📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rio Ave FC 1-2 SL Benfica: Encarnados vencem contra nove jogadores

- Advertisement -

 A CRÓNICA: SL BENFICA VENCE QUATRO JOGOS DEPOIS

O Benfica entrou em campo a saber que uma vitória daria, não só um ‘balão de oxigénio’ a Bruno Lage e ao plantel, mas também o primeiro lugar do campeonato. Depois de o FC Porto ter empatado ontem frente ao Desportivo das Aves, os encarnados deslocaram-se hoje ao terreno do Rio Ave.

O jogo começou com o Benfica a ter mais bola e a criar mais lances ofensivos. Ainda que sem grandes oportunidades de golo, a equipa da Luz conseguiu ter quatro cantos e cinco remates nos primeiros 15 minutos. O Rio Ave começou a ‘espalhar-se’ mais pelo campo e a conseguir parar grande parte das jogadas dos encarnados. Na zona lateral direita do campo, Taremi sofreu falta e permitiu à sua equipa ter um livre perigoso. Na sequência do lance, Nuno Santos cruza para a área e o iraniano marca num bom cabeceamento, após uma assistência infeliz de Dyego Sousa.

Até ao fim da primeira parte, o Benfica ia tentando furar a (bem organizada) defesa do Rio Ave e, aos 42 minutos, Rafa vê um golo ser-lhe anulado por fora de jogo de Dyego Sousa, depois de uma grande jogada de Taarabt no lado direito do ataque benfiquista.

A vantagem do Rio Ave manteve-se até ao recomeço da segunda parte, mas a equipa de Bruno Lage sofreu alterações. O técnico encarnado decidiu tirar Dyego Sousa e meter Seferovic. O impacto foi instantâneo: na sequência de um livre, o suíço faz um bom cabeceamento, mas bate com estrondo no poste da baliza defendida por Kieszek.

A primeira contrariedade para Carlos Carvalhal viria a acontecer aos 62 minutos, quando Al Musrati vê o segundo amarelo e consequente vermelho. Dois minutos depois, após um bom cruzamento de Nuno Tavares, Seferovic encosta para o fundo da baliza e reestabelece o empate. Como era expectável, contra dez jogadores, o Benfica foi crescendo e, oito minutos depois do empate, Nuno Santos faz uma entrada violenta sobre Pizzi e vê o vermelho direto.

Com nove jogadores, o Rio Ave baixou as suas linhas e focou-se apenas em defender o empate. O Benfica continuava a pressionar e a três minutos dos noventa, na sequência de um canto marcado por Pizzi, Weigl estreia-se a marcar com a camisola encarnada e coloca o marcador em 1-2, resultado que se manteve até ao apito final.

A FIGURA

Fonte: SL Benfica

Haris Seferovic Teve um enorme impacto na equipa e a forma como entrou no jogo é prova disso: em 15 minutos cabeceia ao poste e marca o golo do empate. Ainda que Bruno Lage tenha optado por Dyego Sousa no onze titular, Seferovic mostrou que também conta para o treinador e promete dar luta aos dois avançados concorrentes (Dyego e Vinícius).

O FORA DE JOGO

Fonte: SL Benfica

Dyego SousaAl Musrati seria um forte candidato a fora de jogo, mas o prémio vai mesmo para Dyego Sousa. Bruno Lage deu-lhe a confiança necessária e colocou-o no onze inicial, mas o avançado brasileiro não aproveitou a ocasião e durante a primeira parte (substituído ao intervalo) pouco ou nada fez no ataque benfiquista.

ANÁLISE TÁTICA – RIO AVE FC

Carlos Carvalhal montou (como é habitual) uma equipa organizada e consciente da ideia de jogo. Apesar de jogar contra o Benfica, o Rio Ave foi, durante a maioria da primeira parte, a melhor equipa em campo e isso traduziu-se na vantagem ao intervalo.

A primeira expulsão e o golo do empate pareciam que não tinha afetado a equipa, que continuava bastante determinada em campo. No entanto, a expulsão de Nuno Santos destabilizou por completo a equipa e permitiu que o Benfica jogasse nos últimos 30 metros do campo e chegasse ao golo da vitória.

