Da cadeira de rodas à titularidade, o melhor de Mbemba | FC Porto

A história de Mbemba no FC Porto começa de forma atribulada e algo cómica, tendo em conta o momento atual de forma do congolês. Lembremos que chegou à cidade invicta em 2018 proveniente do Newcastle United FC, pela verba de oito milhões de euros. A imagem do jogador no aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa cadeira de rodas após sofrer uma contusão com entorse no joelho esquerdo, foi marcante para os adeptos que esperavam vê-lo em ação o quanto antes, devemos recordar que para a posição os dragões apenas contavam com Felipe, o jovem Diogo Leite, Chidozie que nunca foi realmente opção e mais tarde Militão.

Além da lesão, a idade do jogador parece ser uma dúvida, no seu país natal foi registado em 1988, o jogador acredita ter nascido em 1990, no entanto, o Anderlecht afirma que o jogador nasceu em 1994. Independentemente da confusão sobre a idade, o jogador é um defesa de elite em Portugal. É um central muito rápido, agressivo nos duelos e na antecipação, forte fisicamente e com uma grande qualidade no passe para um central, sofre apenas pela altura (1m82) mas a “raça” que impõe nos lances compensa a estatura.

Mbemba é a prova que a paciência é um filtro para a vitórias pessoais e conquistas profissionais, teve de esperar, muito tempo, por uma oportunidade no onze inicial, que só aconteceu quando Marcano sofreu uma rotura dos ligamentos cruzado. Durante esse tempo, em que não tinha muita utilização, recuperou da lesão, cumpriu os treinos, esforçou-se, ganhou a confiança do treinador e a própria autoconfiança, algo que estava em carência no seu jogo devido às temporadas menos boas que teria realizado em Inglaterra.

Quando a oportunidade apareceu, agarrou-a com “unhas e dentes” e nunca mais a deixou fugir. Ao lado do seu mentor, Pepe, formam uma dupla implacavelmente temida pelos adversários. É certo que esta dupla de centrais se completa e são uma das melhores que atuam na Primeira Liga, neste momento as cores do FC Porto estão seguras e muito bem representadas.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Chancel Mbemba que viera para os dragões para ser um jogador quase de rotação, mostrou e continua a mostrar a qualidade que lhe era reconhecida antes de ir para o país da Rainha Isabel, faz parte agora do núcleo duro de jogadores que Sérgio Conceição não arrisca em tirar do onze inicial, o que demonstra, perfeitamente, a importância que representa para o esquema tático. De quarto central a titular indiscutível, temos aqui a prova viva que o trabalho árduo compensa aqueles que o fazem por merecer.

Arrisco-me ainda a dizer que, teremos o central a atuar durante muitos anos com as cores azuis e brancas ao peito.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Ramos iguala marca histórica de Kylian Mbappé no PSG

Gonçalo Ramos marcou o quarto golo do PSG frente à Atalanta na Champions League. Avançado português igualou Kylian Mbappé em registo.

Otamendi após derrota do Benfica na Champions League: «Em breve chegará o nosso momento»

Nico Otamendi deixou mensagem nas redes sociais. Capitão do Benfica fala em «trabalhar melhor» e «continuar a tentar».

Sporting inicia campanha na Champions League contra o Kairat: Eis os onzes prováveis

O Sporting mede forças esta noite com o Kairat Almaty no arranque da Champions League 2025/26. Fica com os onzes prováveis.

Libertadores: Palmeiras de Abel Ferreira vence em casa do River Plate e aproxima-se das “meias”

O Palmeiras venceu esta madrugada o River Plate por 2-1 na primeira mão dos quartos de final da Taça Libertadores. Abel Ferreira reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

O legado de Bruno Lage no Benfica

Bruno Lage deixa um legado de controvérsias de situações que têm tanto de caricatas, como de insólitas, como de vergonhosas.

O fim desastroso de Bruno Lage no Benfica

Mais grave ainda foi a forma como Bruno Lage não soube controlar o grupo e separar-se do ruído exterior

Benfica: Eis 3 elementos que José Mourinho traz para a equipa técnica

José Mourinho vai ser o próximo treinador do Benfica. João Tralhão, Pedro Machado e António Dias continuam com o técnico.