Há obras primas que merecem ficar para a história

- Advertisement -

amarazul

E com elas os seus artistas. O que Yacine Brahimi fez há dois dias em pleno Estádio do Dragão não pode ser perdido no tempo. Tem de ser eternizado. Há várias formas de descrever a sua obra mas comecemos pela mais simples (e instantânea): “Um golaço do outro mundo!”

Seja em português, inglês, argelino ou coreano, o golo apontado pelo herói do jogo inaugural da Liga dos Campeões corre já o mundo. Em tweets, shares no Facebook ou notícias nos mais prestigiados jornais e publicações online, não há forma de lhe escapar. É assim quando se testemunha tamanha criação, é assim quando, em pleno Dragão, se grita de emoção.

O que Brahimi fez não é novidade. Já havia encantado tanto no Porto quanto em muitas outras cidades que visitara enquanto Dragão. É, contudo, o esplendor do seu ‘portfólio’ — a sua obra prima, e exemplifica na perfeição aquilo de que é capaz.

Há poucos meses, atravessávamos ainda dias de verão, visitei pela primeira vez o Museu do Futebol Clube do Porto. Fi-lo menos de vinte e quatro horas depois de entrar no Estádio do Dragão pela primeira vez na minha vida (para assistir à apresentação aos sócios) e não poderia ter deixado o Porto com um maior sorriso nos lábios.

Regressei da Invicta mais completo. Regressei ainda mais azul e branco. Com uma parte desta tão bonita história. Lá, recordei alguns dos momentos mais bonitos do futebol português, europeu e, até, mundial – quem não se lembra do olhar de Pedro Emanuel?

Onde ia? No museu, sim! De lá saí ainda mais Porto. Saí ainda mais Dragão. Apropriei-me de tudo o que consiste em ser Porto. E são golos como os de Brahimi, com a técnica do argelino, que um dia são colocados num museu de um clube de futebol.

São golos como aquele – para além, claro, dos que nos dão troféus europeus ou reviravoltas histórias frente a rivais nacionais – que constroem a história de um clube. Que a tornam mais forte. E um dia, espero, regressarei para, num dos muitos ecrãs, poder testemunhar, por uma vez que seja, tal obra de arte.

És nosso, Brahimi. Fazes parte da nossa história. E a história quer-te.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brasil x Japão: Onde ver gratuitamente um dos jogos mais antecipados dos 16 avos de final do Mundial 2026?

O Brasil enfrenta o Japão no segundo embate dos 16 avos de final do Mundial 2026. Jogo será transmitido gratuitamente no Youtube da LiveModeTV.

Vangelis Pavlidis, António Silva e companhia nas bancadas: Futebol dá força à equipa de futsal do Benfica

Seis membros do atual plantel de futebol e um ex-Benfica marcam presença nas bancadas do Pavilhão da Luz para assistir ao jogo 5 da final do Campeonato de Futsal.

Yan Diomande escolhe o próximo destino: Estrela da Costa do Marfim prepara-se para assinar pelo PSG

David Ornstein avança que Yan Diomande está motivado para deixar o RB Leipzig e tornar-se o próximo grande reforço do PSG.

Zeno Debast e o regresso de lesão: «Se fosse por mim estaria em campo já amanhã»

Depois de estar afastado por lesão desde maio, Zeno Debast refletiu sobre o regresso aos relvados ao serviço da Bélgica no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia: Vasco Matos entra na lista de potenciais sucessores de Ian Cathro

O jornal A Bola revela que Vasco Matos é um dos treinadores em melhor posição para assumir o comando técnico do Estoril Praia.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao África do Sul x Canadá que abre os 16 avos de final do Mundial 2026

África do Sul e Canadá têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

James Rodríguez e o abraço com Cristiano Ronaldo: «É um grande amigo. Eu estava sempre em casa dele»

Após o empate entre Colômbia e Portugal, James Rodríguez falou sobre o abraço com Cristiano Ronaldo e refletiu sobre a relação com o antigo colega de equipa.