📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Violência policial coloca sonho olímpico de Dlamini em risco

- Advertisement -

O ciclista sul-africano Nic Dlamini, que representa a Team NTT no World Tour e venceu a classificação da Montanha no Tour Down Under em 2018, vai ficar arredado das estradas devido a um braço partido num episódio de violência policial no Parque Nacional de Table Mountain, no seu país natal.

Dlamini treinava no Parque Nacional quando, para conferir se tinha a licença necessária para usar o Parque, foi parado bruscamente por um Guarda, o que o fez cair. Perante os protestos do ciclista, o polícia amarrou-o violentamente, torcendo-lhe o braço, o que resultou numa fratura no úmero. Para Dlamini, que participou em setembro na sua primeira Grande Volta, a lesão, cujo tempo de recuperação ainda não foi confirmado, implica desde já falhar o seu início de temporada previsto para o Tour Down Under e poderá custar-lhe a estreia nos Jogos Olímpicos, para os quais sonhava ser escolhido.

O caso veio a público pouco depois de Dlamini ser atacado, quando foi publicado na rede social Twitter por um membro da comunidade ciclística sul-africana, já que um outro ciclista que também treinava na zona filmou o incidente. Este, Donovan Le Cok, foi também ameaçado por estar a gravar a cena e contou ainda como os oficiais não queriam sequer levar Dlamini ao hospital.

As reações não se fizeram tardar, tanto do público em geral como institucionais. Nas redes sociais, vários ciclistas partilharam histórias semelhantes passadas com os Guardas do Parque Nacional. Matthew Beers, especialista do MTB que passou este ano pelo escalão World Tour como estagiário da UAE Team Emirates no final da temporada, foi um deles, revelando um episódio em que foi empurrado para fora da estrada enquanto pedalava.

O Parque Nacional tentou desculpabilizar-se, emitindo um comunicado em que alegava que o ciclista tinha tentado resistir à detenção e que se aleijara a si próprio ao fazê-lo, o que é, pelo menos em parte, desmentido pelo vídeo tornado público.

A equipa de Dlamini, a Team NTT, não hesitou em reagir, proclamando que “não há justificação possível para o nível de violência usado” e exigindo um pedido de desculpas público e a implementação de procedimentos disciplinares imediatos.

Dlamini na sua estreia na Vuelta
Fonte: José Baptista / Bola na Rede

A indignação coletiva deste caso obrigou mesmo Barbara Creecy, Ministra sul-africana do Ambiente, Floresta e Pesca a intervir, visitando Dlamini no hospital e ordenando a suspensão provisória dos Guardas envolvidos enquanto decorrer uma investigação independente à ocorrência.

A violência policial é uma herança pesada da ditadura sul-africana e, mais de duas décadas depois, as instituições democráticas ainda não conseguiram conter este fenómeno, com mais de 5.000 queixas a surgirem anualmente. Em novembro, um denunciante retratou a forma como o Independent Police Investigative Directorate, o órgão responsável por investigar estas alegações, é conivente com as mesmas e arquiva os casos sem os escrutinar de forma a falsear os seus números de produtividade.

Foto de Capa: Team NTT

Artigo revisto por Diogo Teixeira

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Aposta de José Mourinho confirmada e nova baixa por lesão no último treino do Benfica antes do jogo contra o Ajax

O Benfica treina no Benfica Campus antes da deslocação aos Países Baixos. Águias preparam duelo diante do Ajax na Champions League.

EM DIRETO: acompanha o treino aberto do Benfica antes do jogo da Champions League contra o Ajax

O Benfica realiza o último treino antes de rumar a Amesterdão para defrontar o Ajax. Águias ultimam detalhes antes do jogo da Champions League.

Cristiano Ronaldo: Marca, País ou Mercado?

O debate em torno da ida de Cristiano Ronaldo tornou-se, demasiadas vezes, refém de ideologias fáceis e leituras enviesadas e até agressivas.

José Mourinho prepara aposta na formação e tem 7 jovens na mira para lançar na equipa principal do Benfica

José Mourinho tem assistido a vários treinos e jogos da formação do Benfica. Há sete nomes que podem merecer uma aposta na equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim e saída de 2 jogadores em janeiro: «Compreendo a frustração de alguns jogadores, sei o que significa o Mundial, mas o Manchester...

Ruben Amorim abordou a possível saída de Joshua Zirkzee e de Kobbie Mainoo do clube. Empréstimo em janeiro em cima da mesa.

Neemias Queta preocupa e sai lesionado na vitória dos Boston Celtics contra os Orlando Magic

Neemias Queta saiu da quadra lesionado na derrota dos Boston Celtics diante dos Orlando Magic. Poste português a contas com entorse no tornozelo esquerdo.

Guglielmo Vicario revolta-se com exibição do Tottenham: «Não lutámos»

Guglielmo Vicario deixou duras críticas à exibição da sua equipa depois da derrota. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.