No teste surpresa saiu o altruísmo de Coates

    Escreve-se, utilizando uma caneta de tinta preta, num caderno A5 “Atitudes que causam incómodo e que magoam, desempenhadas por pessoas”. Num caderno A5 somente pela facilidade de transporte. Convém realçar. Normalmente, quando observo alguém na posse de tal objeto – e quando digo alguém refiro-me a meninas – apresento extrema dificuldade em camuflar o voyeurismo florescente. Continuando. Ergue-se a caneta ligeiramente, deixa-se uma linha de intervalo a fim de não se acumular informação e aponta-se a arma para outro ponto de mira.

    Enumeram-se exemplos ilustrativos do tema. O resultado é tão mais prolífico quanto o menor número de pessoas que elaboram a lista. O sentido acaba por esfumar-se quando muitas gadanhas se misturam em opiniões e se submergem em desavenças no mesmo pedaço de papel. Está cientificamente comprovado, ponho as minhas mãos no fogo. É muito bonito falar em ajuntamentos de mostras de subjetividade, mas há que ter discernimento. Não podemos dar passos maiores que a perna.

    Lembro que, aquando da redação da tarefa descrita, ordenei da seguinte forma: “cortes nos salários”, “falar pela frente e por trás”, “gamar o clube do qual se gosta”, “conviver com pessoas que dizem baril” e “ser destacado para combater na Guerra, embora não se tenha preparação militar”. Este era, com toda a segurança, o início de uma vasta lista. Sebastián Coates, caso decida realizar o exercício, pode reaproveitar um dos tópicos visados.

    Quanto àquela coisa exclusiva das meninas, menti. O camisola quatro do Sporting CP – e jogador com mais anos de casa do plantel – é libido para os olhos de qualquer sportinguista. Em Portugal, tranca as portas do setor defensivo como só Pepe sabe fazer: arma-se em Sumo Protetor de vários colegas em prol do sucesso desportivo do coletivo, tem a mania de decidir jogos com uma ou duas cabeçadas quando a coisa está preta a la Chico Buarque, transforma-se na cadeia montanhosa mais alta do país e ergue, ao seu lado, construções quase semelhantes. Depois reúne aquele carisma e particularidade de ser uma referência dentro e fora do balneário, das quatro linhas e do recinto que circunda Alvalade.

    5 leões SL Benfica Coates Conté
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Os media, o público que aprecia o futebol enquanto desporto e todos os que estão ligados à modalidade (de alguma forma) classificam Sebastián Coates como o patrão da defesa. Até se podia dizer “patrão da defesa das defesas”, já que o Sporting CP é a equipa menos batida do campeonato português desde a época 2020/2021, graças ao esforço e empenho de todos os jogadores, mas com claro clamor de destaque para o uruguaio. Tudo aquilo que os leões conquistaram devem, em parte significativa, ao capitão.

    Ora, o altruísmo de um gerente contempla-se numa situação destas. A firma, ao que parece, está em contenção de custos e quer despachar excedentários ao mesmo tempo que mantém os trabalhadores habituais e vantajosos para a empresa ao menor custo possível: na sequência deste paradigma, o quadro não executivo mais elevado abdicará de algumas das regalias e implicará a distribuição indireta da riqueza pelos restantes setores/patentes da fábrica. Não sei em que patamar se situa Portugal no Democracy Index, mas acredito que este ato faça ascender e suprimir falhas existentes.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Agora, sem mais demoras, um teste surpresa!

    Quais os motivos que conduziram Sebastián Coates a esta renovação?

    1. O facto de querer jogar mais três/quatro anos num alto nível de competitividade.
    2. O facto de o uruguaio ser arma secreta, defensiva ou ofensivamente, durante a estadia no Sporting CP e ter a pretensão de não perder esse estatuto.
    3. As duas respostas anteriores aliadas ao facto de Sebastián Coates amar genuinamente o clube de Alvalade e querer acabar a carreira de leão ao peito já que foi no Sporting CP que ficou reconhecido nacional e internacionalmente.
    4. Nenhuma das razões anteriores. Ele gosta é dos restaurantes e da diversão noturna que a cidade de Lisboa tem para oferecer.

    Quando era testado, em caso de dúvida, optava sempre pela opção c) na realização das escolhas múltiplas. Cada um com a sua epifania.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    6 momentos-chave do Sporting em 2023/24

    Só os mais puros matemáticos podem vislumbrar um cenário...

    Arsenal, Manchester United e Liverpool de olho em novo craque do Brighton

    Arsenal, Manchester United e Liverpool estão interessados em Carlos...
    Romão Rodrigues
    Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.