Itália x Suíça | O duelo mais aguardado do Grupo A

Euro 2020, Jornada 2 do Grupo A: quarta-feira, 20h00, 16 de junho de 2021
ANTEVISÃO: DECISÕES À VISTA?

Itália e Suíça encontram-se esta quarta-feira, em Roma, para protagonizar o duelo mais aguardado do Grupo A no Europeu.

Após uma entrada a vencer por 3-0 frente à Turquia, os gli azzurri têm hipóteses matemáticas de garantir já o apuramento para os “oitavos” da competição e até mesmo para confirmar o favoritismo do grupo com o primeiro lugar, algo que depende também do que acontecerá no outro jogo do grupo, entre Turquia e País de Gales. Os suíços entram em campo já a conhecer esse resultado e a precisar urgentemente de vencer após o empate no último jogo (1-1 diante do País de Gales), mas uma igualdade neste duelo até poderá nem ser um mau resultado para enfrentar a derradeira jornada.

MAIS UMA VITÓRIA PARA OS ITALIANOS OU OS SUÍÇOS CRIAM (MAIS) UMA BOA SURPRESA NESTE EUROPEU? SE SABES O RESULTADO, O MELHOR É APOSTARES EM BET.PT!

Numa fase de grupos com apenas três jogos para cada seleção, uma vitória pode ser suficiente para alimentar qualquer tipo de aspirações das equipas. Será o misto entre juventude e veterania determinante para a Itália reafirmar-se ou a necessidade da Suíça em vencer vai acabar por baralhar as contas e promover trocas na liderança do grupo?

 

10 DADOS RÁPIDOS
  1. Os últimos três duelos entre as duas seleções terminaram empatados (1-1 em 2006, 0-0 em 2009 e 1-1 em 2010), todos na condição de amigáveis.
  2. A Itália venceu os últimos nove jogos e, além de ter marcado um total de 28 tentos, não sofreu qualquer golo.
  3. A Suíça somava seis triunfos consecutivos até ter cedido um empate a uma bola diante do País de Gales na primeira jornada do grupo.
  4. A última derrota da seleção italiana aconteceu em setembro de 2018 (1-0 diante de Portugal). Desde então realizaram 28 jogos, com registo de apenas cinco empates.
  5. O conjunto suíço está sem perder há oito jogos, desde novembro do ano passado, altura em que foi derrotado por 2-1 num amigável frente à Bélgica.
  6. O histórico de confrontos entre as duas equipas dá conta de 28 vitórias para a Itália, 22 empates e sete triunfos por parte da Suíça.
  7. Desses 57 jogos, seis contaram para o Europeu (fases de qualificação de 1968, 1988 e 2000), com o registo de três triunfos italianos e três empates.
  8. Entre as duas seleções, apenas a Itália sabe o que é vencer um Campeonato da Europa (feito alcançado em 1968), além dos três Mundiais conquistados.
  9. Contabilizando todas as participações nas fases finais dos Europeus, a Itália só por duas vezes abriu a fase de grupos com duas vitórias (2000 e 2016). Caso vença a Suíça, alcança esse registo pela terceira vez.
  10. Já a Suíça, sempre que arrancou uma fase de grupos com um empate, nunca conseguiu passar à fase seguinte (1996 e 2004). Conseguirão os suíços dar a volta a esse dado?

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Ciro Immobile – O ponta de lança de 31 anos tem estado em destaque ao serviço da SS Lazio ao longo das últimas épocas e as suas prestações pela seleção italiana não têm sido exceção. Recorrendo ao jogo mais recente, torna-se fácil de perceber o quão preponderante foi Immobile nos lances dos três golos frente à Turquia: no primeiro, preparava-se para encostar, antes do desvio de Demiral; no segundo aproveitou uma recarga para marcar; no último assistiu Chiesa para o fecho de contas.

É caso para dizer que, além de toda a capacidade técnica que lhe é reconhecida, esteve no sítio certo à hora certa e isso pode ser determinante neste duelo com a Suíça. O avançado italiano marcou em quatro dos últimos cinco jogos pela seleção (no único em que não faturou jogou apenas um quarto de hora). O que fará desta vez?

Breel Embolo – E passamos de ponta de lança para… ponta de lança. Breel Embolo é um dos nomes do momento entre os demais intervenientes suíços. Com 24 anos, o avançado tem dado nas vistas no Borussia VfL Monchengladbach e até já apontou um golo na jornada de abertura do Europeu.

Trata-se de um avançado forte no um para um e que mira a baliza contrária com a clarividência necessária, de tal modo que todos os remates feitos no último jogo, além de perigosos, foram enquadrados com a baliza – o golo acabou por surgir num cabeceamento após pontapé de canto. Nas últimas quatro internacionalizações, Embolo apontou dois dos sete golos marcados pela seleção da Suíça.

 

XI’S PROVÁVEIS

Itália: Gianluigi Donnarumma; Leonardo Spinazzola, Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini, Giovanni Di Lorenzo; Nicolò Barella, Jorginho, Manuel Locatelli; Domenico Berardi, Ciro Immobile e Lorenzo Insigne.

Treinador: Roberto Mancini

“A Suíça é uma excelente equipa com muitos atletas experientes e que jogam bem. O treinador deles é experiente, por isso esperamos um jogo muito difícil. Podemos mudar alguns jogadores, mas isso não muda a nossa equipa. Já vimos que o nosso estilo de futebol não muda quando temos jogadores diferentes em campo. Temos 26 jogadores aqui e eles todos podem jogar neste nível.”

Suíça: Yann Sommer; Nico Elvedi, Fabian Schär, Manuel Akanji; Ricardo Rodríguez, Denis Zakaria, Granit Xhaka, Kevin Mbabu; Xherdan Shaqiri, Breel Embolo e Haris Seferovic.

Treinador: Vladimir Petkovic:

“Não há segredos para bater a Itália. Temos de ser corajosos e estar em jogo durante os 90 minutos inteiros. Estou de regresso a Roma oito anos depois, mas estamos focados apenas no jogo.”

 

PREVISÃO DE RESULTADO: ITÁLIA 1-0 SUÍÇA
Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.