Há obras primas que merecem ficar para a história

amarazul

E com elas os seus artistas. O que Yacine Brahimi fez há dois dias em pleno Estádio do Dragão não pode ser perdido no tempo. Tem de ser eternizado. Há várias formas de descrever a sua obra mas comecemos pela mais simples (e instantânea): “Um golaço do outro mundo!”

Seja em português, inglês, argelino ou coreano, o golo apontado pelo herói do jogo inaugural da Liga dos Campeões corre já o mundo. Em tweets, shares no Facebook ou notícias nos mais prestigiados jornais e publicações online, não há forma de lhe escapar. É assim quando se testemunha tamanha criação, é assim quando, em pleno Dragão, se grita de emoção.

O que Brahimi fez não é novidade. Já havia encantado tanto no Porto quanto em muitas outras cidades que visitara enquanto Dragão. É, contudo, o esplendor do seu ‘portfólio’ — a sua obra prima, e exemplifica na perfeição aquilo de que é capaz.

Há poucos meses, atravessávamos ainda dias de verão, visitei pela primeira vez o Museu do Futebol Clube do Porto. Fi-lo menos de vinte e quatro horas depois de entrar no Estádio do Dragão pela primeira vez na minha vida (para assistir à apresentação aos sócios) e não poderia ter deixado o Porto com um maior sorriso nos lábios.

Regressei da Invicta mais completo. Regressei ainda mais azul e branco. Com uma parte desta tão bonita história. Lá, recordei alguns dos momentos mais bonitos do futebol português, europeu e, até, mundial – quem não se lembra do olhar de Pedro Emanuel?

Onde ia? No museu, sim! De lá saí ainda mais Porto. Saí ainda mais Dragão. Apropriei-me de tudo o que consiste em ser Porto. E são golos como os de Brahimi, com a técnica do argelino, que um dia são colocados num museu de um clube de futebol.

São golos como aquele – para além, claro, dos que nos dão troféus europeus ou reviravoltas histórias frente a rivais nacionais – que constroem a história de um clube. Que a tornam mais forte. E um dia, espero, regressarei para, num dos muitos ecrãs, poder testemunhar, por uma vez que seja, tal obra de arte.

És nosso, Brahimi. Fazes parte da nossa história. E a história quer-te.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim aponta possível data de estreia de reforço do Manchester United

Bryan Mbeumo ainda não se estreou pelo Manchester United. Ruben Amorim aponta possível data de estreia do jogador.

Sporting com dois ‘reforços’ confirmados

O Sporting de Nuno Dias integrou nos seus trabalhos dois nomes que não estavam no clube: Bruno Maior e Pedro Santos.

Sporting regressa aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo para preparar Supertaça

O Sporting vai enfrentar o Benfica na Supertaça de Portugal, dia 31 julho no Estádio do Algarve. Leões focados no jogo.

Almería vai perder Luis Suárez para o Sporting e pensa em nome de peso para o substituir

O Almería vai ver Luis Suárez ser confirmado em breve como reforço do Sporting. Umar Sadiq é o nome desejado para o substituir.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek já está em Portugal para reforçar FC Porto

Jan Bednarek vai deixar o Southampton e reforçar o FC Porto. Defesa-central já está em Portugal para completar mudança.

FC Porto regressa aos treinos com um jogador de fora

O FC Porto regressou aos treinos durante esta segunda-feira. Francisco Moura continua fora das contas de Francesco Farioli.

Fejsa e Eliseu comentam nova época do Benfica: «Este ano vai haver de certeza mais títulos»

Eliseu e Fejsa são antigos jogadores do Benfica e falaram sobre o momento do clube encarnado. Eis o que disseram.