Club Football Estrela da Amadora SAD | Uma nova página na história

Uma das notícias que mais marcou o futebol semi-profissional em Portugal nas últimas semanas foi a proposta de fusão feita pelo Club Sintra Football ao Clube Desportivo Estrela, podendo formar o Club Football Estrela da Amadora SAD.

O Club Sintra Football foi fundado no dia 27 de Agosto de 2007, tendo, ao longo da sua curta história, vivido com a casa às costas e feito muito pouco. Nos seus quase 13 anos de existência, já conseguiu cinco subidas de divisão. Nesta última temporada, teve a sua estreia nos escalões nacionais.

Aquando da suspensão do Campeonato de Portugal, causada pela pandemia da COVID-19, o Club Sintra Football ocupava a 18ª e última posição da Série D do CNS. No entanto, o cancelamento da época decretado pelo Governo e pela Federação Portuguesa de futebol estipulou que não haveria descidas de divisão, o que dará uma nova oportunidade do Club Sintra Football de se impor nos escalões nacionais.

O Club Sintra Football saltaria nesta temporada para a ribalta, ao eliminar o Vitória SC na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se, assim, no primeiro clube da história do futebol português a atingir a quarta eliminatória da Taça na sua estreia na competição.

Por outro lado, após a insolvência do CF Estrela da Amadora em 2009 e extinção em 2011, o clube seria refundado com o nome Clube Desportivo Estrela no dia 28 de Setembro de 2011. No entanto, trabalharia apenas com escalões de formação até 2018, voltando a competir a nível sénior na temporada 2018/2019, na Série 2 da 1ª Divisão da AF Lisboa, na qual ficaria em oitavo lugar. Nesta temporada, repetiu a mesma posição na Série 2 da 3ª divisão da AF Lisboa, aquando do cancelamento da época.

Já está decidido que, com ou sem fusão, Rui Santos será o treinador do Club Sintra Football, contando ainda com Sérgio Levita como team manager. Dinis Delgado, sócio fundador do clube, conciliará os cargos de Director Desportivo com o de Administrador da SAD. A nova SAD formada, caso a fusão de concretize, será presidida por André Geraldes (ex-Sporting CP e SC Farense), terá Marco Ferreira (ex-Sintrense) como Director Executivo, e contará ainda com outros nomes, tais como Carlos Bettencourt e Francisco Lopo, filho de Paulo Lopo, presidente da SAD do Leixões SC.

Quanto aos jogadores, o Bola na Rede sabe que Filipe Leão, Diogo Santos, Filipe Gaspar, Bruno Oliveira, Laton e Nuno Sá renovaram com o Sintra Football Club e vão integrar o plantel, em caso de fusão. Já João Costa é também reforço vindo do Bocal.

Caso a fusão se confirme, o Club Sintra Football Estrela SAD ainda irá estabelecer protocolos com o SC Farense e o Leixões SC, e irá competir no Campeonato de Portugal, ocupando a vaga do Club Sintra Football. A vaga deixada pelo Clube Desportivo Estrela poderá vir a ser ocupada por uma equipa B.

O próximo dia 11 de Julho será o Dia “D”, pois será o dia no qual o Clube Desportivo Estrela irá realizar uma Assembleia Geral, sendo que os sócios irão decidir se a fusão será aprovada ou não. Se a proposta de fusão for aceite, o CD Estrela irá adquirir a licença do Sintra Football Club, de modo a poder competir no Campeonato de Portugal. O velhinho Estádio José Gomes será revitalizado para ter condições para receber os jogos, podendo, assim, estar um pouco mais perto de voltar a ser a casa de grandes jogos do futebol português.

Toda esta história ainda poderá fazer correr muita tinta, mas uma coisa é certa: se a fusão se concretizar, o Club Sintra Football Estrela SAD será um clube a seguir no futebol português nos próximos anos.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas destaca feitos do Sporting na última época: «Voltou a ocupar o seu devido lugar no desporto nacional»

Frederico Varandas abriu a Assembleia Geral do Sporting com uma interpelação aos sócios. Fica com as declarações do presidente leonino.

Tem 14 anos, ainda joga pelos sub-18 do Manchester United e já impressionou Ruben Amorim

Há um novo talento a despoletar no Manchester United. JJ Gabriel é um nome seguido de perto por Ruben Amorim... com apenas 14 anos.

Lyon de Paulo Fonseca perde ao cair do pano e não chega à liderança

O Lyon foi derrotado pelo Toulouse por 2-1, com um golo nos últimos minutos, não chegando a uma liderança condicional da Ligue 1.

Wolverhampton de Vítor Pereira volta a sofrer nos últimos minutos e a ver escapar vitória: eis os primeiros resultados do dia na Premier League

O Wolverhampton de Vítor Pereira continua à procura da primeira vitória na Premier League. Na receção ao Brighton, empate chegou nos últimos minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Vieira muito perto de deixar o Académico de Viseu

Sérgio Vieira está próximo de deixar o Académico de Viseu. Conjunto da Segunda Liga deve aproveitar paragem para uma mudança.

Luís Filipe Vieira não quer responder a Frederico Varandas agora: «Responderei a isso quando for presidente do Benfica»

Luís Filipe Vieira está em Évora em campanha para as eleições do Benfica. O candidato recusou-se em voltar a responder a Frederico Varandas.

FC Porto ao ataque após derrota da equipa B: «Uma arbitragem para a história. Vítor Ferreira deu a volta ao resultado»

O FC Porto B acusou Vítor Ferreira de influenciar o resultado. Equipa B azul e branca perdeu por 3-2 na receção ao Torreense.