Francisco Benitez: O que faz sentido é Servir o Benfica

- Advertisement -

No passado dia 3, foi anunciada mais uma candidatura às próximas eleições do SL Benfica, neste caso do movimento “Servir o Benfica”, liderado por Francisco Benitez. Depois das candidaturas de Luís Filipe Vieira, Rui Gomes da Silva, João Noronha Lopes e Bruno Costa Carvalho (embora esta ainda não tenha sido oficializada devido a questões relacionadas com os estatutos do clube), surge, assim, como a quinta e provavelmente a última, numas eleições que certamente farão correr muita tinta e provocarão bastantes discussões nos próximos tempos no universo encarnado.

Francisco Benitez tem 56 anos, os mesmos anos de sócio do clube, e foi atleta da modalidade de rugby, tendo contribuído para a conquista de alguns títulos nos escalões mais jovens e de formação; é licenciado em Marketing, passou por áreas como a Publicidade, Industrial e Grande Distribuição. Fã e apaixonado pelo associativismo, foi um dos fundadores da AAB (Associação de Adeptos Benfiquistas).

Segundo o próprio, a decisão de concorrer às próximas eleições iniciou-se ainda com o SL Benfica numa fase positiva da época, designadamente, como líder do campeonato, com sete pontos de avanço para o segundo classificado. Neste sentido, mencionou que não considerava pertinente que a candidatura fosse de um homem só, mas sim de um movimento que congregasse vários sócios apaixonados pelo clube, tendo como líder um que personifica o coletivo, algo possível de verificar.

No vídeo de apresentação, além de Francisco Benitez (candidato à presidência), foi revelada a presença do candidato ao Conselho Fiscal (Nuno Leite) e à Mesa Assembleia Geral (João Pinheiro), os quais, juntos, apresentaram e elencaram um conjunto de medidas, propostas e valores que devem, no seu entender, ser os mais indicados a seguir pelo SL Benfica no futuro, caso o seu movimento obtenha a vitória nas eleições.

Assim sendo, foram focados três pilares vitais: democracia, através de uma Assembleia Geral que assegure e restaure a tradição democrática do clube; transparência, com um Conselho Fiscal independente, que seja o garante para os associados de uma Direção questionada e fiscalizada sempre que pertinente; ambição desportiva, possibilitada por uma Direção capaz de aliar competência à paixão pelo SL Benfica e recentre a prioridade em obter sucesso desportivo. Por oposição, algumas situações mereceram críticas concisas e, a meu ver, extremamente adequadas para a atual direção do clube (OPA, agressão de Luís Filipe Vieira a um sócio, eternização no poder e tecnocracia na SAD)

Posto isto, foram esmiuçadas outras ideias mais concretas para o futuro do clube, nomeadamente:

  • a tentativa de reter os melhores jogadores no SL Benfica, não só no futebol mas também nas diversas modalidades, quer com aumentos salariais quer com a apresentação de projetos que aliciem os atletas a tal permanência (ambição europeia, reforços de qualidade, investimento);
  • a limitação de mandatos na presidência do clube; reduzir as enormes discrepâncias do sistema eleitoral, particularmente, a relação número de anos de sócio/número de votos;
  • a aprovação, em Assembleia Geral, dos membros indicados pelo clube para a SAD;
  • complementar o voto eletrónico com o voto físico, de forma a aumentar a credibilidade, transparência e evitar possíveis fraudes;
  • a hipótese de Assembleias Gerais se realizarem aos fins de semana, em outros pontos do país e serem transmitidas para todos os sócios, para que o maior número possível tenha conhecimento dos assuntos discutidos e das decisões tomadas;
  • reduzir a quotização para captar mais associados, com a possibilidade de equiparar os sócios correspondentes aos sócios efetivos;
  • o fomento das Casas do Benfica no que diz respeito ao recrutamento de associados do clube, com a promessa de 25% do valor das quotas para as mesmas;
  • renumerações de sócios no período de 5 anos;
  • a obrigatoriedade de existirem debates com os candidatos à presidência do clube na BTV;
  • o regresso de modalidades como o futebol e voleibol de praia, assim como do rugby ao Complexo da Luz;
  • a obrigatoriedade de apresentação de novo Orçamento/Relatório e Contas em caso de não aprovação na Assembleia Geral;
  • entre outras que podem ser lidas no Twitter ou Facebook do Movimento “Servir o Benfica”, ou ouvidas no vídeo de apresentação da candidatura.

Em jeito de conclusão, além do amor ao clube, transparência, credibilidade e enorme ambição do projeto para a conquista de títulos nas diversas modalidades, captação de parceiros comerciais de renome e afirmação do clube no que concerne ao prestígio e dimensão à escala planetária, é necessário salientar o cariz modernizador do Movimento, a organização, associativismo e, assim, saudar mais uma candidatura à presidência do SL Benfica, sinal de uma enorme vitalidade e de conjuntos alargados de pessoas, alguns com ideias divergentes, mas que, na sua essência, desejam o melhor para os desígnios do clube. Fazendo jus ao nome do Movimento, o que faz sentido é “Servir o Benfica” e não utilizar esta grandiosa instituição para proveito pessoal ou como escudo protetor.

Luís Pedro Pinto
Luís Pedro Pintohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em História. Apaixonado pelo futebol e, mais particularmente, pelo meu clube: o SL Benfica. Sempre disposto a trocar ideias, opiniões e debater sobre o futebol em si, abordando as suas várias dimensões. Gosto pela área do scouting e desejo de expandir conhecimentos nessa vertente num futuro próximo. No mesmo sentido, enorme prazer em redigir textos relacionados com temáticas futebolísticas.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui após AC Milan x Benfica: «Em cada jogo sinto-me mais confiante»

O Benfica venceu o AC Milan por 2-0 para a primeira jornada da Europa League. Eis o que disse o Daniel Banjaqui no final do jogo.

Ruben Amorim admite: «O Benfica foi mais organizado naquilo que queria para o jogo»

Ruben Amorim falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após derrota do AC Milan na Europa League.

Marco Silva explica rotação no Benfica: «Não se pode ter só 13, 14 ou 15 jogadores. Isso não existe»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva revela conversa com Ruben Amorim: «Sempre que não for contra ele, estou a torcer por ele»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva afasta euforia no Benfica: «Não há tempo sequer para celebrar absolutamente nada»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva assume ambição do Benfica na Europa League: «Vamos tentar sempre jogar para ganhar e ir o mais longe possível»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Italianos arrasam AC Milan de Ruben Amorim: «O AC Milan está condenado a mais um ano como figurante. O Benfica não é o Ararat»

O AC Milan de Ruben Amorim foi derrotado pelo Benfica por duas bolas a zero e a imprensa italiana já começou a reagir.