Académica AAC 71-89 UD Oliveirense: Espírito da Briosa não foi para lá da União

A CRÓNICA: MATURIDADE DA OLIVEIRENSE NÃO DEU ESPAÇO PARA SURPRESAS

Após dar um murro na mesa com vitórias afirmativas frente a Lusitânia e Imortal, a UD Oliveirense chegava a Coimbra com o objetivo de dar seguimento ao seu momento ascendente. Os bicampeões nacionais tiveram um início de competição inconstante, mas o jogo da equipa de Norberto Alves parece estar mais cimentado, um bom prenúncio para ambicionar juntar-se ao lote de candidatos ao título.

Após uma série de verdadeiros desafios contra as equipas mais fortes, a Académica vê aproximar-se uma sequência de jogos diante de adversários diretos na luta pela manutenção. Faltava apenas defrontar a Oliveirense, antes de o calendário aliviar.

A equipa visitante puxou dos galões e saiu na frente. Para o bom início muito contribuiu a inspiração da linha de três pontos. Foram cinco bombas logo a abrir. A desinspiração da Briosa da linha de lance livre (zero em cinco neste parcial) acentuou o fosso entre as duas equipas. Assim sendo, 23-16 favorável à Oliveirense foi o resultado ao fim dos primeiros dez minutos.

Muito fruto do bom trabalho defensivo, o domínio da Oliveirense acentuou-se ainda mais. Se no primeiro quarto foi o jogo exterior que esteve em evidência, no segundo, foram os lançamentos no pintado que foram caindo no cesto. Travis Munnings e Justin Alston iam enchendo a folha estatística com pontos e ressaltos. 40-32 era o que o marcador indicava ao intervalo, o que permitia à Académica discutir o resultado, embora a cadência do jogo pudesse aparentar o contrário.

O terceiro período foi bastante equilibrado. A Oliveirense soube gerir a vantagem que já trazia e não deixou a Académica aproximar-se. Ainda assim, o 60-51 deixava tudo em aberto para a ponta final.

No momento a doer, a fibra de campeão fez-se sentir. Os muitos nervos dos estudantes (Ivo Rêgo recebeu duas faltas técnicas consecutivas, devido aos protestos) limitaram a equipa na sua capacidade competitiva. A Oliveirense parece finalmente pronta para lutar pelo título, tal como o prova o contundente quarto período que fez. 29 pontos no último parcial não deram azo a qualquer surpresa e selaram o 89-71 final.

 

A FIGURA

Travis Munnings – Foi o jogador mais influente do jogo. Teve uma excelente presença nas tabelas, o que lhe deu bastante destaque no jogo interior ao lado de Justin Alston. Acabou, tal como Alston, com duplo-duplo (27 pontos – melhor do jogo – e 12 ressaltos).

O FORA DE JOGO

EC Matthews – Procura ainda a sua melhor forma neste regresso após lesão. Pode ser uma das principais armas ofensivas da Oliveirense, mas, hoje, não conseguiu encontrar o caminho do cesto por nenhuma vez.

 

ANÁLISE TÁTICA – ACADÉMICA AAC

Ainda a fazer as últimas mexidas no seu plantel, a Académica apresentou-se debilitada no jogo interior. Com a saída de Konate, Daniel Relvão foi o único verdadeiro poste disponível. Desta forma, a Briosa sofreu na defesa do jogo interior.

Numa fase inicial, a Académica não soube lidar com a pressão defensiva e precisou de envolver mais os seus jogadores no ataque para inverter a situação. Com o decorrer do jogo, os buracos na zona da Oliveirense foram sendo descobertos, mas a inconsistência dos atiradores da Briosa nem sempre conseguiu capitalizar.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Malcolm Richardson (7)

Ashford Golden (6)

Robert McCoy (5)

Josh McNair (6)

Daniel Relvão (6)

SUBS UTILIZADOS

Joe Laravie (4)

Paulo Caldeira (5)

Krassimir Pereira (4)

André Mendes (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – UD OLIVEIRENSE

Também a fazer os últimos ajustes no plantel, a UD Oliveirense mostrou-se sólida. Conseguiram gerir bem os ritmos do jogo, não entrando na velocidade que convinha à Académica. O passo seguinte era encontrar as vantagens corretas e aproveitá-las.

Ao nível da defesa, a equipa tentou baralhar a Académica, alternando entre zona 2/3, homem e campo inteiro. Estas mudanças foram eficazes e geraram consecutivamente lançamentos confortáveis no ataque.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

José Barbosa (6)

João Balseiro (6)

Travis Munnings (8)

João Guerreiro (6)

Justins Alston (8)

SUBS UTILIZADOS

Larry Austin Jr (6)

Francisco Albergaria (-)

EC Matthews (4)

 

Foto de Capa: Francisco Grácio Martins/Bola Na Rede

Artigo revisto

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Nassr de Jorge Jesus derrotado pelo Estrela Amadora na Cidade do Futebol

O Al Nassr perdeu este domingo com o Estrela Amadora por 1-0 na Cidade do Futebol. Alan marcou o golo decisivo.

Ruben Amorim comenta relação com Sir Jim Ratcliffe: «Sei que é o dono do clube, mas quando preciso dizer algo, digo sem tretas»

Ruben Amorim tem uma boa relação com Sir Jim Ratcliff, coproprietário do Manchester United. Eis o que disse.

Lyon perto de fechar médio do Liverpool por 17 milhões de euros e Paulo Fonseca elogia jogador: «Tem as características ideais»

Tyler Morton está cada vez mais próximo de ser reforço do Lyon. O médio inglês de 22 anos está ao serviço do Liverpool.

Ruben Amorim aborda futuro de Garnacho: «Às vezes, as coisas não funcionam»

Ruben Amorim fala sobre futuro de Alejandro Garnacho. Avançado argentino está na porta de saída do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim confirma lista de capitães do Manchester United

Ruben Amorim falou à comunicação social inglesa. Técnico português confirma lista de capitães no Manchester United.

Manchester United define preço para transferir Rasmus Hojlund neste mercado

O Manchester United está na disposição de transferir Rasmus Hojlund. O clube da Premier League pretende 35 milhões de euros.

Darwin Núñez é o principal alvo ofensivo de gigante da Serie A

O AC Milan está muito interessado em contratar Darwin Núñez. Avançado uruguaio na porta de saída do Liverpool.