FC Porto 27-25 Meshkov Brest: Primeira vitória na Champions

- Advertisement -

A CRÓNICA: FC PORTO DE VÁRIAS CARAS DURANTE O JOGO

Após a derrota na primeira jornada, o FC Porto tinha hoje uma nova oportunidade de conquistar os primeiros pontos nesta edição da EHF Champions League. O adversário era o Meshkov Brest que tinha vencido o RK Vardar na sua partida inaugural.

Este jogo começou como o anterior, com os visitantes a inaugurar o marcador e em vantagem durante os momentos iniciais da partida. Para essa vantagem foi fulcral o começo de partida do guarda-redes Pesic, que ajudou a equipa bielorussa a controlar a partida. A meio da primeira parte o resultado era 3-6, sendo a eficácia no ataque o principal diferenciador. Pedia-se uma recuperação dos azuis e brancos, correndo o perigo de ficar numa posição complicada caso tal não acontecesse. Mas essa recuperação aconteceu mesmo e numa altura em que estava em inferioridade numérica. Nesse momento surgiu o primeiro time-out, pedido por Magnus Andersson quando o FC Porto perdia 6-7. Daí até ao intervalo passaram cerca de nove minutos e durante esse período os “dragões” fizeram um parcial de 6-2 saindo para o intervalo a vencer 12-9. Para esta “cambalhota” foi decisiva a consistência da defesa e as intervenções do experiente Nikola Mistrevski.

O FC Porto entrou forte na segunda parte com um parcial de 3-0, que levou o treinador da equipa adversária a pedir paragem do jogo, o que foi fulcral para o seu regresso à disputa da partida. As dificuldades ofensivas do FC Porto aumentaram, aumentando também as falhas técnicas, levando a que a meio da segunda parte a partida tivesse empatada a 18 golos. Os azuis e brancos conseguiram melhorar a sua organização ofensiva e foram controlando a segunda metade da segunda parte com vantagens tangenciais, terminando com uma vitória por 27-25.

Foi uma prestação melhor que a da primeira jornada, mas o FC Porto ainda apresenta vários altos e baixos durante o jogo e tem de melhorar a sua consistência para conseguir uma prestação ao nível da época passada.

A FIGURA

Fábio Magalhães – É fulcral a sua presença na organização ofensiva do FC Porto e a equipa é completamente diferente com ele em campo. Hoje foram cinco golos (83% eficácia) e três assistências.

O FORA DE JOGO

Fonte: FC Porto Sports

Djibril M´Bengue – É já o seu terceiro ano no FC Porto, mas ainda parece uma figura à parte na equipa. Não marcou qualquer golo, apenas fez um remate e a sua prestação defensiva não foi melhor. Esperava-se mais do lateral alemão de 28 anos.

ANÁLISE TÁTICA FC PORTO

Como habitual, o FC Porto apresentou-se a defender 6×0, mas ainda são algumas as dificuldades de entrosamentos entre os defesas da zona central, o que permitiu os adversários aproveitarem para encontrar espaço nos seis metros com alguma facilidade. De realçar também o elevado número de livres de sete metros e de exclusões contra o FC Porto no início da partida. Curiosamente, foi com menos um que os azuis e brancos conseguiram alguma consistência defensivamente, mantendo essa consistência até ao final da partida, aliando-se à boa exibição de Nikola Mitrevski. Ofensivamente, a equipa sofreu com a ausência de Rui Silva. Ainda se nota alguma falta de entrosamento entre Sliskovic, Miguel Martins e M´Bengue, mas a equipa melhora com o 7×6 e com a entrada de André Gomes e Fábio Magalhães. De notar a utilização dos jovens Leonel Fernandes, Miguel Alves e Martim Costa. Por outro lado, Alfredo Quintana, António Areia e Diogo Branquinho tiveram menos minutos de utilização que o habitual.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Nikola Mitrevski (7)

António Areia (6)

Djibril M’Bengue (4)

Ivan Sliskovic (4)

Miguel Martins (8)

Diogo Branquinho (5)

Victor Iturriza (7)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Daymaro Salina (6)

André Gomes (7)

Alfredo Quintana (-)

Diogo Silva (5)

Fábio Magalhães (8)

Manuel Spath (7)

Leonel Fernandes (5)

Miguel Alves (7)

Martim Costa (6)

ANÁLISE TÁTICA MESHKOV BREST

Uma equipa muito forte fisicamente, o que muitas vezes impediu o FC Porto de finalizar em qualidade e o que levou a que a equipa marcasse inúmeros golos através da sua primeira linha. O jogo dos pivots também foi fulcral, conquistando vários sete metros e fazendo com que a equipa tivesse algumas vezes em superioridade numérica. Decisiva também foi a boa prestação do guarda-redes Ivan Pesic.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Ivan Pesic (7)

Alexsander Shkurinskiy (7)

Vladimir Vranjes (5)

Viachaslau Shumak (5)

Andrei Yurinok (4)

Marko Panic (9)

Mikita Vailupau (6)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Stas Skube (8)

Simon Razgor (7)

Jaka Malus (6)

Artsiom Selviasiuk (5)

Pawel Paczkowski (4)

Dimitrii Santalov (5)

Foto de Capa: FC Porto Sports

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nani pode vir a ser embaixador no Cazaquistão e não afasta regresso ao futebol

Nani seria um apoio para o crescimento e projeção do Aktobe, do Cazaquistão, e ainda não tomou uma decisão sobre um possível regresso aos relvados.

Lorenzo Lucca decide o seu futuro nas próximas horas

Na passada terça-feira, Lorenzo Lucca pediu 48h para tomar uma decisão sobre uma possível transferência para o Nottingham Forest e está perto de dar o 'sim'.

Onde ver o Villarreal x Real Madrid que antecede jogo dos merengues com o Benfica?

O Villarreal recebe o Real Madrid na 21.ª jornada da La Liga. Jogo coloca frente a frente duas equipas no pódio da tabela.

Onde ver o Arouca x Sporting da 19ª jornada da Primeira Liga?

O Arouca recebe o Sporting na 19.ª jornada da Primeira Liga. Jogo antecede encontro importante da Champions League dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido quanto o Sporting vai poupar com a rescisão de Jeremiah St. Juste

O Sporting e Jeremiah St. Juste já chegaram a acordo para a rescisão de contrato. Leões poupam um milhão de euros em salários.

Eis o salário que Rafa Silva vai auferir no regresso ao Benfica

Rafa Silva vai regressar ao Benfica. Avançado português vai receber valores próximos aos que auferia na passagem anterior pelas águias.

Rui Costa aprovou o regresso de Rafa Silva: eis o motivo

Rui Costa aprovou o regresso de Rafa Silva ao Benfica neste mercado, depois de um ano e meio ao serviço do Besiktas.