O técnico do Rio Ave montou a sua equipa num 4-3-3 bem organizado e com os seus ataques baseados em Taremi e nos dois extremos, Nuno Santos e Diego Lopes. Pelas dificuldades que a equipa de Carlos Carvalhal colocou ao Benfica nos primeiros 45 minutos, era expectável que estas continuassem até ao final do jogo, não fossem as duas expulsões.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Kieszek – 2

Diogo Figueiras – 2

Borevkovic – 2

Aderlan Santos – 2

Matheus Reis – 3

Lucas Piazon – 3

Al Musrati – 1

Filipe Augusto – 2

Nuno Santos – 2

Diego Lopes – 2

Taremi – 4

SUBS UTILIZADOS

Tarantini – 2

Nelson Monte – 1

Bruno Moreira – 1

Carlos Mané – 1

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

Bruno Lage voltou ao seu esquema tático mais frequente, com Pizzi e Rafa nas alas e Taarabt no apoio ao ponta-de-lança. A equipa teve uns primeiros dez minutos com um caudal ofensivo, mas o resto da primeira parte mostrou em campo o Benfica dos outros jogos, com fraca construção de jogos, sem passes ‘a rasgar’ e a permitir ocasiões de perigo ao adversário, inclusive com um golo.

O técnico não gostou da exibição de Dyego Sousa e colocou Seferovic no seu lugar que, de facto, teve muito mais impacto no jogo do que o brasileiro. As duas expulsões ajudaram a equipa encarnada, que, a partir da expulsão de Nuno Santos, dominou por completo e deu a volta ao marcador.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Vlachodimos – 2

Tomás Tavares – 2

Ruben Dias – 2

Ferro – 2

Nuno Tavares – 3

Pizzi – 3

Weigl – 3

Gabriel – 2

Rafa – 3

Taarabt – 2

Dyego Sousa1

SUBS UTILIZADOS

Seferovic  – 4

Carlos Vinicius  – 2

Chiquinho – 2

Jota – 1

Samaris – 1

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Renato Gouveia Dias
Renato Gouveia Diashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo futebol e pela tática. O Renato é licenciado em Comunicação e Jornalismo, mas tem o sonho de se tornar treinador de futebol. Gosta de um bom fim de semana cheio de futebol e de acompanhar o mercado de transferências ao minuto.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi renova contrato com o Inter Miami até 2028

Lionel Messi renovou contrato com o Inter Miami até 2028. Astro argentino vai continuar no clube norte-americano por mais três anos.

Sporting regressa aos treinos depois da vitória sobre o Marselha com ausência de peso

O Sporting começou a preparação para o duelo diante do Tondela. Leões treinaram após a vitória diante do Marselha na Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim define lista de 6 alvos para reforçar o meio-campo em janeiro

O Manchester United de Ruben Amorim quer reforçar o meio-campo em janeiro. Red devils têm seis alvos no mercado.

Alisson Santos em destaque na imprensa espanhola: «Uma espécie de cópia da trajetória de Diego Costa, outro brasileiro que surgiu do nada

A entrada de Alisson Santos no Sporting x Marselha foi decisiva. Extremo brasileiro mereceu destaque na imprensa espanhola.

PUB

Mais Artigos Populares

Anthony Gordon revela conversa com José Mourinho e agradece: «É um grande elogio para mim porque quando era criança ele era o meu treinador...

Anthony Gordon foi um dos destaques da vitória do Newcastle diante do Benfica. Extremo revelou palavras ditas por José Mourinho.

Agente de Hany Mukhtar avança com queixa-crime contra Rui Costa devido a comissões da Eusébio Cup

Paulo Rodrigues, agente de Hany Mukhtar, colocou Rui Costa na justiça. Em causa, comissões recebidas pelo presidente do Benfica da Eusébio Cup.

West Ham de Nuno Espírito Santo quer receber 2 jogadores do Real Madrid em janeiro e já há conversas em andamento

O West Ham de Nuno Espírito Santo quer fechar reforços em janeiro. Endrick e Gonzalo García, dupla do Real Madrid, na lista dos hammers.