Belenenses not sad (por enquanto)

- Advertisement -

No passado dia 24 de janeiro, a Federação Portuguesa de Futebol veio anunciar a suspensão das hostilidades entre os dois Belenenses do nosso futebol: a Belenenses SAD e o clube de futebol “Os Belenenses”.

Esta cisão num clube que já deixou a sua marca na história do desporto português foi dos episódios mais tristes dos últimos tempos, e (infelizmente) representa muito bem um dos problemas mais sérios do desporto-rei nacional: má gestão e incapacidade de adaptação ao presente. No entanto, este divórcio, embora oficialmente consumado em 2018, começou muito tempo antes.

O clube de futebol “Os Belenenses” encarna na perfeição a situação cada vez mais frequente de Clube vs SAD. Isto acontece devido às dificuldades financeiras e à má gestão recorrente. Inevitavelmente, esse litígio leva à separação do clube, como aconteceu neste caso.

Mas desengane-se quem pensa que isto é o fim do clube e vitória das SAD’s. Cá por terras lusitanas, temos o Belenenses SAD, que milita na primeira divisão com um símbolo que parece saído de um videojogo e joga num estádio alugado. Já o clube de futebol, que se inscreveu na última divisão do futebol português, mas manteve o apoio da esmagadora maioria da massa adepta, o emblemático estádio do Restelo e a Cruz de Cristo ao peito. É de encher os olhos de qualquer adepto ver um estádio à pinha para assistir aos jogos d’”Os Belenenses” nos últimos escalões do futebol.

A Belenenses SAD está impedida de usar o símbolo, nome e estádio
Fonte: SL Benfica

A meio da época passada, o Belenenses SAD viu-se obrigado a retirar o emblema da Cruz de Cristo dos seus equipamentos e a deixar de usar o nome “Belenenses”. Desde o litígio e sobretudo desde aí que correm inúmeros processos judiciais entre o clube e a SAD, que mancham a (suposta) tranquilidade do futebol português.

A função da FPF foi a de mediar o conflito entre as duas partes, de modo a concretizar a separação definitiva entre clube e SAD sem recorrer ao espetáculo mediático dos tribunais. Para já, teve a capacidade de convencer os responsáveis a suspender os processos pendentes na justiça, a bem da imagem do desporto. Falta agora acabar com as quezílias mais pequenas para separar definitivamente o clube, do resto.

“Os Belenenses” enchem os estádios onde quer que vão
Fonte: CF “Os Belenenses”

Esperemos que a FPF prove que ainda há uma réstia de coração no futebol. Que o desporto que amamos não se transformou num negócio. Cabe à FPF fazer jus aos milhares de adeptos que enchem o Restelo para ver um jogo da 5ª divisão. O futebol é sobre eles e os 22 que jogam. Fora disso, it’s sad.

Foto de Capa: CF “Os Belenenses”

Revisto por: Jorge Neves

 

 

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

Miguel Ribeiro faz apelo à UEFA para ver golo anulado ao Famalicão e aponta responsabilidades: «O VAR não deve andar de lupa à procura...

O Famalicão perdeu com o Sporting. No final do jogo, Miguel Ribeiro, presidente dos famalicenses falou do papel do VAR.

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Grémio de Luís Castro e Juventude empatam a uma bola na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho

Na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho, o Grémio e a Juventude não foram além do empate a uma bola, este domingo.