Seis E-Prix de Berlim é a conta que a FIA fez

Já existe uma data para o regresso da Fórmula E às competições e a um modo de terminar a temporada o mais rápido, e seguramente possível. Caso ainda não tenham reparado, há uma pandemia pelo mundo que já infetou milhões e matou centenas de milhares, e que obrigou o mundo a parar, e isso inclui o mundo do desporto motorizado.

Na Fórmula E, vimos apenas cinco corridas antes de nos confinarmos devido à COVID-19, e agora sabemos que vamos ter mais seis no espaço de nove dias, todas elas no circuito de Berlim, como forma rápida e segura de terminar o campeonato.

Já sinto a pergunta: “Mas seis corridas em sequência no mesmo sítio não é aborrecido?” Ao que eu tenho a dizer que não, estamos a falar de três rondas seguidas, duas corridas em dias seguidos, cada ronda em traçados diferentes da pista, o que levando em conta que o circuito fica num aeroporto, facilita a criação de versões diferentes e entusiasmantes do mesmo. A data já está marcada, é 5 e 6, 8 e 9, 12 e 13 de agosto.

Outro fator que irá evitar as corridas aborrecidas é a própria Fórmula E em si. Temos de nos recordar que ao contrário da Fórmula 1, não há lugares reservados na grelha de partida, sendo que o equilíbrio de performance dos monolugares elétricos e a qualificação “invertida” da Fórmula E, promovem uma grelha mais imprevisível.

Em termos de saúde e segurança, está a ser levada extremamente a sério, não fosse a corrida na Alemanha. Estamos a falar de testes obrigatórios de coronavírus antes das corridas, exames todos os dias após a chegada à pista, o uso de máscaras faciais, distanciamento social e a tentativa de limitar ao máximo o movimento nos espaços de trabalho das equipas e staff, com zonas específicas definidas para os diferentes integrantes da organização e corrida em si.

Olhar para a tabela classificativa coloca um sorriso em qualquer português, o nosso António Félix da Costa (DS Techeetah) encontra-se no topo da mesma, com um total de 67 pontos, 11 de diferença para o segundo classificado, Mitch Evans (Jaguar Racing). Os pilotos da BMW Andretti Alexander Sims e Maximilian Guenther encontram-se em terceiro e quarto lugares respetivamente, mas a mais de 20 pontos de Félix da Costa. O campeão em título Jean-Éric Vergne protagoniza um dos seus tradicionais começos lentos, estando em oitavo, com menos de metade dos pontos do seu colega de equipa e líder de campeonato.

Temos um novo piloto na grelha, com René Rast a substituir Daniel Abt na Audi Sport. O bicampeão de DTM será o novo companheiro de Lucas di Grassi no que resta do campeonato. Para quem não sabe, Daniel Abt “baldou-se” de uma corrida virtual da Fórmula E, colocando um sim racer profissional a correr no seu lugar, a Audi tomou ação e suspendeu o piloto alemão que agora dá lugar a René Rast.

Seis corridas não parece muito para conseguir alterar as classificações, que comparativamente à época anterior são bem mais desequilibradas, mas convém relembrar que estamos a falar de Fórmula E, onde as corridas e os seus resultados são extremamente imprevisíveis. Basta um DNF de Félix da Costa e Mitch Evans, e volta a ficar tudo em aberto. Os BMW eram os carros mais consistentes antes da paragem, e não há nada que nos diga que assim não será, JEV é o bicampeão em título, e já provou por várias ocasiões que a segunda parte da temporada lhe pertence.

Apesar da almofada confortável de 11 pontos, António Félix da Costa tem de estar o mais focado possível. Uma má corrida, um acidente ou uma má qualificação podem deitar o campeonato a perder, e mesmo um campeonato tão atípico, vale a pena vencer.

Foto de Capa: Fórmula E

Artigo revisto por Joana Mendes

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves elogia ligação com Luis Suárez: «Com o Viktor Gyokeres demorámos mais a adaptar-nos»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.