FC Porto 28-30 Elverum: Frio norueguês gela Dragão

A CRÓNICA: FALSA PARTIDA AZUL E BRANCA

Depois duma prestação fantástica na última edição da EHF Champions League, o FC Porto entra nesta competição com ambição renovada e com o confronto com o campeão norueguês na primeira jornada do Grupo A.

Foram os forasteiros, Elverum, os primeiros a abrir o marcador e a comandar a partida nos primeiros minutos, aproveitando os erros ofensivos cometidos inicialmente pelo FC Porto para marcar golos em transição. Para além dos erros iniciais dos azuis e brancos, a equipa norueguesa também apresentava uma defesa consistente e o seu guarda-redes teve algumas intervenções de qualidade. Em termos ofensivos, o Elverum procurava finalizações seguras, quer nas pontas, quer no pivot. Tudo isto levou a que a equipa visitante tivesse dois golos de vantagem a meio da primeira parte (8-6). Ambas as equipas apresentaram defesas agressivas, o que levou a algumas exclusões, impossibilitando que qualquer das equipas tivesse controlo total da partida. A primeira paragem de jogo surgiu aos 23 minutos, altura em que o FC Porto vencia por um golo e apostou no seu famoso 7×6, que, juntamente com uma melhoria em termos defensivos, resultou num parcial de 5-2 até ao intervalo, para o qual a equipa da casa saiu a vencer 16-12.

Na altura, nada fazia esperar o que viria a acontecer na segunda parte. O Elverum, para contrariar o 7×6, surgiu com um 5×1, com o experiente Luc Abalo a criar imensas dificuldades à circulação e à dinâmica ofensiva dos “dragões”. Para piorar ainda mais a situação, passados apenas oito minutos do recomeço da partida, o central Miguel Martins viu a sua terceira exclusão, sendo expulso da partida. As dificuldades aumentavam e aos 42 minutos o resultado era um empate a 22.

O treinador Magnus Andersson parou o jogo na altura para tentar contrariar o crescendo do adversário, mas sem efeito, já que o Elverum faria um parcial de 0-5 que colocou o FC Porto praticamente fora da discussão da partida. Os azuis e brancos não desistiram e ainda reduziram a desvantagem para três golos faltando cerca de sete minutos, mas a partir daí sucederam-se os erros técnicos e os remates falhados, terminando o jogo com uma derrota azul e branca por 28-30. Daymaro Salina ainda foi expulso na última jogada da partida, podendo ser suspenso, e Rui Silva terminou o jogo em tremendas dificuldades físicas.

Uma partida em falso para o FC Porto contra, teoricamente, a equipa mais fraca do grupo. A equipa está longe do seu nível, o que é normal, no entanto já foram deixados pormenores de qualidade que levam a querer que voltará ao nível atingido a época passada nos próximos jogos.

A FIGURA

Luc Abalo – Apesar de em termos ofensivos não ter tido muitas oportunidades para mostrar a sua qualidade (mas nos três remates que fez marcou três golos), a sua prestação como defesa adiantado no sistema defensivo do Elverum criou imensas dificuldades aos portistas na segunda parte, levando ao comeback norueguês.

O FORA DE JOGO

Fonte: EHF Champions

Miguel Martins – Já são sete épocas a competir na EHF Champions League, mesmo tendo apenas 22 anos. Assim sendo, esperava-se mais experiência da parte do jovem central português para se proteger tendo já duas exclusões. A partir da sua exclusão, o FC Porto perdeu completamente o controlo da partida, culminando na sua derrota.

 

ANÁLISE TÁTICA FC PORTO

A circulação e a dinâmica ofensiva foram marcas de um FC Porto de grande qualidade a época passada. A equipa entrou na partida sem a mesma dinâmica, o que é normal. Em termos defensivos, também surgiram algumas dificuldades, provenientes de alguns problemas surgidos da nova dulpa central do 6×0 azul e branco. A equipa conseguiu colmatar essas dificuldades iniciais com o avançar do jogo e quando apostou no 7×6 este parecia tão “oleado” como em qualquer outro momento da época passada. Depois da expulsão de Miguel Martins e da mudança de sistema defensivo do Elverum, a equipa perdeu por completo o controlo da partida.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Alfredo Quintana (6)

António Areia (6)

Rui Silva (6)

Djibril Mbengue (5)

Victor Iturriza (7)

André Gomes (5)

Diogo Branquinho (5)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Ivan Sliskovic (5)

Manuel Spath (5)

Miguel Martins (7)

Fábio Magalhães (8)

Nikola Mitrevski (5)

Diogo Silva (5)

Daymaro Salina (4)

 

ANÁLISE TÁTICA ELVERUM

No ataque marcam-se golos e na defesa ganham-se jogos. Qualquer praticante de uma modalidade coletiva já ouviu esta frase ou alguma parecida. A segunda parte deste jogo foi a demonstração plena desta frase. O Elverum teve sempre dentro na partida e na maioria da primeira parte à frente do marcador. Só começou a ter dificuldades com o 7×6 do FC Porto, mas, ao contrário de muitas equipas, conseguiu contrariá-lo e aproveitou a desconcentração total da equipa da casa para recuperar o controlo da partida e levar a vitória para casa.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Thorsten Fries (7)

Carl Pujol (7)

Niclas Fingren (7)

Blonz Christoffersen (9)

Endre Langaas (7)

Luc Abalo (10)

Dominik Mathe (8)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Tau Sorensen (5)

Holand Pettersen (6)

Thomas Solstad (5)

Nicolay Schonningsen (6)

Kheri Imsgard (-)

Tobias Grondahl (6)

Foto de Capa: EHF Champions

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Di María elege os 5 jogadores mais importantes da história da Argentina: «Rodrigo de Paul…»

Ángel Di María elegeu os cinco jogadores mais importantes da história da Argentina e surpreendeu com a sua escolha.

Inter Milão garante médio da Ligue 1 por 20 milhões de euros

O Inter Milão fechou a contratação de Andy Diouf por 20 milhões de euros. O médio representa o Lens da Ligue 1.

Filipe Luís rejeita comparações com Jorge Jesus: «Se não é o melhor da história do Flamengo…»

Filipe Luís, atual treinador do Flamengo, rejeitou ser comparado com Jorge Jesus, depois de uma vitória diante do Internacional.

Presidente do Nápoles admite não ter contratado Viktor Gyokeres por promessa a Antonio Conte

O presidente do Nápoles admitiu ter planeado a contratação de Viktor Gyokeres, mas o negócio acabou por não se concretizar devido a uma promessa feita a Antonio Conte.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes iniciais do Lincoln x Braga

O Braga desloca-se até ao Estádio do Algarve para defrontar o Lincoln na primeira mão do playoff de acesso à Europa League.

Olheiro BnR | Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic representa mais do que uma aposta de futuro: é já uma solução concreta para o presente do Benfica.

Al Shabab interessado em médio alemão que realizou 115 jogos pelo Benfica

O Al Shabab está interessado em garantir o passe de Julian Weigl. O médio alemão pertence ao Borussia Monchengladbach.