jovem por Portugal nas diversas camadas da formação começou aqui a alimentar o sonho de ser o dono da baliza do FC Porto. Algo que não seria assim tão descabido, uma vez que com o decorrer do verão, Diogo Costa ia mostrando ao seu treinador e aos seus colegas que tinha mais do que capacidades e potencial para assumir um desafio dessa envergadura.

Forte no 1 vs 1, senhor de bons reflexos e com uma boa agilidade, bem como portador de uma segurança e de uma liderança assinalável, o jovem ia replicando nos jogos particulares aquilo que já evidenciava nos treinos, onde teve talvez no jogo com o Real Bétis Balompié, no Algarve, o expoente máximo da sua pré-época.

Com isto, o sonho parecia que cada vez mais já não era uma miragem, mas sim uma realidade. Por sua vez, quando tudo parecia estar-se a alinhar para a estreia oficial do jovem dragão, o azar bateu-lhe à porta e é caso para dizer a dobrar. Por um lado, retirou-lhe a possibilidade de se estrear oficialmente pelo FC Porto e por outro lado Marchesín assumiu sem grandes dificuldades o posto mais recuado da equipa orientada por Sérgio Conceição.

Perante este cenário, todas as ilusões que foi alimentando com o decorrer da preparação para a nova época parecem ter caído por terra, já que o guarda-redes argentino tem somado excelentes exibições. Fazendo com que os adeptos se esquecem, por vezes, que nas últimas quatro temporadas era Iker Casillas que assumia o posto da baliza.
Estreia de Diogo Costa pelos dragões no desafio com o CD Santa Clara
Fonte: FC Porto

Por conseguinte, nem tudo era negativo, e na escolha para suplente de Marchesin, Diogo Costa foi o eleito em função de Vaná, cedido ao Famalicão, para ocupar o lugar de segundo guarda-redes no plantel portista.

Certamente, uma recompensa pelo trabalho que desempenhou em prol do grupo de trabalho e também uma prova de confiança por parte de toda a estrutura de futebol do FC Porto para com o jogador. Dando sinais que acreditam na sua qualidade e no seu crescimento como atleta, e que um dia o sonho de ser titular pelo seu clube do coração possa ser uma realidade.

Até lá, o futebolista vai dando passos pequenos mas seguros e um deles foi recentemente a titularidade que recebeu na Taça da Liga frente ao CD Santa Clara. Numa partida em que deu mais uma vez provas da sua qualidade, e conseguiu demonstrar que tem uma maturidade competitiva muito acima do esperado, conseguiu ainda cumprir com sucesso o desafio de manter a baliza do dragão inviolável. Aliás, Diogo Costa, nas redes sociais, fez questão de marcar essa estreia na equipa principal, onde evidenciava o orgulho e o sentimento de dever cumprido por realizar um dos seus sonhos enquanto jogador profissional.

Assim, é quase absoluto que o “portero”, visto como uma das principais promessas do futebol português, quer mais e irá na rota por novos objetivos que passam pela afirmação no FC Porto e no panorama do futebol mundial, confirmando todas as previsões que lhe apontam como sendo um dos guardas redes mais promissores da sua geração.

 

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim ultrapassa José Mourinho no número de derrotas na Premier League ao comando do Manchester United… com 54 jogos a menos

Ruben Amorim já tem mais derrotas na Premier League pelo Manchester United do que José Mourinho, apesar de ainda ter 54 jogos a menos.

Onde ver o FC Porto x Nice referente à 5.ª jornada da Europa League

O FC Porto vai receber, no Estádio do Dragão, os franceses do Nice em jogo da 5ª. jornada da Europa League.

Champions League: vão enfrentar-se os dois primeiros e os dois últimos na jornada 5

A jornada 5 da Champions League tem a particularidade de colocar em confronto os dois primeiros classificados e os dois últimos.

Roberto Martínez descreve Cristiano Ronaldo como uma  «influência incrível» e Bruno Fernandes como um «líder»

Roberto Martínez, em entrevista à Sky Sports, elogiou Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, descrevendo a influência de ambos na seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os árbitros do FC Porto x Nice e Rangers x Braga

O FC Porto x Nice será apitado pelo árbitro esloveno Matej Jug. Já o Rangers x Braga será arbitrado pelo neerlandês Allard Lindhout.

Fábio Silva insatisfeito no Borussia Dortmund e pondera saída no mercado de inverno

Fábio Silva estará insatisfeito com o tempo de jogo no Borussia Dortmund e pondera deixar o clube no mercado de inverno.

Ruben Amorim perde no comando do Manchester United e críticas ressurgem: «Parece-me o primeiro treinador que vejo que se mantém fiel a um sistema»

Jamie Carragher voltou a criticar Ruben Amorim, depois da derrota caseira do Manchester United frente ao Everton.