📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Francisco Benitez: O que faz sentido é Servir o Benfica

- Advertisement -

No passado dia 3, foi anunciada mais uma candidatura às próximas eleições do SL Benfica, neste caso do movimento “Servir o Benfica”, liderado por Francisco Benitez. Depois das candidaturas de Luís Filipe Vieira, Rui Gomes da Silva, João Noronha Lopes e Bruno Costa Carvalho (embora esta ainda não tenha sido oficializada devido a questões relacionadas com os estatutos do clube), surge, assim, como a quinta e provavelmente a última, numas eleições que certamente farão correr muita tinta e provocarão bastantes discussões nos próximos tempos no universo encarnado.

Francisco Benitez tem 56 anos, os mesmos anos de sócio do clube, e foi atleta da modalidade de rugby, tendo contribuído para a conquista de alguns títulos nos escalões mais jovens e de formação; é licenciado em Marketing, passou por áreas como a Publicidade, Industrial e Grande Distribuição. Fã e apaixonado pelo associativismo, foi um dos fundadores da AAB (Associação de Adeptos Benfiquistas).

Segundo o próprio, a decisão de concorrer às próximas eleições iniciou-se ainda com o SL Benfica numa fase positiva da época, designadamente, como líder do campeonato, com sete pontos de avanço para o segundo classificado. Neste sentido, mencionou que não considerava pertinente que a candidatura fosse de um homem só, mas sim de um movimento que congregasse vários sócios apaixonados pelo clube, tendo como líder um que personifica o coletivo, algo possível de verificar.

No vídeo de apresentação, além de Francisco Benitez (candidato à presidência), foi revelada a presença do candidato ao Conselho Fiscal (Nuno Leite) e à Mesa Assembleia Geral (João Pinheiro), os quais, juntos, apresentaram e elencaram um conjunto de medidas, propostas e valores que devem, no seu entender, ser os mais indicados a seguir pelo SL Benfica no futuro, caso o seu movimento obtenha a vitória nas eleições.

Assim sendo, foram focados três pilares vitais: democracia, através de uma Assembleia Geral que assegure e restaure a tradição democrática do clube; transparência, com um Conselho Fiscal independente, que seja o garante para os associados de uma Direção questionada e fiscalizada sempre que pertinente; ambição desportiva, possibilitada por uma Direção capaz de aliar competência à paixão pelo SL Benfica e recentre a prioridade em obter sucesso desportivo. Por oposição, algumas situações mereceram críticas concisas e, a meu ver, extremamente adequadas para a atual direção do clube (OPA, agressão de Luís Filipe Vieira a um sócio, eternização no poder e tecnocracia na SAD)

Posto isto, foram esmiuçadas outras ideias mais concretas para o futuro do clube, nomeadamente:

  • a tentativa de reter os melhores jogadores no SL Benfica, não só no futebol mas também nas diversas modalidades, quer com aumentos salariais quer com a apresentação de projetos que aliciem os atletas a tal permanência (ambição europeia, reforços de qualidade, investimento);
  • a limitação de mandatos na presidência do clube; reduzir as enormes discrepâncias do sistema eleitoral, particularmente, a relação número de anos de sócio/número de votos;
  • a aprovação, em Assembleia Geral, dos membros indicados pelo clube para a SAD;
  • complementar o voto eletrónico com o voto físico, de forma a aumentar a credibilidade, transparência e evitar possíveis fraudes;
  • a hipótese de Assembleias Gerais se realizarem aos fins de semana, em outros pontos do país e serem transmitidas para todos os sócios, para que o maior número possível tenha conhecimento dos assuntos discutidos e das decisões tomadas;
  • reduzir a quotização para captar mais associados, com a possibilidade de equiparar os sócios correspondentes aos sócios efetivos;
  • o fomento das Casas do Benfica no que diz respeito ao recrutamento de associados do clube, com a promessa de 25% do valor das quotas para as mesmas;
  • renumerações de sócios no período de 5 anos;
  • a obrigatoriedade de existirem debates com os candidatos à presidência do clube na BTV;
  • o regresso de modalidades como o futebol e voleibol de praia, assim como do rugby ao Complexo da Luz;
  • a obrigatoriedade de apresentação de novo Orçamento/Relatório e Contas em caso de não aprovação na Assembleia Geral;
  • entre outras que podem ser lidas no Twitter ou Facebook do Movimento “Servir o Benfica”, ou ouvidas no vídeo de apresentação da candidatura.

Em jeito de conclusão, além do amor ao clube, transparência, credibilidade e enorme ambição do projeto para a conquista de títulos nas diversas modalidades, captação de parceiros comerciais de renome e afirmação do clube no que concerne ao prestígio e dimensão à escala planetária, é necessário salientar o cariz modernizador do Movimento, a organização, associativismo e, assim, saudar mais uma candidatura à presidência do SL Benfica, sinal de uma enorme vitalidade e de conjuntos alargados de pessoas, alguns com ideias divergentes, mas que, na sua essência, desejam o melhor para os desígnios do clube. Fazendo jus ao nome do Movimento, o que faz sentido é “Servir o Benfica” e não utilizar esta grandiosa instituição para proveito pessoal ou como escudo protetor.

Luís Pedro Pinto
Luís Pedro Pintohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em História. Apaixonado pelo futebol e, mais particularmente, pelo meu clube: o SL Benfica. Sempre disposto a trocar ideias, opiniões e debater sobre o futebol em si, abordando as suas várias dimensões. Gosto pela área do scouting e desejo de expandir conhecimentos nessa vertente num futuro próximo. No mesmo sentido, enorme prazer em redigir textos relacionados com temáticas futebolísticas.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O registo de Portugal sem Cristiano Ronaldo: Foram 61 jogos sem o avançado

Portugal vai enfrentar a Arménia sem Cristiano Ronaldo. Será o 62.º jogo que o avançado português falhará desde 2003.

Domínio: 10 dos 11 golos de Portugal (nesta fase) foram de jogadores que atuam na Arábia Saudita

Portugal marcou 11 golos nesta fase de qualificação ao Mundial 2026. 10 deles foram de jogadores que atuam na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: Já se sabe quando Daniel Bragança voltará

Daniel Bragança estará de volta durante o mês de janeiro. Médio do Sporting sofreu uma grave lesão e tem estado a recuperar.

Cristiano Ronaldo deixa mensagem em dia decisivo para Portugal

Cristiano Ronaldo deixa mensagem de apoio à Seleção Nacional. Portugal luta este domingo pela ida ao Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Andreas Schjelderup conta com 2 interessados vindos de Itália

O Bolonha e a Lazio estão interessados em Andreas Schjelderup. Extremo norueguês tem sido associado a saída do Benfica.

Diogo Costa ainda não renovou com o FC Porto: eis o ponto de situação

O FC Porto apresentou nova proposta a Diogo Costa. Conversações continuam para prolongar vínculo do guarda-redes.

País Basco e Palestina jogaram pela paz: «É o dia mais importante da minha vida»

O País Basco venceu a Palestina por 3-0 num jogo particular destinado a promover a paz. Receitas vão para ajuda humanitária em Gaza.