📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Calcio Storico: O desporto mais perigoso do mundo?

- Advertisement -

A frase “A tradição já não é o que era” não afeta a cidade de Florença, em Itália. Todos os anos, no final do mês de junho, são jogadas três partidas de Calcio Storico, um desporto que foi enraizado na cidade italiana durante o século XVI. Apesar de algumas mudanças nas regras devido às diferentes formas de pensar que surgiram com o passar do tempo, a essência de uma mistura do futebol com o rugby nunca foi deixada de lado.

Para participar na competição, os jogadores têm de ser obrigatoriamente nascidos em Firenze. Depois, a região onde mantêm residência coloca-os numa das quatro equipas e nunca, mas nunca podem ousar trocar de cores. Os Azzurri (Santa Croce), Rossi (Santa Maria Novella), Bianchi (Santo Spirito) e Verdi (San Giovanni) representam cada um dos quatro quarteirões da cidade. O sorteio dos jogos acontece no dia de Páscoa.

O que para muitos pode parecer uma mera fronteira, para os cidadãos daquela região é um sentimento de orgulho por pertencer a cada local. Durante mais de um ano, todos os jogadores se preparam, até com amigos rivais, para nessa semana estarem o mais preparados possível para a brutalidade que é demonstrada dentro do campo.

O local dos encontros é numa das principais praças de Florença, a Piazza Santa Croce. Todo o espaço, visitado por milhares de turistas, é transformado num pequeno estádio com areia incorporada para a realização do torneio. Todos podem comprar bilhete e assistir às partidas, com o bónus de no dia da final (24 junho) poderem assistir ao desfile do dia de São João que dá cor às ruas.

As regras do jogo são simples. Cada encontro dura 50 minutos, com duas redes que se encontram à largura do recinto, quase como no nosso futebol, mas as semelhanças ficam só por aí. As duas equipas têm 27 calcianti (não são permitidas substituições) que lutam pela sobrevivência numa autêntica batalha campal.

Apesar de não parecer, existe um árbitro, seis juízes de linha e um comissário para controlar qualquer luta entre jogadores. A evolução histórica garantiu uma maior segurança aos atletas, que nos antepassados chegavam ao hospital com lesões fatais. Por isso, alguns golpes foram proibidos e há uma maior consciencialização de todos os envolvidos.

O prémio deve ser muito bom para valer a pena o esforço, deve perguntar. No entanto, quem vence o torneio recebe apenas a simbólica Chianina, um tipo de vaca que é um símbolo da cidade, jamais mal tratada. Além disso, é pago um jantar pela câmara de Florença, mas o verdadeiro troféu é a honra e a forma como dignificaram o quarteirão.

Os murros, as rasteiras e as gotas de sangue estão garantidas em todos os jogos. É rapidamente percetível o porquê de apenas se jogarem três vezes por ano, mas a tradição promete não morrer tão cedo.

Foto de capa: ACF Fiorentina

 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe fecha primeiro reforço de janeiro e garante médio internacional neerlandês por 20 milhões de euros

O Fenerbahçe fechou a primeira contratação de janeiro. A equipa turca fechou o acordo com o PSV para a transferência por Joey Veerman, por 20 milhões de euros.

Barcelona SC retira camisola 2 após a morte do equatoriano Mario Pineida

Mario Pineida foi assassinado a tiro, juntamente com a mulher, no Equador. O antigo internacional foi homenageado pelo Barcelona SC, que vai retirar a camisola 2 durante toda a época.

José Mourinho poderá ter que olhar para o Benfica B: O possível sucessor de Samuel Soares para os próximos jogos

Samuel Soares está a contas com uma lesão muscular na coxa direita e deve falhar as próximas partidas do Benfica.

Sindicato dos Jogadores reagem à situação do Santa Clara: «O problema da sobrecarga competitiva e da má gestão dos calendários está na agenda»

O Sindicato dos Jogadores deixou uma nota a apoiar a situação dos jogadores do Santa Clara, que jogou três encontros em seis dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de João Mota termina ano de 2025 com vitória

O Al Ittihad de João Mota fechou o ano de 2025 com um triunfo. A equipa orientada pelo técnico português bateu o Royal por 2-0.

Já passou pelo Tondela e está a disputar o regresso com um histórico à La Liga

Manu Hernando ficou conhecido em Portugal pela sua passagem pelo Tondela. O jogador representa atualmente o Racing Santander.

Armando Sá fala das hipóteses de Portugal no Mundial 2026 e aponta possível surpresa na prova: «É uma seleção que pode surpreender»

Armando Sá deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. O antigo lateral do Benfica falou do Mundial de 2026 e apontou o Canadá como possível surpresa na prova.